A CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBEIS
Por: tania • 3/11/2017 • Trabalho acadêmico • 4.765 Palavras (20 Páginas) • 266 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – FACNET
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
[pic 1]
ATPS: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTABEIS
Ádila Roseane Rodrigues da silva RA: 3830725003
Carlos Dias Alcântara RA :1299892524
Karen Machado de Souza Azcutia RA: 4346838278
Mariza Garçoni de Holanda RA: 3830723668
Rita Mônica Dias RA: 5568151192
Tânia Cristina Mendes Calazans Braga RA: 4311804636
Taguatinga, outubro de 2015.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – FACNET
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Ádila, Carlos, Karen, Marisa, Monica e Tânia.
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para a conclusão da disciplina Controladoria e Sistemas de Informação Contábeis “sob a orientação de (tutora à distância) Professor Me”. HUGO DAVID SANTANA à distância: e do Professor-Presencial SERGIO CARVALHO.
Taguatinga outubro de 2015
Trabalho apresentado no curso de graduação à Universidade Anhanguera FACNET, para o desenvolvimento do curso de Ciências Contábeis.
CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTABEIS
8º SEMESTRE
Data de aprovação: outubro de 2015
RESUMO
Nesta Atps vamos estudar o papel da controladoria como força vital no sentido de apoiar os gestores no planejamento, execução e controle e tomada de decisão, através da manutenção de um sistema de informação para utilização de informações correntes, oportunas, corretas e suficientes para a administração das organizações, na luta pela sua sobrevivência. A atual economia globalizada tem exigido competitividade dos negócios e constantes mudanças nas empresas na busca por melhores práticas de gestão, levando os gestores a buscarem novas formas de lidar com as mudanças a fim de conseguir diferenciação, elevar os resultados, garantir maior rentabilidade, retorno sobre seus ativos e principalmente sua consolidação no cenário dos negócios. Para isso a controladoria exerce papel preponderante na empresa, para que os gestores atuem pró-ativamente nos fluxos físicos, operacionais, econômicos, financeiros e patrimoniais, tendo como suporte um sistema de informação gerencial.
Palavras-chave: Controladoria, Informação, Gestão, Planejamento, Decisão.
RESUME
These ATPs will study the role of controller as a vital force in supporting managers in planning, execution and control and decision making, by maintaining an information system for the use of current, timely, correct and sufficient information to management organizations in the struggle for their survival. The current global economy has required business competitiveness and constant changes in companies in search of better management practices, leading managers to seek new ways of dealing with the changes in order to achieve differentiation, increase the results, ensure greater profitability, return on their assets and especially its consolidation in the business landscape. For this the controller plays a preponderant role in the company, so that managers act proactively in the physical, operational, economic, financial and equity flows, supported by a management information system.
Keywords: Comptroller, Information, Management, Planning, Decision.
SUMARIO
INTRODUÇÃO 8
MISSÃO, CRENÇA E VALORES. 9
1.1 J.E SERVIÇOS OS DE FISIOTERAPIA LTDA – Missão Crenças e Valores 9
1.1.1 Missão 9
1.1.2 Visão 9
1.1.3 Valores 9
1.2. Controller ou gerente de controladoria 10
ENTREVISTANDO UM COTROLLER 10
1.2.1. Qual a missão da controladoria na sua empresa? 10
1.2.2 Quais as principais funções de um controller? 10
1.2.3 Quais os maiores desafios da profissão? 11
1.2.4 Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria? 11
1.3 A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES 11
2 EVA (ECONOMY VALUE ADDED) 12
2.1 AVALIANDO UMA EMPRESA PELO EVA (ECONOMY VALUE ADDED) 13
2.1.2 DEMONSTRATIVO PÃO DE AÇUCAR - EVA 13
2.2 AVALIANDO O VALOR DA EMPRESA 13
2.2.2 DEMONSTRATIVO DA EMPRESA NATURA 14
2.2.1 MVA – Valor de Mercado Adicionado 14
2.3 Potencial de Rentabilidade futura 15
Empresa Britânica Compressores Ltda. 15
. MATRIZ SWOT (POTENCIALIDADES, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS). 17
4.1. ESTRUTURAÇÃO DO ATIVO E PASSIVO 18
4.3. ALAVANCAGEM FINANCEIRA E COMBINADA 18
4.3.1Alavancagem Financeira: 19
4.3.2 Alavancagem Operacional: 19
4.3.3 Alavancagem Combinada: 19
RELATORIO FINAL 20
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 21
INTRODUÇÃO
Controladoria é entendida como uma ciência contábil evoluída, como uma unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da Ciência Contábil dentro da empresa, é a ciência do controle em todos os aspectos temporais, passado, presente e futuro. Neste trabalho vamos relacionar a forma de conhecimento de um sistema de gestão da empresa e vincular o alcance de resultados e lucros dessa organização. A competitividade do mercado e as constantes mudanças nos ambientes externos e internos das empresas têm levado os gestores a buscarem novas formas de lidar com as mudanças a fim de conseguir diferenciação, elevar os resultados, garantir maior rentabilidade, retorno sobre seus ativos e principalmente sua consolidação no cenário dos negócios. A maximização do desempenho organizacional está diretamente ligada ao modelo de gestão, da otimização dos negócios e estabelecimento de objetivos e metas coerentes com a realidade da empresa que enfrentam situações incertas, riscos e oportunidades, as quais influenciam na escolha das estratégias, na definição dos objetivos e no processo de tomada de decisão. Nesse contexto, a informação ganha maior importância e pode ser considerada primordial como diferencial nos negócios. Considerando a relevância da informação no contexto empresarial e as exigências do ambiente atual, a Controladoria atua no processo de gestão de acordo com o formato definido pela administração e monitorando as suas fases por meio dos sistemas de informações gerenciais, que funcionam como elementos integradores entre os diversos subsistemas administrativos, permitindo a simulação de resultados e flexibilização do uso dos dados, a fim de poder contribuir para a harmonização sistêmica da organização e, também, auxiliar na eficaz tomada de decisão.
...