A Contabilidade Ambiental
Por: Lorrayne Emerick • 16/6/2021 • Trabalho acadêmico • 602 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
CONTABILIDADE AMBIENTAL [pic 1]
Alunos: Elizabeth de Oliveira - 6º período de Caratinga
Lorrayne Souza, Mateus Henrique, Nicolas Calazans - 7º período de Caratinga
[pic 2]
[pic 3]
QUESTÕES PARA APS
- Discorra como ocorreu o início da contabilidade ambiental.
- Explique o objetivo e finalidade da contabilidade ambiental.
- Quais as quatro dimensões da contabilidade, de acordo com Ribeiro (2010)? Descreva cada uma.
- Pesquise sobre os aspectos históricos da contabilidade ambiental e a relação da mesma com o meio ambiente.
Atenção:
Utilize o texto acima, os materiais disponibilizados em sala e informe as fontes que utilizar para realização da APS (além das citadas).
TODOS OS ACADÊMICOS DEVERÃO POSTAR SUA APS NO ADX.
- A contabilidade ambiental aparece como uma ciência contábil de fato em fevereiro de 1998, com a finalização do “Relatório financeiro e contábil sobre o passivo e custos ambientais”, pelo Grupo de Trabalho Intergovernamental das Nações Unidas de Especialistas em Padrões Internacionais de Contabilidade e Relatórios.
A contabilidade ambiental surgiu por causa da preocupação com o meio ambiente, surgiu como um ramo da ciência contábil destinada a avaliar e mensurar as movimentações economias e financeiras que envolvem o meio ambiente (KRAEMER, 2005).
- Objetivo da contabilidade, por sua vez, é o patrimônio das empresas. Patrimônio este representado por um conjunto de bens, de direitos e obrigações. Costa (2012) salienta que a consagrado objetivo desta ciência, ou seja, a riqueza das células associar, passou, instintivamente, por uma ampliação indagativa. Propiciar informações regulares aos usuários internos e externos acerca dos eventos ambientais que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade, quantificado em moeda.
A contabilidade Ambiental é justamente registrar e controlar os dados relacionados às ações empresariais que afetam o ambiente. Para isso, o profissional deve determinar as informações contábeis que garantem um lucro sustentável.
- Segundo Ribeiro (2010), contabilidade se divide em quatro dimensões. Entre elas a dimensão jurídica que diz que os interesses e objetivos dos proprietários ou acionistas não coincidem com os da empresa em si, a dimensão econômica que faz análise do patrimônio da empresa e suas mutações, dimensão organizacional que faz uma análise na atuação dos gestores responsáveis pelo controle de recursos e apurar uma possível má administração por parte desses
gestores e pôr fim a dimensão social e faz uma análise dos benefícios que a entidade trás para a sociedade.
- Contabilidade Ambiental não é uma nova ciência mais sim, uma parte da Contabilidade conhecida que tem o objetivo de identificar, mensurar e esclarecer os eventos e transações econômico-financeiros que estejam relacionados com a proteção, preservação e recuperação ambiental ocorridos em um determinado período, visando evidenciar a situação patrimonial de uma entidade (Ribeiro, 2006).
Contabilidade Ambiental é a contabilização dos benefícios e prejuízos que o desenvolvimento de um produto, ou serviço, pode trazer ao meio ambiente. É um conjunto de ações planejadas para desenvolver um projeto, levando em conta a preocupação com o meio ambiente.
...