TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Ambiental e Segmentos Específicos

Por:   •  4/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

Instituição: Estácio de Sá

Disciplina: Contabilidade Ambiental e Segmentos Específicos

Professora:

Aluna:

Contabilidade Ambiental


1.1 Introdução

A contabilidade ambiental se dedica a registrar e monitorar dados relacionados a atividades de empresas que impactam o meio ambiental de forma direta ou indiretamente, é ela que orienta a tomada de decisões para a saúde financeiro do negócio. Ela interpreta informações ambientais com o objetivo de ajudar as empresas a tomar decisões prudentes.

1.2 Justificativa

Uma empresa que tem em sua identidade a sustentabilidade proporciona maior transparência entre patrimônio, elas tratam também dos custos com limpeza e reparação de alguma área que possa ter sido afetada pelas atividades da empresa, assim aderem a tecnologias para reduzir a poluição. Com a contabilidade ambiental as legislações ambientais evitam que a empresa tenha que arcar com multas e demais penalidades que podem comprometer a saúde financeira do negócio. Isso reflete positivamente para a empresa pois é possível evitar impactos no meio ambiente e também penalidades e impostos. Falando um pouco agora sobre ativos e passivos ambientais, de forma clara o que cada um representa dentro da empresa. Os ativos ambientais são recursos ou bens ligados à prevenção, redução e correção de poluição e degradação ambiental, de máquinas e equipamentos ligados ao controle ambiental, pesquisas e desenvolvimento que gerem novas tecnologias de processos produtos e matérias primas menos poluentes. Já os passivos ambientais podem ser classificados como as obrigações da empresa para a prevenção, redução e correção de danos ambientais.

1.3 Questões

É possível a convivência sustentável das organizações na atualidade com o meio ambiente? Sim, é possível se todas organizações compreenderem que a convivência sustentável trará benefícios para todos e que as mesmas analise tudo que a contabilidade ambiental envolve assim busque medidas para colocá-la em pratica.

 

1.4 Objetivos

A contabilidade ambiental ajuda a analisar os impactos da empresa na natureza, e também auxilia a determinar qual será o resultado financeiro desses impactos para a empresa, ela também tem o papel de evitar que a companhia sofra multas ou passe por problemas com a legislação ambiental vigente.

1.5 Referencial Teórico

O Banco do Brasil é um exemplo de empresa que coloca em prática a contabilidade ambiental, pois tratasse de uma empresa que visa a sustentabilidade. ‘O BB reconhece os desafios para o futuro e se propõe a exercer um papel transformador na sociedade, negócios e planeta.’ (www.bb.com.br) Ele possui várias formas de promover a sustentabilidade, algumas delas é incentivando a agricultura, fomento a energia renovável que auxilia na redução do consumo, aumento do cuidado ambiental, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com