A Contabilidade de Custo
Por: Thayna Ramos • 10/6/2021 • Resenha • 789 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
Contabilidade de custo
Aula 1 – conceitos e fundamentos
Histórico da contabilidade de custo
É mais do que números, aconteceu depois da revolução industrial, no século XVIII, ate o momento só existia a contabilidade financeira (geral) desenvolveu na era mercantilista que estava bem estruturada para servir as empresas comercias.
A contabilidade surgiu muito tempo atrás, quando fazendeiros usavam pedras pra contar os bens, isso a milhares de anos. Foram encontrados em blocos de pedra.
Os sumérios usavam pedras diferenciadas para fazer essa contagem.
Século XV – primeiro livro sobre contabilidade, escrito por lucca pacioli em 1494, publicado em Veneza, desenvolvendo o método de partidas dobradas, tudo que for registrado de um lado tem que ser do outro, são os débitos e os créditos.
Século XVII – ate a revolução industrial só existia a contabilidade financeira, também conhecida como contabilidade geral. Antes da revolução era do tipo comercial ou de manufatura, que era famílias que fabricavam, outras famílias compravam e revendiam em feiras. Nessa época a apuração do resultado tinha como resultado o controle do estoque.
Assim surgiu o custo da mercadoria vendida (CMV)
CMV – custo das mercadorias vendidas
EI – estoque iniciais
C – Compras
EF – Estoque finais
A contabilidade de custo tornou-se um grande sistema de informações gerenciais devido a grande gama de informações que a compõem.
Com o passar do tempo as demandas foram aumentando de manufatura passou a ser industrial tendo muito mais produções, sendo assim produtos que não eram de muita importância passou a ser .
MD - matérias diretos
MOD - mão de obra direta
CIF - custo indireto de fabricação
Além disso os produtos passavam por estágios sendo assim surgiu o conceito
PP - Produto em processo ou de elaboração
PA - Produto acabado
As industrias precisavam de investimentos, sendo assim procurando em indivíduos, bancos ou outras empresas. Com isso esses investidores precisavam conhecer a empresa que estaria investindo
A contabilidade de custo é um ramo da contabilidade geral e está voltada para atribuição dos custos aos estoque destinados a venda .
A maioria da contabilidade interna foi elaborada entre 1880 e 1925 e vê a rentabilidade para assim tomar decisões .
Assim endente que empresa indústria são aquelas que precisam de matéria prima ou materias diretos, com uso de maquinas, equipamentos e mão obra direta especializada, e transforma matéria prima em produtos acabados , essas industrias são : petrolífera, de alimentos, têxtil, calçados, de mineração, moveis, matérias de construção e etc ...
Já empresas comerciais recebem o produto pronto e vendem.
Diferença entre a contabilidade financeira, contabilidade gerencial e contabilidade de custo
Contabilidade gerencial; mede e relata informações financeiras e não-financeiras que ajudam os administradores a tomar decisões para alcançar objetivos de uma organização para fins estratégicos se baseando em demonstrativos internos
Contabilidade financeira: Concentra-se em demonstrativos para grupos externos, baseando se em princípios contábeis geralmente aceitos, os administradores são responsáveis pelos demonstrativos financeiros emitidos para investidores, órgãos reguladores do governo e outros interessados externos a organização.
Contabilidade de custo: Fornece informações tanto para a Contabilidade Gerencial quanto para a Financeira.
Segundo Padoveze (2015), foi com as empresas industriais que surgiu a diferença fundamental entre o custo dos produtos das empresas comerciais e o custo dos produtos nas empresas industriais, pois as comerciais têm só um insumo para custo das mercadorias adquiridas para revenda, enquanto as industriais têm de utilizar vários insumos para o processo de obtenção (produção) dos produtos.
Assim, foi necessária uma adaptação seguindo o mesmo entendimento com a formação dos critérios de avaliação de estoques no caso industrial.
Podemos dizer que a Contabilidade de Custos tem duas funções relevantes:
...