A Contabilidade de Custos
Por: Mariajpoliveira • 19/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.776 Palavras (12 Páginas) • 330 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho Integrado de Ciências Contábeis
BRASÍLIA
2015
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Contabilidade de Custos nas empresas
[pic 1]
BRASÍLIA
2015
Sumário[pic 2]
Introdução4
Interface (Bonasa Alimentos S/A) 5
Contabilidade de Custos na empresa 5
Processo de Produção6
Plano de Contas 6
Contabilização 12
Demonstração do Resultado do Exercício e Balanço Patrimonial12
Conclusão15
Anexos
Introdução
O objetivo da pesquisa é identificar a contabilização na empresa abordada, verificar o critério utilizado para identificar os custos de produção de um determinado produto. Para tanto, iremos explorar os conhecimentos da contabilidade de custos.
A escolha da empresa se deu à acessibilidade que a mesma propiciou e à disposição a nos atender como estudantes na elaboração de um trabalho acadêmico.
Para realização da pesquisa duas representantes do grupo, Ana Karolina de Souza Melo e Maria de Jesus Pinho de Sousa Oliveira, visitaram a empresa em 07 de novembro de 2015 para obter todas as informações necessárias, conforme registro fotográfico anexo ao final deste trabalho. Cabe esclarecer que ao decorrer da execução do trabalho entramos em contato constante com a empresa para sanar duvidas. A empresa Bonasa Alimentos S/A está localizada nos Lotes 385/395 - Sia Trecho 3 - Sia Sul, Brasília – DF. Na empresa as representantes tiveram contato com dois funcionários que trabalham diretamente na área de custos.
INTERFACE (BONASA ALIMENTOS S/A)
O Grupo ASA, fundado por Aroldo Silva Amorim, conta com uma experiência de mais de 40 anos na avicultura e 20 na pecuária. Uma longa trajetória que se identifica com o desenvolvimento da avicultura no Centro-Oeste e com a pecuária na região Norte do Brasil.
A empresa é uma das principais produtoras de ovos para incubação e de pintos de um dia do Brasil, com uma produção superior a 20 milhões de ovos férteis por mês. Parte dessa produção é exportada para diversos países através da trade BrHE, da qual é uma das empresas participantes.
Sua atuação abrange toda a cadeia produtiva. Criação de aves – avós, matrizes e frangos de corte - suínos, fabricação de rações e armazenamento de grãos, abate, processamento e comercialização de alimentos refrigerados.
A Asa Alimentos é reconhecida pelos resultados zootécnicos de sua produção, pela qualidade dos seus produtos e serviços, pela capacidade de seus colaboradores, integrados e parceiros e sua vocação empreendedora.
A Asa Alimentos agora é Bonasa Alimentos S.A, uma sociedade anônima, ou seja, sua nova forma de constituição jurídica tem o capital social dividido em ações que podem ser transacionadas livremente. Com sua entrada no mercado acionário e ao emitir debêntures, a Asa Alimentos (Bonasa) poderá utilizar recursos captados para novos projetos, para o aumento de seu capital de giro, reestruturação de passivos, ampliação de suas fábricas, implantação de novos equipamentos, entre outras iniciativas a médio e longo prazo.
Nesta nova fase, a empresa adotou o conceito de governança corporativa, que é um sistema de gestão que visa, entre outras coisas, eficiência econômica por meio de um conjunto de regras que controlam essa gestão. A Asa Alimentos agora tem um conselho administrativo e financeiro composto por altos executivos e consultores renomados do mercado, e que está implantando na empresa uma administração transparente, com papéis bem definidos, e pautada nas boas práticas que passam pelo respeito aos acionistas (desde os controladores aos minoritários e debenturistas), administradores, funcionários e fornecedores, além de abranger questões como uma política de divulgação de informações que promoverá equidade e respeito aos direitos dos investidores, observância à legislação e regulamentações, além de uma política de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.
CONTABILIDADE DE CUSTOS NA EMPRESA
A contabilidade de custos surgiu com a necessidade de avaliar os custos de produção das indústrias por volta do século XVIII. Com o passar dos anos, acabou deixando a função de auxiliar e passou a ser de uma arma de controle e decisão gerencial. Segundo Martins (2003, p. 19), “para a apuração do resultado de cada período, bem como o levantamento do Balanço em seu final, bastava o levantamento dos estoques em termos físicos, já que sua medida em valores monetários era extremamente simples”. Pois com a competitividade nos dias atuais uma decisão pode mudar muito o rumo de uma empresa. Então a analise tem que ser feita com o Maximo de detalhes, para não ocorrer erros.
Hoje a equipe que trabalha com custos na Bonasa, é composta por 11 colaboradores, que são de uma imensurável importância, pois tudo está ligado diretamente a analise dos custos do produto e verificação do lucro que será obtido. Com essas analises as chances de crescer e obter sucesso nos negócios tem uma proporção muito maior.
A empresa está em constante investimento na capacitação dos seus colaboradores, pois eles querem os melhores, para assim poder crescer cada dia mais.
Na visita a Bonasa, dois colaboradores da equipe que trabalha com custos, estavam à disposição para explicar como funcionava, e sacar duvidas. Colaboradores esse que são: Rodrigo Leonardo Passos, coordenador de custos e Thales Augusto Lellis Vicarone, analista de Custos.
Eles deram o exemplo da produção da ração para explicar como é feita a contabilização dessa produção. Para analise de custos dessa produção, é usado o método do custeio por absorção, que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.
[pic 3]
Quando a Auditoria Externa vem na empresa, tem-no como básico. Apesar de não ser totalmente lógico e de muitas vezes falhar como instrumento gerencial, é obrigatório para fins de avaliação de estoques (para apuração do resultado e para o próprio balanço).
...