A Contabilidade de Custos
Por: Nathalia Mendes • 26/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.078 Palavras (5 Páginas) • 104 Visualizações
FACULDADE CATÓLICA PAULISTA[pic 1]
___________________________________________________
[pic 2]
CONTABILIDADE DE ANÁLISE DE CUSTO I
(Análise do Sistema de Custeio por Absorção)
Nathalia Mendes Gonçalves
5° Termo Ciências Contábeis
RM: 2269
nath.mendesppta@gmail.com
Marília - SP
2020
O objetivo da contabilidade de custos é gerar informações para auxiliar a empresa no processo de tomada de decisão. Uma das informações é encontrar quanto custou para a empresa à produção de um determinado produto ou da prestação de serviços. Sabendo disso, pode-se calcular seu resultado ou mesmo o preço mínimo que se deve cobrar pelo seu produto ou serviço prestado.
Para determinar o valor dos custos, uma das ferramentas é o uso do método de custeio por absorção, também chamado de custeio por integral. De acordo, com Martins (2009), o custeio por absorção é o método derivado da aplicação dos princípios da Contabilidade geralmente aceitos. Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços realizados. Assim, o custeio por absorção tem como premissa, debitar ao custo dos produtos vendidos todos os custos da área de fabricação, sejam esses custos definidos como diretos ou indiretos, fixos ou variáveis.
O sistema de custeio por absorção possui três tipos de critérios utilizados para o rateio dos custos indiretos aos produtos. O primeiro é o sistema de rateio arbitrário, ele é utilizado por critério próprio, ou seja, a empresa faz com que os custos indiretos cheguem aos produtos produzidos sem qualquer utilização de meios técnicos, direcionando de forma aleatória os custos aos produtos. Temos também, a forma de custeio por departamentalização que consiste numa forma mais elaborada de atribuição de custos, através de rateio, em que: se divide a empresa em departamentos administrativos; atribuem-se todos os custos incorridos aos departamentos (diretamente ou através de algum rateio) e dos departamentos, os custos são atribuídos aos produtos (através de rateio). Outra forma de custeio importante é o ABC (Activity Based Costing), também conhecido como Custeio Baseado em Atividades, onde parte do princípio de que os custos de uma empresa são gerados pelas atividades desempenhadas nela e que essas atividades são consumidas por produtos e serviços gerados nesta mesma empresa. Essa metodologia permite mensurar com mais exatidão as despesas e os custos indiretos, tendo em vista, que o direcionamento ocorre de forma técnica.
...