A Contabilidade de Custos
Por: joisnaira20 • 22/7/2021 • Resenha • 597 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
A formação do preço de venda é um processo que, se realizado de forma correta, vai oferecer vantagens para os negócios e também para os clientes. Ele tem como objetivo definir um valor para um produto ou serviço, um valor justo deve ser definido baseando-se nos custos da empresa, na realidade do mercado e no lucro que se espera ganhar. Para a formação de preço de venda é preciso levar em consideração alguns pontos. Tem que ser analisado, qual foi o investimento realizado para criar e disponibilizar tal mercadoria ou para permitir que o serviço seja feito. Os pontos que devem ser levados em consideração são, por exemplo, custos de produção; salários dos funcionários; despesas fixas e variáveis, incluindo aluguel do imóvel, luz e comissões, etc. O preço de venda deve cobrir os investimentos realizados, para que a empresa não fique no prejuízo, e ao mesmo tempo ser um preço justo, pois você não deve se basear nos seus concorrentes para chegar ao preço do seu produto, visto que os produtos que eles usam possam ser diferentes do seu. Logo vemos que a importância de analisar os custos envolvidos, se adequar às práticas de mercado para se adicionar o lucro esperado é necessário, tendo em vista que é ele que vai garantir as vendas e os resultados do negócio.
É a contabilidade que nutre o dia a dia do empreendedor só que é fundamental entender o papel da contabilidade na vida da empresa ou quanto que a contabilidade conta sobre a empresa. Quando o contador envia documentos para serem assinados ele não está simplesmente cumprindo uma obrigação fiscal, se houvesse uma negociação num papel um pouco mais consultivo uma valorização do papel do contador, certamente teria relatórios com informações mais corretas do que ocorre na empresa. Quando o empreendedor não dá valor para atividade ou para o serviço do contador normalmente ele vai contratar o serviço mais barato de um contador que não vai ter muito interesse no dia a dia da empresa que vai prestar informações padronizadas que vão enviar documentos que não dizem muita coisa sobre a empresa. Da mesma forma o empreendedor que não entende nada de contabilidade, vai apenas receber esses documentos simplesmente perguntar para o contador onde é que eu assino e cumprir uma obrigação fiscal. Agora se der atenção as informações que o contador pode apresentar, vai ter um conjunto de informações que irão lhe dizer se a empresa está indo bem ou não.
A administração financeira trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações, o significado de finanças, corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro. Sendo que há necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos. Não há regras quanto aos setores financeiros podem variar de empresa para empresa, o departamento financeiro ao contrário do que muitas pessoas pensam tem muita gente que pensa que o departamento financeiro está ligado única e exclusivamente ao recebimento e pagamento.
O Professor Assaf Neto, define assim a administração financeira:
“A administração financeira é um campo de estudo teórico e prático, que objetiva, essencialmente, assegurar um melhor
...