TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de Custos

Por:   •  9/8/2023  •  Dissertação  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Para todas as empresas o objetivo principal é auferir ganhos, lucros. Quanto maior a rentabilidade melhor. Para tanto, seus dirigentes precisam utilizar-se de ferramentas e metodologias que garantam o alcance dos objetivos da organização.

Duas ferramentas aqui em discussão estão sendo postas para análises, no tocante a questão dos custos da empresa: a primeira diz respeito a   margem de contribuição dos custeio variável e a segunda a teoria das restrições.

O custeio variável pode ser uma boa ferramenta de gestão, porém não serve para ser apresentada ao fisco; todavia, é uma ferramenta poderosa no fornecimento de informações para o processo decisório dentro da empresa. Considera como custo de produção apenas as despesas variáveis que foram reportadas em determinado período para a fabricação do produto, exemplo: as matérias primas, embalagens, mão-de-obra temporária, e outros custos.

Um outro fator importante do custeio variável é a o cálculo e uso da margem de contribuição é de extrema importância para o custeio variável e para a tomada de decisões gerenciais'', pois é na margem que saberemos se obterei um lucro ou um prejuízo e se lucramos o suficiente para que obtenhamos um ponto de equilíbrio.

Na teoria das restrições, para se alcançar o objetivo da empresa, utiliza-se da restrição de qualquer coisa que impossibilita o sucesso. Ou seja, restrições físicas (mercado, fornecedor, máquinas, materiais, pedido, projeto, pessoas), ou restrições de recurso, onde exista gargalo que reflete a existência de restrição, ou seja,  uma insuficiência em um caso particular. Ainda há a restrição política, formada por normas, procedimentos e práticas usuais do passado.

As restrições físicas ou políticas, boas ou ruins, ao invés de ser ignoradas, devem ser priorizadas, de forma que estas ao serem identificadas, possam ser exploradas administrativamente como ferramenta e oportunidade de crescimento dos negócios da organização, atingindo  sua meta através dos ganhos presentes e futuros

Entende-se nesse sentido, que mesmo sendo teorias divergentes, que as duas teorias (Custeio Variável e Teoria das Restrições)  podem ser utilizadas nas empresas como instrumentos eficientes de apoio para as tomadas de decisões para melhorar os resultados da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com