A DISTRIBUIÇÃO DOS SALÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS
Por: 431332 • 3/6/2015 • Trabalho acadêmico • 8.011 Palavras (33 Páginas) • 248 Visualizações
[pic 2]
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Bruno Raphael dos Santos Ataide Ra-8332011339
Danivia Cristina do Nascimento Silva Ra-417822
Idevaldo Alves Costa Ra-431332
Nivea Maria Vale da Silva Ra-412228
Thais Karine Bastos Damasceno Ra-413980
Wilma Alencar Ra-420912
Atps de Contabilidade de Custos
Profº tutor a distâncis. Rachel Niza
Professor Tutor Presencial- Gleyce Carvalho Fernandes
Ananindeua
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO _ 3
2. CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS 4
3. APURAÇÃO DE CUSTOS _ _ 8
4. RATEIO DE CUSTOS 9
4.1 Mapa de Apuração de Custos Atualizado 10
5. DISTRIBUIÇÃO DOS SALÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS 11
5.1 Custos Apurados 12
6. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 12
7. PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL E ECONÔMICO 14
8. Considerações finais 15
9. Referências bibliográficas 16
- INTRODUÇÃO
As atividades executadas a seguir consiste em fortalecer o aprendizado no que se diz a Contabilidade de custos e sua aplicação no ramo empresarial-financeiro, que acumula, organiza, analisa e interpreta todos os custos em todas as áreas e etapas de produção dentro de uma organização, analisa os planos operacionais das atividades de distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisão. É preciso conhecer bem sua estrutura empresarial, por menor que ela seja sendo necessário o entendimento das contas que se agrupam nessas demonstrações bem como suas finalidades para, em seguida, analisar a saúde financeira, econômica e patrimonial da empresa.
Este trabalho tem por objetivo cumprir a tarefa solicitada referente a Disciplina Contabilidade de Custos, onde será possível avaliar e expor os conhecimentos adquiridos referente a alocação, controle e gerenciamento dos custos, em uma empresa, teremos como instrumento de estudo: os custos para serem e produzido os produtos da Industria Alimentícia Showdog. Iremos elaborar um roteiro de estudos práticos sobre como calcular os custo de dois distintos produtos de uma empresa, a Indústria Alimentícia Showdog Ltda. Que irá produzir e vender hot-dog e o hot-chiken.
- CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS
2.1 CUSTOS DIRETOS
Para Júlio Cesar Zaluca, em sua obra ”Contabilidade de custos”, custo direto é aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado. Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos, como:
- Matérias-primas usados na fabricação do produto.
- Mão-de-obra direta.
- Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva, constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional. Um mero ato de medição é necessário para determinar estes custos. Estes custos são qualificados aos produtos finalizados, individualmente considerados.
Como se faz a apropriação dos custos diretos?
Para conhecer o consumo de materiais, basta a empresa manter um sistema de requisições, de modo a saber sempre para qual produto foi utilizado o material retirado do Almoxarifado.
Para conhecer o consumo de mão-de-obra direta, é preciso, a empresa mantenha um sistema de apontamentos, por meio do qual se verifica quais os operários que trabalham em cada produto (ou serviço) no período (dia, semana, mês) e por quanto tempo (minutos, horas).
Nas empresas de serviços, normalmente se faz o acompanhamento da ordem de serviço, anotando os custos alocados diretamente (mão de obra, materiais aplicados e serviços subcontratados).
- CUSTOS INDIRETOS
Para Júlio Cesar Zaluca, custo Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/trabalhador da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.
...