A Evolução Do Sistema De Informação Para Controle De Gestão
Por: fernando99999 • 5/4/2020 • Trabalho acadêmico • 2.155 Palavras (9 Páginas) • 224 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE
EXTENSÃO DE NACALA
Trabalho De SIG
Evolução Do Sistema De Informação Para Controle De Gestão
Discentes:
Daniel Chizera
Nacala-Porto, Março 2020
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE
EXTENSÃO DE NACALA
Trabalho De SIG
Evolução Do Sistema De Informação Para Controle De Gestão
Discentes:
Daniel Chizera
Trabalho Em Grupo De Carácter Avaliativo, Na
Cadeira De Sistemas De Informação Gerencial, Referente Ao 3º Ano Ministrada Pelo MA. Angusto Mandongue No Curso De Contabilidade E Auditoria
Nacala-Porto, Março 2020
Índice
Introdução 4
Sistema De Informação Gerencial 5
Evolução Do SIG 6
1. Evolução Do Sistema De Informação Gerencial Segundo Oliveira 6
2. Evolução Do Sistema De Informação Gerencial Segundo Batista (2012) 7
4. Evolução do sistema de informação gerencial segundo Raggad 8
Conclusão 10
Referência Bibliográfica 11
Introdução
No presente procura-se aborda sobre a evolução do sistema de informação para controlo de gestão, destacando as fases desta evolução e os diversos marcos historias, o trabalho tem como objectivo caracterizar as fases da evolução dos sistema de informação que usados nas empresas. Para maior compressão, serão apresentados ao longo do trabalho várias abordagens que respeitam a evolução do sistema de informação usados na gestão das organizações. Para elaboração deste trabalho foi conduzida uma revisão bibliográfica como método de pesquisa, e foram empregados os métodos dedutivo, para interpretar os conceitos apresentados ao logo do trabalho.
Sistema De Informação Gerencial
Nas últimas décadas, observou-se um vasto processo de globalização, desencadeado pelos avanços tecnológicos e dos sistemas de informação. Através disso aumentou-se a competitividade entre as empresas e a busca pela implantação e atualização constante dos sistemas de informação gerencial, veio a ser uma possibilidade para se diferenciar na disputa de mercado com os atuais e novos concorrentes, pois no mundo dos negócios, sobrevivem apenas as empresas administradas com maior habilidade, capacidade e rapidez para a tomada de decisão (Perazzoli, 2009).
O sistema de informação gerencial é uma importante ferramenta que fornece informações confiáveis e detalhadas sobre as operações da entidade, em tempo hábil, oferecendo um suporte para melhorar o desempenho das suas atividades e auxiliar na tomada de decisões com o objetivo de atingir a principal meta que é o retorno financeiro. Para manter essas informações atualizadas constantemente, é imprescindível investir nas tecnologias da informação. (Batista, 2012; Frezatti, 2009) A tecnologia da informação utiliza programas computacionais, equipamentos de informática, telecomunicações e a internet para garantir a qualidade e pontualidade das informações gerenciais. (Foina, 2009).
Para Laudon & Laundon (1999, Cintado Por Padoveze, 2010) Todos os sistemas recebem entradas (inputs) que são tudo que o sistema recebe ou captura apenas de dentro da organização ou do mundo exterior, neste caso os dados; realizam o processamento, que é qualquer tipo de transformação ou tratamento dos dados em informações; e como resultado do processamento, as saídas (outputs), que são o resultado final, seriam as informações prontas para serem repassadas para as pessoas ou atividades onde elas serão utilizadas, devendo ser coerentes com os objetivos traçados e há ainda a realimentação ou feedback, que é um retorno aos gerentes do sistema para ajudá-los a reorganizar as entradas caso as saídas não estejam de acordo com o planejado. Para que seja possível compreender a atual dependência das empresas nos sistemas de informação gerencial, é preciso conhecer a evolução do mesmo.
Evolução Do SIG
Mesmo sem ser reconhecido como tal, a maioria das empresas sempre tiveram algum tipo de SIG, onde no passado esses sistemas eram muito informais em sua montagem e utilização. Só após a invenção dos computadores, com sua capacidade de processar e condensar quantidade de dados, o projeto do sistema de informação gerencial se tornou um processo formal e um campo de estudo. Deste modo serão apresentados a seguir a evolução do sistema de informação para o controle de gestão segundo três grandes perspetivas.
Evolução Do Sistema De Informação Gerencial Segundo Oliveira
PED ou CPD (Centro de Processamento de Dados): Quando computadores começam a ser introduzido nas organizações, foram usados principalmente para processar dados para algumas poucas funções da organização – usualmente contabilidade e facturamento. Devido às habilidades especializadas que eram requisito para operar os equipamentos caros, complexos e algumas vezes temperamentais, os computadores eram localizados em Departamentos de Processamento de Dados (PED) conhecido como Centro de Processamento de Dados (CPD). À medida que crescia a velocidade e a facilidade de processar dados, outras tarefas de processamento de dados e gerência de informações foram computadorizadas. Para lidar com essas novas tarefas, CPDs desenvolveram relatórios padronizados para o uso dos seus gerentes de operações (Oliveira, 2005).
SAD (Sistema de Apoio às Decisões): é um sistema de computação interativo que é facilmente acessível e operado por pessoas não especializadas em computadores, que podem usar o SAD para ajudá-las a planejar e a tomar decisões. (Muitos sistemas de informação criados por praticantes de ciência operacional são, na verdade, sistemas de apoio à decisão). O uso do SAD tem crescido significativamente, à mediada que avanços recentes de hardware e software de computadores permitem que os administradores tenham acesso ‘‘on-line’’ ou ‘‘em tempo real’’ aos bancos de dados dos sistemas de informações baseados em computadores.
...