A Globalização: A Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS
Por: accoliveira • 5/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.282 Palavras (6 Páginas) • 252 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Desenvolvimento Econômico
A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS
NOME | |
RA |
Atividade de Autodesenvolvimento
Santo André
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Desenvolvimento Econômico
A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Estratégia e Dinâmica Competitiva, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor.
Santo André
2015
Introdução
O trabalho proposto tem como objetivo abordar o fenômeno da globalização na economia, na cultura e na política. A globalização iniciou-se por volta do século XIX, onde foram destacados o outsourcing e o capitalismo contemporâneo, fazendo assim com que marcas de grande porte e famosas aproveitasse para ampliar o mercado de consumo e suas produções, no qual essas empresas conseguiram dar uma repaginada fazendo com que consumidores, diretores e colaboradores começassem a ver tudo isso de uma forma que agradaria a todos.
Descrição das definições de globalização
A globalização é um conjunto de transformações na ordem econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Com isso surgiu os blocos econômicos para juntar a relação dos países comerciais, como por exemplo a Mercosul ou a União Europeia fazendo com que o impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comercio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população variasse a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações.
O processo de globalização é a forma como o mercado de diferentes países interagem e aproximam as pessoas e mercadorias. Um dos exemplos que podemos citar é os Estados Unidos que por volta dos anos 80 alterou o da sua Lei de Comércio Internacional para Lei do Comércio e Competitividade Internacional.
Outro exemplo que também temos é que no período de 1982 a 2000, os ativos totais das empresas transnacionais cresceram a uma taxa média anual de 14,4% em valores correntes, já as vendas das subsidiárias e filias dessas empresas cresceram 10,8% ao ano. Podemos dizer também que a globalização ultrapassa as relações comerciais e financeiras, pois como a televisão por exemplo, a rede mundial de computadores vem quebrando barreiras ligando cada vez mais pessoas ao mundo virtual onde se forma uma grande aldeia global.
Portanto, a globalização é tudo aquilo que acontece como:
- O produtor efetua a compra da matéria prima de qualquer lugar do mundo, onde ela seja barata e de boa qualidade;
- Instala a sua fabricação onde a mão de obra é mais barata, o lugar não importa muita para onde serão vendidos os produtos;
- após a fabricação do produto, o produtor distribui sua mercadoria para qualquer lugar do mundo que desejar.
Ou seja, tudo gira em torno da globalização, pois é o que fazemos desde sempre conforme a globalização é atualizada no contexto da economia e inovação.
Definição de outsourcing
Outsourcing é uma expressão em inglês onde a palavra “out” significa “fora” e “source” significa “fonte”, traduzida para o português e normalmente conhecida como terceirização, no qual uma empresa é contratada para desenvolver uma certa área da empresa.
Outsourcing é intitulada também como subcontratação de serviços e é capaz de tornar uma organização mais rentável, pois a contratação de terceiros tem maior visibilidade dos custos e assim coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da organização, mas apesar de ter várias vantagens o outsourcing pode apresentar alguns riscos também, como por exemplo que o custo com essa contratação poderá ser maior que o previsto pela empresa.
As marcas que se encaixem no outsourcing são: Coca-Cola, IBM, Microsoft, Google, GE, Mc Donald´s, Intel, Nokia, Disney e HP. Existem muito mais marcas, mas segundo o ranking essas são as dez marcas que mais aparece no mundo da globalização.
Ao falarmos de outsourcing lembramos que existe as vantagens e desvantagens relacionadas a esses processos, podemos assim citar cinco vantagens e desvantagens que auxiliam na escolha deste processo:
** Vantagens
- Permite a libertação de recursos ao nível humano, técnico e financeiro para as atividades críticas da empresa;
- Acesso a tecnologias e a especialistas não existente dentro da organização;
- Desempenho de atividades de difíceis gestão ou controle;
- É uma forma de redução de custos operacionais e de garantir um maior controle e melhor orçamentação dos custos;
- Permite a diminuição das necessidades de investimento e sua melhor afectação.
** Desvantagens
- Perda de controle da execução das atividades e maior necessidade de controle;
- Perda da confidencialidade;
- Má qualidade de serviço prestado e diminuição do nível da satisfação do cliente e dos empregados;
- Menor envolvimento e dedicação por parte do subcontratado;
- Elevados custos de um eventual regresso ao desempenho interno das atividades subcontratadas.
Portanto, esse conceito é útil em particular para um gestor de uma PME que tendo que criar recursos escassos, deverá se concentrar em seu negócio principal e nas competências chaves da empresa, ou seja, aquilo que se faz melhor do que a concorrência e entregar o restante aos seus colaboradores especializados.
...