A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL
Por: luigy1701 • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.915 Palavras (16 Páginas) • 388 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 Apresentação..........................................................................................................3
2 Introdução...............................................................................................................4
3 Desenvolvimento ................................................................................................... 5
1. A Contabilidade na atualidade e a Indústria 5
1.1.Setor Industrial na atualidade ...............................................................................6
1.2. A Contabilidade como Ferramenta de Geração de Valor para as Indústrias ...... 6
1.3 Demonstrativos contábeis Obrigatórios................................................................ 7
2. Contabilidade de Custos Industriais ............................................................... 10
2.1 Principais terminologias utilizadas na Contabilidade de Custos e Industrial como base para o desenvolvimento dessas duas contabilidades...................................... 7
2.2 Formação do preço da Venda com base nos custos ........................................... 8
2.3 Formação do preço de Venda com base no mercado ........................................ 9
3. Mercado Financeiro............................................................................................ 9
3.1 O gestor industrial deve analizar a atuação do mercado financeiro no seu negocio? O que exatamente deve ser analizado? ....................................................9
3.2 Como uma Industria pode aplicar os recursos excedentes (Lucros)? .............. 10
3.3 Exemplos de capital de terceiros comentados ................................................. 10
4. A Importância da Gestão de Custos na Industria ............................................11
4.1 Margem de contribuição e ponto de equilíbrio na Contabilidade.......................11
4.2 Discorra sobre o quanto a Gestão de Custos, quando bem aplicada, pode interferir nas decisões de preço, rentabilidade do produto e gerenciamento de seu custo........................................................................................................................ 13
5. CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
Apresentação
A contabilidade de custos, inserida na administração financeira, vem se evoluindo, tornando-se um importante instrumento de controle e de suporte às tomadas de decisões empresariais.
2- INTRODUÇÃO
A contabilidade de custos, até algumas décadas atrás, era um termo relacionado à atividade industrial. Tratava-se normalmente do Custo dos Produtos Acabados, Custo dos Produtos em Elaboração, Custo dos Produtos Produzidos, entre outros. Atualmente, ela vem evoluindo e se modernizando, deixando de ser um mero instrumento auxiliar na avaliação de estoques e de lucros globais em sistemas de custeio ortodoxos, para se tornar um importante instrumento de controle e de suporte às tomadas de decisões empresariais.
A moderna Contabilidade de Custos passa a ser utilizada como instrumento de gestão em outros campos que não o industrial. Atualmente, os seus conceitos estão presentes em empresas de comércio e serviço, bancos, financeiras, escritórios, escolas, entre outros.
O uso de metodologias de custeio de produtos e serviços, como o ABC (Custeio Baseado nas Atividades), custeio direto, dentre outros, vem ajudando a propagar o uso de apropriação dos custos em atividades não industriais, que força uma ampliação do conceito de custos.
- Desenvolvimento
- A Contabilidade na atualidade e a Indústria
1.1. Setor Industrial na atualidade
A atividade industrial, antes muito concentrada no Sudeste brasileiro, vem sendo mais bem distribuída entre as diversas regiões do país. Atualmente, seguindo uma tendência mundial, o Brasil vem passando por um processo de descentralização industrial, chamada por alguns autores de desindustrialização, que vem ocorrendo intra-regionalmente e também entre as regiões.
Atualmente a região norte, estado do Pará vem sendo explorado por indústrias no ramo de biocombustível, na produção e exportação e minérios.
A concentração industrial no nosso País ocorre principalmente na região sudeste, representada pelo o estado de São Paulo por motivos históricos.
A falta de mão-de-obra qualificada nessas regiões onde as indústrias estão sendo instaladas incorre na imigração de profissionais de outras regiões do País.
1.2. A Contabilidade como Ferramenta de Geração de Valor para as Indústrias
Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, preço de elementos de custos, Equivalentes, Evidenciarem o rateio, Identificar o custo de produtos acabados e semiacabados, perda e classificação de custos indicando como será o saldo de caixa para o período projetado observando sempre as constantes mudanças de tributação e leis de um modo geral. Ressaltamos que, quando falamos num período de quatro a seis meses, significa que, ao final de cada mês, projetam-se novamente os períodos seguintes, de modo que sempre teremos informações para um horizonte de quatro a seis meses.
...