A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL
Por: Lucas Martins • 23/6/2022 • Trabalho acadêmico • 480 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
Boa noite caros colegas,
Muito se discutia acerca da natureza da contabilidade alguns anos atrás, buscando uma validação de sua ciência ou reconhecimento como arte, mas olhando a fundo a sua aplicabilidade e a época onde a contabilidade era empregada, observamos grande relevância do seu uso, mesmo como arte ou ciência. Mesmo não sendo caracterizada científica, os primitivos já utilizavam ferramentas contábeis básicas para controle de seus bens, elaboravam orçamentos, registravam movimentações de caças e colheitas de frutos através de desenhos e gravações, o que perdurou por muitos séculos, posteriormente, destacando a criação do papiro, a criação de moedas, exemplo o Shat de ouro e prata. Foram períodos Pré-Científicos, dos quais são o Período Intuitivo Primitivo; Período Racional-Mnemônico; Período Lógico-Racional; Período da Literatura; e Período Pré-Científico.
A contabilidade, passado tempo, veio a ser considerada uma ciência, segundo CFC – NBC T 1: “A Contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objeto é o patrimônio, busca, por meio dada apreensão, dada quantificação, dada classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos, quanto monetários”. Demonstrando assim a inviabilidade de ser caracterizada uma arte por meio de sua utilização de elementos lógicos e racionais que não se manifesta por uma ação de um criador artístico. Reforçando, ela é essencialmente utilizada para interpretar e registrar fenômenos que impactam o patrimônio de uma organização, registrando os atos através de recursos de fórmulas, matemática e outros.
A contabilidade no Brasil surgiu nas necessidades de comerciantes, banqueiros, gestores em busca da evolução para seus negócios e expansão de seus bens. “(IUDÍCIBUS; MARTINS; CARVALHO, 2005, p.1)”. De acordo com o que nos foi lecionado nas aulas, a contabilidade no Brasil, tinham 2 parâmetros, o período anterior a Revolução de 1964 e o posterior a ela. Dando início ao período antes da revolução, onde se inicia os primeiros registros comerciais nos anos de 1750 e 1777, no Brasil Colônia, com início por intermédio das Mesas de Inspeção, um papel próximo ao que é efetuado atualmente pelas Juntas Comerciais em todo território do Brasil.
E a segunda fase Pós Revolução seguida da reestruturação das Juntas Comerciais, sendo assumida pelo Governo Federal, coordenando todas as atividades do registro do comércio.
Na fase anterior os registros eram semelhantes aos depósitos de papéis, tornando-se descentralizado e sem controle central de suas atividades. Por meio da Lei º 4.726/65 e Decreto 57.651/66, foram uniformizados e modernizados os serviços prestados pelo Governo Federal, regularizando e proporcionando as atividades das empresas e fiscalização de suas ações.
Esses foram os feitos que se enquadram como um dos mais relevantes para o avanço da contabilidade no Brasil e o seu desenvolvimento histórico pós Revolução.
Dia 2 – A importância da contabilidade nas entidades no brasil
E doutrinas e escolas contábeis influente nas mudanças da aplicação da contabilidade no Brasil
Referências:
https://jucisrs.rs.gov.br/o-registro-do-comercio-no-brasil
https://www.jornalcontabil.com.br/contabilidade-arte-ciencia-ou-tecnica/
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/a-evolucao-contabilidade-no-brasil.htm#:~:text=pa%C3%ADs%20est%C3%A1%20vivendo%E2%80%9D.-,O%20principal%20papel%20da%20Evolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20Contabilidade%20no%20Brasil%20%C3%A9,aos%20demais%2C%20que%20h%C3%A1%20uma
...