A IMPORTANCIA CONTABILIDADE NO CENARIO INTERNACIONAL
Por: Sergio Silva • 22/9/2015 • Projeto de pesquisa • 823 Palavras (4 Páginas) • 641 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NO CENÁRIO
ECONÔMICO INTERNACIONAL
A contabilidade é suma importância dentro das empresas, porém os agentes econômicos tem sido grandes alvos Internacionais, sendo para construir um ponto comum entre relatórios financeiros elaborados por contextos de outros países e definir métodos de adaptação aos padrões internacionais a partir da contabilidade local. Com isso o Brasil, tornou-se importante com a criação da Bolsa de Valores e da vinda de Capital Estrangeiro ao Mercado Nacional. De acordo com as normas contábeis vigentes em cada País, e tem como objetivo a transformação de relatórios a diferentes regras normativas, conforme os interesses comerciais relacionados a operações de exportação/importação ou entre empresa matriz e filial. Com a economia Internacional as empresas mantêm autonomia patente com o Estado e entre si. A permanência empresarial depende, em grande parte, do conhecimento dos fatos atuais e da previsão dos acontecimentos futuros, tanto no plano nacional quanto no internacional.
A adequação pelas empresas brasileiras às Normas Internacionais de Contabilidade proporcionará a inserção ainda maior do Brasil na comunidade internacional de investidores e permitirá um maior acesso à poupança estrangeira. Diversas práticas contábeis adotadas no Brasil ainda são consideradas de difícil entendimento por parte dos investidores internacionais o que compromete a transparência das atividades empresariais brasileiras (MACIEL, 2009, p. 16).
Devido a uma condição de trabalho inerente ao próprio estágio de ampliação pelo qual o Mundo está passando decorrente a grandes transformações financeiras. Em princípio, é uma fase de constantes ajustes e reajustes, pois qualquer trabalho atual constitui apenas uma avaliação para o futuro, cujo alvo é a meta do desenvolvimento globalizado. O cenário econômico e financeiro nacional repercute sempre, direta ou indiretamente, sobre as atividades das empresas, com o mercado interno Brasileiro trouxe a necessidade da inserção do Brasil no mundo globalizado, levando as Empresas de capitais abertos de grandes e médios portes atraírem visão internacional, ocasionando a necessidade de uma padronização contábil, pois, a contabilidade é a ferramenta de onde demonstra a saúde financeira de uma entidade.
Deste modo, o profissional da área da contabilidade, deve-se estar interconectado com a realidade do mercado globalizado, ou seja, o mercado internacional, passando a estudar o mercado por meio de entidades nacionais e internacionais criadas por empresas privadas, em busca de uma padronização das normas, critérios e éticas, visando à universalização dos assuntos, promoverem o desenvolvimento profissional garantindo a confiabilidade e a consistência nas informações financeiras, tudo isso sem ferir os critérios e normas brasileiras já constituídas.
Os objetivos destas mudanças foram para deixar as demonstrações contábeis das empresas Brasileiras mais próximas dos padrões contábeis Internacionais. As grandes empresas e companhias de capitais abertos já implantaram as novas normas para facilitar as negociações. As empresas Micro, Pequena e Média mesmo não estando obrigada a inserção, estão buscando as mudanças contáveis internacionais, para adquirir facilidades em linhas de créditos, negociar com investidores estrangeiros e demonstrar a saúde financeira de suas empresas.
...