TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE TEXTUAL PARA A FORMAÇÃO DO ACADÊMICO

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MEMORIAL DESCRITIVO

PRÁTICA SUPERVISIONADA INTEGRADA

        

Tema: A IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE TEXTUAL PARA A FORMAÇÃO DO ACADÊMICO

Título: ANÁLISE DA EDUCAÇÃO BÁSICA VISANDO O DENSENVOLVIMENTO E APREDIZAGEM DOS EDUCANDOS.

Cainã Silva Silva

Jaceline Leite Rêgo

Léa Moreira Rocha de Souza

Marcelo Carvalho Silva

Matheus Sampaio de Oliveira

Ricardo Gomes da Silva

TURMA: CON11    

MARABÁ

2014/1

  1. RESUMO

O tema deste memorial visa frisar a importância da Educação Básica que compreende a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio cujo objetivo é assegurar a formação do aluno consolidando e aprimorando os conhecimentos para uma preparação para a vida e para uma graduação.

Para ter uma educação básica no Brasil foram criados vários programas onde o Governo Federal com os governos dos estados e dos municípios como também do distrito federal distribuem nas redes de ensino para uma condição mínima de qualidade. Dando assim condições para o aluno de ir e vir, e de terem uma alimentação saudável e nutricional na rede de ensino, e dando oportunidade em meios que antes achavam impossíveis como o da informática na escola. E é através do Censo escolar que o orçamento financeiro desses programas chega até ao governo do estado e dos municípios deixando-os a suas análises e competências para gerir e distribuir os recursos.

Palavra Chave: Educação, Graduação, Ensino, Recursos e Planejamento. 

  1. OBJETIVO

Compreender a função da educação básica, analisar e representar de forma clara e objetiva os meios financeiros e estruturais para a aprendizagem do aluno desde a educação infantil até o ensino médio, proporcionando ao aluno uma educação de qualidade e condições para tal educação objetivando uma preparação para a vida e para uma graduação acadêmica.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL

Este Memorial consiste pesquisa de campo com dados coletados na Secretaria de Educação de Marabá e pesquisa literária em livros e sites.

  1. METODOLOGIA

Para realização desse Memorial foram utilizados dados e informações qualitativas e quantitativas através de pesquisas bibliográficas por meio de livros sobre a Educação Básica, Métodos de documentação indireta, sites confiáveis de artigos científicos com pesquisas, Analise de dados pela utilização de gráficos com tratamento estatístico dos dados coletados.

Toda a pesquisa foi realizada pela pesquisa literária e de campo.

  1. RELATO

5.1 Educação Básica

A educação básica no Brasil compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio de acordo o art.22 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

"A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores." (FUTURIUM, 2014).

O Ministério da Educação juntamente com as Secretarias de Estados e Municípios como também o Distrito Federal são órgãos responsáveis pela a gerência da Educação Básica no Brasil, onde a “Meta” é garantir que todas as crianças e adolescentes sejam capazes de concluir um curso completo de ensino. Fornecendo  meios para a realização dessa meta e garantindo também educação para crianças portadora de cuidados especiais através da mobilidade  do transporte escolar. Sendo assim garantido e fornecendo meios para toda regiões urbanas e rurais do Brasil.

Para atender as necessidades de garantir educação básica, é preciso de um conjunto de órgãos, administradores, gestores é preciso uma organização formal para Prever, organizar, coordenar, controlar e comandar para uma eficácia e uma máxima eficiência. Nos municípios a secretaria responsável dentro da Prefeitura de Gerir a educação básica é a Secretaria de educação e nesse âmbito organizacional as secretarias de educação têm seus processos administrativos para melhor realização.

Apresentação do organograma da Secretaria Municipal de Educação de Marabá em uma forma administrativa:

FIGURA 1. Organograma da secretaria de educação de marabá – (SEMED)

        [pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14]

        [pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28]

[pic 29]

[pic 30][pic 31]

[pic 32][pic 33][pic 34][pic 35]

[pic 36][pic 37][pic 38][pic 39]

[pic 40][pic 41][pic 42]

[pic 43][pic 44]

[pic 45]

[pic 46][pic 47]

[pic 48]

[pic 49][pic 50]

[pic 51]

Todas essas Secretarias, Diretores e Coordenadores buscam gerenciar os programas destinados a atender o educando através do Censo Escolar, Transporte Escolar, Alimentação Escolar e Informática na Escola com recursos financeiros e de infraestrutura para os alunos como também uma metodologia de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (409 Kb)   docx (374 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com