A INPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL.
Por: pedroandrade • 30/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.782 Palavras (12 Páginas) • 446 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA 4
2.1 SETOR INDUSTRIAL NA ATUALIDADE 4
2.2 A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS INDÚSTRIAS 4
2.3 DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS 5
3 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS 7
3.1 PRINCIPAIS TERMINOGOLIAS UTILIZADAS NA CONTABILIDADE DE CUSTOS E INDUSTRIAL COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS DUAS........7
3.2 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE NOS CUSTOS 8
3.3 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE NO MERCADO 8
4 O MERCADO FINANCEIRO 10
4.1 O GESTOR E O MERCADO FINANCEIRO NO NEGÓCIO INDUSTRIAL 10
4.2 A INDÚSTRIA E OS RECURSOS EXCEDENTES 10
4.3 EXEMPLOS DE CAPITAL DE TERCEIROS 11
5 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA INDÚSTRIA 12
5.1 ANÁLISE DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E PONTO DE EQUILÍBRIO NA CONTABILIDADE 12
5.2 A GESTÃO DE CUSTOS E AS DECISÕES DE PREÇO, RENTABILIDADE DO PRODUTO E GERENCIAMENTO DE SEU CUSTO 13
6 CONCLUSÃO 14
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1 INTRODUÇÃO
A busca por informações para fins gerenciais segue o ritmo das mudanças que estão ocorrendo nas organizações, causadas especialmente, pela globalização da economia, progressos tecnológicos e desenvolvimento das comunicações. Essas mudanças, advindas do ambiente externo, provocam mudanças internas nas empresas e tornam a atividade gerencial mais complexa e requer melhor qualidade e produtividade dos serviços prestados. O consumidor atual, mais exigente e informado, conhece seus direitos e apresenta espírito crítico em relação a preços e também a qualidade dos bens e serviços. Juntamente com esta exigência crescente e o aumento contínuo da competitividade do mercado cresce a pressão sobre os gestores das organizações por decisões rápidas e eficientes.
Devido à preocupação das organizações em controlar a movimentação de seu patrimônio lhe são exigidas maior rapidez, maior segurança e maior confiabilidade nas informações que demonstrem análises mais profundas dos seus gastos como também de projetar seus resultados com maior eficiência e eficácia. Diante disso, se faz necessário um controle maior sobre as ações da empresa. Devem-se focalizar as estratégias e ações em ferramentas que produzam respostas rápidas e eficientes ao resultado que o ambiente exige.
Nesse sentido, a contabilidade de custos torna-se ferramenta essencial, pois consiste em um sistema de coleta de dados, classificação, resumo e interpretação das informações realizadas com o objetivo de auxiliar no planejamento e controles operacionais, como também, contribuir na tomada de decisões.
2 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA
A contabilidade vem sofrendo um grande processo de mudança para se adequar às transformações advindas da globalização. No ramo industrial, estas mudanças buscam a melhor demonstração dos fatos ocorridos, para que os gestores e usuários das indústrias venham a tomar decisões acertadas, embasadas nas informações precisas geradas pelo setor contábil.
Através da informatização as demonstrações e os lançamentos contábeis se tornaram mais rápidos e práticos, fazendo com que as informações cheguem aos usuários em tempo real e agilizando o processo de tomada de decisão.
A valorização da informação contábil trouxe ao profissional a responsabilidade de estar se capacitando e se atualizando para atender às necessidades da empresa, gerando informações relevantes para que os administradores possam planejar ações que levem a empresa à ascensão.
2.1 SETOR INDUSTRIAL NA ATUALIDADE
O setor industrial sofreu uma expansão muito grande nas últimas décadas, e com isso a concorrência aumentou, gerando a necessidade de um melhor gerenciamento dos custos para não perder espaço no mercado por falta de eficiência. Gerenciar a movimentação e o processo de execução da produção tem sido a principal preocupação dos gestores industriais, que tem como aliada a contabilidade de custos, empenhada em controlar os gastos envolvidos na produção industrial.
2.2 A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS INDÚSTRIAS
A contabilidade de custos é uma ferramenta indispensável à gestão, ela contabiliza de forma rigorosa os gastos incorridos na fabricação de um produto e é destinada exclusivamente ao departamento de produção.
Produzir dados, informações e relatórios gerenciais que auxiliem o administrador a avaliar, planejar, controlar, dirigir e tomar decisões são funções que fazem a contabilidade ser imprescindível para uma organização e ajudam na compreensão dos fenômenos organizacionais. Sua ênfase reside na informação relevante, oportuna e capaz de orientar decisões voltadas para o futuro da empresa.
O contador deve demonstrar ao administrador que a contabilidade é uma ferramenta gerencial que deve auxiliar os gestores no processo decisório. Buscando ser um diferencial competitivo, é crescente o número de empresas que vêm investindo em meios que ofereçam informações estratégicas e precisas a fim de possibilitar tomadas de decisões mais seguras e de forma proativa.
A análise de custo-volume-lucro é um bom exemplo de como a contabilidade pode ajudar no processo decisório, pois proporciona ao administrador dados e informações tais como margem de contribuição, ponto de equilíbrio (operacional, econômico e financeiro), grau de alavancagem operacional (sensibilidade do lucro operacional a variações em vendas). São informações que, entre outras aplicações, permitem ao gestor avaliar desempenhos de produtos e serviços, redefinir a carteira de produção e vendas, determinar o nível mínimo de atividade para cobrir despesas e custos fixos e avaliar o risco do negócio.
2.3 DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS
As demonstrações contábeis são o conjunto
...