A Importância Do Profissional Contábil Para O Auxílio Na Gestão Das Empresas De Pequeno Porte
Por: Maria Isabela Martins Cordeiro • 18/10/2023 • Artigo • 4.110 Palavras (17 Páginas) • 60 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL PARA O AUXÍLIO NA GESTÃO DAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
Débora Ohana Andrade dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1740683753137216
Maria Isabela Martins Cordeiro
http://lattes.cnpq.br/5802834471425926
Resumo
Objetivo: Demonstrar, analisar e avaliar o papel do contador no auxílio na gestão de empresas de pequeno porte. Esse artigo tem como finalidade discutir sobre a necessidade de um profissional contábil para sobrevivência e desenvolvimento das empresas de pequeno porte no Brasil, as quais possuem papel fundamental no cenário econômico nacional.
Método: Para o alcance dos objetivos, propôs-se a realização de uma pesquisa bibliográfica. Dentro dessa pesquisa foi escolhido um artigo publicado em um simpósio de gestão para discutir e analisar seus resultados. Neste estudo, foram consultados Capes periódicos e o Google acadêmico objetivando tornar o trabalho mais completo e confiável e assim, no final chegar a uma conclusão plausível.
Resultado: Os resultados obtidos demonstram a relevância do contador para gestão de pequenas empresas.
Contribuições: Confia-se que este estudo seja usado de modo que demonstre de maneira positiva na valorização do profissional contador, apresentando a sua contribuição nos processos de grandes empresas, ao qual atuam aprimorando a gestão das tomadas de decisão.
Palavras Chaves: Profissional contábil; Gestão; Tomada de decisão; Empresas de pequeno porte.
1. Introdução
A contabilidade é uma ciência que tem como objetivo de capitar informações, interpreta-las e apresenta-las, na forma de demonstrativos contábeis, a gestão com o fim informar de sobre como se comporta o patrimônio de uma pessoa física ou jurídica. Assim, é possível entender que ela é um importante instrumento de gestão, principalmente dentro de uma organização, pois o auxilio das informações contábeis reflete sobre as tomadas de decisões.
Desse modo, esta ciência é relevante desde o controle patrimonial às pequenas transações do dia a dia, e, no âmbito organizacional, ela a cada vez ela se torna mais necessária, devido ao crescente de vários segmentos de mercado que vem acontecendo. E nesse processo o profissional contábil possui um papel fundamental para que o controle e gerenciamento patrimonial ocorra corretamente, sendo, isso, necessário tanto nas grandes empresas quanto nas de pequeno porte, que é o que abordaremos no presente artigo.
Segundo uma pesquisa publicada pelo IBGE, “48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente. Os dados mostram que 25% dos empreendedores brasileiros que fecharam suas empresas apontaram a falta de gestão como um dos motivos principais para a falência. O motivo está atrás apenas de altos impostos (31%), pouca demanda e alta competitividade (29%) e dificuldade para arrecadar linhas de crédito (25%)”. Com isso, podemos salientar que as organizações, desde seu nascimento necessitam de aderir a presença de um contador para auxílio na tomada de decisão.
Diante de tal conjuntura, fica explícito quão significativa é a atuação de um profissional contábil dentro de empresas de pequeno porte. Perante isso, iremos abordar neste estudo as contribuições do contador, suas funções e qual a relevância deste profissional no processo de gerenciamento empresarial dessas empresas através das informações e os dados que ele fornece e explicar que o profissional contábil é essencial para a sobrevivência das empresas de pequeno porte.
Sendo assim, objetivo é discutir e avaliar qual o papel do contador e como as contribuições desse profissional cooperam para melhor gestão, crescimento e desenvolvimento das empresas de pequeno porte no mercado a qual estão inseridas e os objetivos específicos são apontar os benefícios de se ter um profissional contábil qualificado; analisar as diferenças entre empresas que contêm esse tipo de profissional dentro da sua organização com as para as que não utilizam e avaliar a importância das informações contábeis fornecidas por esses profissionais para o gerenciamento das empresas de pequeno porte.
2.Referêncial Teórico
2.1 Origem da contabilidade
A contabilidade está presente no dia a dia da humanidade desde muito antes de receber esse nome. Historiadores encontraram na antiga Mesopotâmia registos de trocas comerciais, conhecidas com escambo, gravados em argila com a antiga escrita cuneiforme, esses registos são exemplos de recibos e controle do patrimônio, como conhecemos hoje. Há, também registo de documentação contábil em passagens da bíblia, como, por exemplo no livro de Jó, no versículo 3, capítulo 1:
3.e possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas parelhas de boi e quinhentos jumentos, e tinha muita gente a seu serviço. Era o homem mais rico do oriente.
Nesse versículo é possível observar a presença do controle patrimonial dos bens de Jó, como se fosse um balanço patrimonial. Com isso, observa-se que a contabilidade existe desde as antigas civilizações, e com o passar dos anos, tecnologias e novos estudos passou-se a configurar importância nas organizações humanas. Ela teve seu grande marco com o estudo do Frei Luca Paciolli e a criação do Método das Partidas Dobradas. Segundo Iudícibus (1997):
1494 - Luca Pacioli publica, em Veneza, a Summa de Aritmetica Geometria, Proportioni et Proporgionalitá, na qual se distingue, para a história da contabilidade, o Tractatus de Computis et Scripturis, marco básico na evolução da contabilidade. Nesse tratado, talvez pela primeira vez, o método contábil é explicado integralmente a partir do inventário.
A partir da publicação sobre o método criado por Paciolli, a contabilidade passou a
ser considerada uma ciência. Cada avanço na história da contabilidade, cada escola criada, como, principalmente, a escola italiana ou chama de escola Aziendal, no qual na Contabilidade brasileira teve grande influência, é de grande relevância para o que a contabilidade se tornou hoje.
Assim, Iudícibus (2006) descreve que “da equação aziendalista teve o mérito como incontestável de chamar a atenção para o fato de que a contabilidade e muito mais do que mero registo; é um instrumento básico de gestão, e na verdade um dos principais”. Com isso pode-se afirmar que a contabilidade é fator de grande importância para a gestão da empresa sendo responsável, até mesmo sobre a manutenção dessa empresa no mercado.
1.2 Conceito de contabilidade
A contabilidade é uma ciência social e tratar-se de um aparato que fornece informações e dados de forma ágil e confiável para a tomada de decisão das organizações. Marion (2006, p. 23) afirma:
...