A Importância do papel da contabilidade gerencial
Por: Telves tvhahn • 16/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.296 Palavras (6 Páginas) • 194 Visualizações
Durante as entrevistas foi possível perceber a importância do papel da contabilidade gerencial como ferramenta de apoio na gestão da Marcopolo S.A.
Como podemos observar no gráfico abaixo, que consolida as respostas do bloco de perguntas fechadas, de forma unanime os entrevistados consideraram alta a importância da informação contábil no processo de tomada de decisão, e também consideraram que a analise das informações contábeis tem condições de traçar novos rumos para a organização.
Essas respostas se justificam. A Marcopolo S.A. possui um departamento específico de contabilidade gerencial, responsável pela elaboração de reportes diários, semanais, mensais, e conforme solicitações, pra acompanhamento detalhado da situação da organização. Este departamento também é responsável pelo cálculo de indicadores de desempenho, inclusive indicadores de desempenho com parâmetros específicos de cada gestor, influenciando diretamente na remuneração variável dos mesmos. É responsável também pelo orçamento e planejamento de cenários, pela análise de investimentos, pelo controle de custos, e pela busca de oportunidades de maximização de resultados. O departamento de contabilidade gerencial da Marcopolo S.A. tem uma visão geral de toda empresa, recebendo dados de todas as áreas de todas as empresas do grupo Marcopolo, e atuando na intermediação das áreas, consolidando as informações de forma a chegar a números que demonstrem o desempenho da organização como um todo, e também separadamente. Mensalmente, este departamento é responsável por preparar apresentações e divulgar as informações de desempenho e as projeções da Marcopolo S.A. para as áreas, justificando desvios entre o planejado e o realizado.
Quanto ao bloco de perguntas abertas, de acordo com E1, nos dias atuais, a contabilidade é um pilar de grande influencia nas organizações, onde o contador tem o papel de orientar os gestores de uma organização na tomada de decisão, através de informações baseadas na contabilidade.
O entrevistado E1 também mencionou durante a entrevista que a contabilidade gerencial se tornou um elemento diferenciador nas organizações, um “Ás na manga” dos gestores, identificando e sugerindo as melhores oportunidades para a organização.
Quando o E1 foi indagado sobre quais os fatores que mais tem contribuído na gestão da Marcopolo S.A., e quais ferramentas gerenciais possuem maior influência no processo de tomada de decisão, ele citou o planejamento empresarial e a análise das demonstrações contábeis, pois estes possibilitam a comparação de cenários, mensurando o desempenho da organização.
De acordo com E2, nos dias atuais, tanto o profissional contábil quanto a contabilidade em si são tratados como meras necessidades burocráticas, e seu potencial estratégico é pouco utilizado.
O entrevistado E2 também mencionou durante a entrevista que a contabilidade gerencial é extremamente relevante, aumentando de forma significativa as possibilidades de sucesso de uma organização, ou contribuindo para a sobrevivência das mesmas em situações como a realidade atual brasileira.
Quando o E2 foi indagado sobre quais os fatores que mais tem contribuído na gestão da Marcopolo S.A., e quais ferramentas gerenciais possuem maior influência no processo de tomada de decisão, ele citou o planejamento empresarial, a análise das demonstrações contábeis, e a margem de contribuição, pois estas ferramentas antecipam a análise e facilitam a tomada de decisão. E2 mencionou também a importância das informações contábeis oferecerem confiabilidade.
De acordo com E3, nos dias atuais, o papel da contabilidade é importante por produzir informações que podem ser utilizadas no processo de tomada de decisão e planejamento da organização. Consequentemente, o profissional contábil também é importante para compilar e analisar as informações geradas.
O entrevistado E3 também mencionou durante a entrevista que os reportes emitidos pelo departamento de contabilidade gerencial da Marcopolo S.A. são acompanhados e discutidos de forma contínua, através de reuniões de gerência que ocorrem semanalmente, buscando identificar oportunidades e corrigir eventuais desvios no planejamento da organização.
Quando o E3 foi indagado sobre quais os fatores que mais tem contribuído na gestão da Marcopolo S.A., e quais ferramentas gerenciais possuem maior influência no processo de tomada de decisão, ele citou o planejamento empresarial e Balanced Scorecard (BSC), pois estas ferramentas permitem uma análise crítica que suportam o processo de tomada de decisão.
De acordo com E4, nos dias atuais, a contabilidade é o principal sistema de informações de uma organização e deve estar focada em suprir as necessidades dos gestores no processo de tomada de decisão e maximização de valor da organização.
O entrevistado E4 também mencionou durante a entrevista que a Marcopolo S.A. utiliza a contabilidade gerencial para medir o nível de desempenho da organização e, a partir desses resultados, simular cenários e avaliar impactos das alternativas de decisão para que os gestores possam discutir estratégias e planos de ação, buscando a maximização de valor da Marcopolo S.A.
Quando o E4 foi indagado sobre quais os fatores que mais tem contribuído na gestão da Marcopolo S.A., e quais ferramentas gerenciais possuem maior influência no processo de tomada de decisão, ele citou o planejamento e o orçamento empresarial, o Balanced Scorecard (BSC), e o fluxo de caixa, pois estas ferramentas permitem uma análise crítica do uso de capital, e auxiliam na tomada de decisão sobre investimentos e financiamentos.
...