A POLUIÇÃO DO SOLO
Por: ana180878 • 12/6/2017 • Trabalho acadêmico • 464 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
A POLUIÇÃO DO SOLO
A poluição do solo acontece quando neste é depositado substâncias capazes de provocar alterações significativas em sua estrutura natural, devido a desordenada exploração e ocupação do meio ambiente. Esta contaminação pode comprometer a vida humana, animal e vegetal.
O solo é composto de ar, água, matéria orgânica e mineral. E é essa estrutura que possibilita o desenvolvimento das mais diversas espécies de plantas que conhecemos, além de ser do solo que retiramos a maior parte de nossa alimentação direta ou indiretamente. Caso este esteja contaminado, certamente a saúde das espécies estarão em risco.
A poluição do solo provoca uma série de problemas ambientais, tais como: a alteração das cadeias alimentares, o desequilíbrio do ecossistema, a perda da biodiversidade, a contaminação dos lençóis freáticos, a infertilidade do solo, a perda da capacidade de drenagem natural e o risco à saúde dos seres humanos e dos animais.
Algumas das formas que poderiam ser usadas para reduzir a poluição do solo seria a reciclagem, o usos de matérias biodegradáveis ou não descartáveis, a reutilização dos bens de consumo, a redução no uso de fertilizantes e defensivos agrícolas, o reflorestamento e a disposição correta de resíduos. Estas seriam ações que com certeza causariam impacto positivo na estrutura natural do solo.
A reciclagem, por exemplo, pode dar uma contribuição importante nesse processo, pois o reaproveitamento de materiais tem efeito duplo, de não poluir o solo e ainda diminuir a extração de materiais do solo para elaboração de mais materiais do mesmo.
O uso de matérias biodegradáveis tem um efeito importante também, pois deve realimentar o solo com materiais que não o afetam e podem contribuir para a sua riqueza. Já o uso de matérias não descartáveis auxilia na diminuição da necessidade de retirada de mais elementos do solo, considerando a reutilização dos mesmos pelas pessoas.
A reutilização de bens de consumo também é alternativa importante para diminuir mais a retirada de elementos do meio ambiente, mas deve ser combinada com a reciclagem para ser efetiva a manutenção da capacidade do solo ao longo do tempo.
A redução do uso de fertilizantes e defensivos agrícolas seria uma das medidas mais relevantes para diminuição da poluição do solo, pois afeta grandes áreas de cultivo e impacta o lençol freático também. Nesse sentido, o efeito de uma política importante nessa área deve auxiliar muito no combate à poluição do solo.
O reflorestamento é outra alternativa importante para contribuir para a conservação do solo, pois além de contribuir com a conservação do solo onde estão inseridas, aumentam também a diversidade biológica.
Por fim, das soluções citadas, a disposição correta dos resíduos pode funcionar muito bem, desde que haja empenho da população e políticas públicas voltadas para esse fim, com objetivos claros e transparentes, com pontos de coleta, transporte e depósito bem definidos para que tenha efeito.
Referências Bibliográficas:
...