A Prática Profissional Contexto Empresarial
Por: fgraminho • 8/10/2023 • Trabalho acadêmico • 2.143 Palavras (9 Páginas) • 73 Visualizações
PRÁTICA PROFISSIONAL I - CONTEXTO EMPRESARIAL
- INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, no ambiente econômico, é de suma importância que as organizações empresariais tenham uma maior eficácia na sua gestão.
Não importa o tamanho da empresa, para que ela obtenha lucratividade, é necessário ter uma boa administração, ou seja, ela tem que planejar, organizar, dirigir e controlar suas ações frente ao mercado econômico.
Neste contexto, pode-se afirmar que para uma boa administração, é necessário que haja um bom administrador. Que exerça as funções administrativas, tendo a capacidade de mobilizar os recursos disponíveis para conseguir alcançar os resultados desejados.
Utilizando-se de maneira descritiva, a natureza deste trabalho, é através da pesquisa bibliográfica, com base em leituras de materiais já publicados, tais como livros, artigos e até mesmo informações disponibilizadas na internet.
O foco principal é demonstrar através dessa Prática Profissional, que para que a empresa consiga atingir seus objetivos de forma rápida, eficaz e sustentável, é necessária uma boa eficiência em suas ações empresariais.
O objetivo principal é considerar o estudo sobre o Conceito Empresarial, seguindo pelas Funções Administrativas, bem como o conceito de Patrimônio, Fontes dos Recursos, Análise de Mercado, de Demanda, e de Oferta e Equilíbrio de Mercado, e ainda averiguar as Estruturas de Mercado e Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.
- REFERENCIAL TEÓRICO
Com a demanda da economia, o avanço das tecnologias digitais, toda atividade empresarial necessita de um adequado gerenciamento, para que possa ter um pleno desenvolvimento e garantindo um bom fluxo de trabalho e para que os resultados ocorram, é necessário estabelecer os objetivos e as linhas de ação adequadas para alcançá-los, ou seja, é necessário que haja um planejamento das ações a serem seguidas.
Após estabelecer um bom planejamento estruturado das ações a serem tomadas, é preciso uma organização dos recursos humanos e recursos financeiros disponíveis. Daí vem a função de liderar e controlar, onde o administrador faz com que seus colaboradores atendam ao que foi planejado. A liderança ou a direção como também é conhecida, é uma das funções administrativas mais importantes, pois lida essencialmente e exclusivamente com pessoas. Já o controle é verificar se os objetivos foram alçados ou não, para que possa haver correções futuras.
Portanto planejamento, organização direção ou liderança, e controle são as quatros funções básicas da administração.
- FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Entre o período de 1760 a 1860, ocorre a revolução industrial, a qual provocou o começo da empresa e também da administração moderna. Esse acontecimento, causou mudanças sociais econômicas, e políticas.
Ao final desse período o grande crescimento das organizações empresariais, tiveram a necessidade de uma administração mais cientifica, com uma maior eficiência.
O engenheiro francês Jules Henri Fayol, é um do s principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo. Foi ele quem definiu os princípios básicos da administração, do desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa.
Fayol também contribui para a identificação das principais funções da área administrativa que são: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Primeiramente, o Planejamento é uma importante atividade de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. Como a própria palavra planejamento traduz, é o ato ou efeito de planejar, de criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo.
Segundo, a Organização tem como função administrativa o objetivo de estruturar e agrupar os recursos que estão disponíveis na organização, bem como congregar as pessoas para que estas trabalhem melhor em equipe, e permitir da melhor forma, que se atinja os objetivos desejados.
Terceiro, a Direção, esta função engloba as atividades de tomada de decisão, a comunicação, motivação e desenvolvimento dos recursos humanos disponíveis na empresa. Esta função também é conhecida como Liderança.
E o Controle, é a quarta função. Ele significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
Controlar procede em averiguar os projetos ou as atividades, se estes estão de acordo conforme foram planejados. E assim erros considerando todas as fases do processo administrativo, devera se corrigir as falhas ou os erros percebidos.
[pic 1]
Figura 1- Funções Administrativas
Fonte: (CHIAVENATO, 2000).
No século XX, aparece outro engenheiro americano, Frederick W. Taylor, que apresenta o estudo da Administração como Ciência. Taylor publicou um livro, que é considerado como a “bíblia” da Administração.
Nas considerações de Taylor, as propostas básicas são: planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração o que trouxe implicações sociais e culturais da sua aplicação.
2.2 PATRIMÔNIO
O termo patrimônio pode ser conceituado um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica.
Considerando o conceito de patrimônio, entende-se que os bens são todo os móveis, ou imóveis, incluindo maquinário, ações, dinheiro, matéria-prima, produtos acabados ou em elaboração, entre outros.
Já os direitos são valores ou bens a receber de terceiros, e as obrigações é um elemento do patrimônio, devido ao fato, de que, para se adquirir bens ou direitos é necessário adquirir obrigações. Podemos citar como obrigações, salários a pagar, impostos, fornecedores, duplicatas a pagar, seguros, etc.
Neste contexto, podemos afirmar que o patrimônio, nada mais é do que o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma organização empresarial.
Diante disso, esse conceito sofre algumas variações, alguns autores como: o professor alemão de jurisprudência Max Kaser, retrata o significado de patrimônio "um conjunto de coisas com valor monetário".
José Cretella Júnior, foi um advogado e professor, especializado na disciplina de Direito Administrativo, e entende que o patrimônio é composto tanto por coisas que possui corporalidade, bem como quanto por incorpóreas, defende que o patrimônio seria uma noção abstrata.
...