A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Por: welison7 • 21/12/2016 • Relatório de pesquisa • 5.419 Palavras (22 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO – CMRV
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2016.2
DISCIPINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA: MARIA DILMA PONTE DE BRITO
EMPRESA: AUTO ESCOLA PARNAÍBA
A PRESENÇA DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS, SUA IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO NO COTIDIANO DA EMPRESA
ACADÊMICOS:
CLARA MARIANE SILVA DE OLIVEIRA
FRANCISCO LENO FERREIRA LIRA
JOSÉ RAPHAEL PONTES DE FARIAS
LUCAS CARDOSO VIEIRA
MATHEUS DOS SANTOS SILVA
PAULO CESAR SOUSA DE OLIVEIRA
WELISON ALVES MUNIZ
PARNAÍBA-PI
2016
CLARA MARIANE SILVA DE OLIVEIRA
FRANCISCO LENO FERREIRA LIRA
JOSÉ RAPHAEL PONTES DE FARIAS
LUCAS CARDOSO VIEIRA
MATHEUS DOS SANTOS SILVA
PAULO CESAR SOUSA DE OLIVEIRA
WELISON ALVES MUNIZ
A PRESENÇA DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS, SUA IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO NO COTIDIANO DA EMPRESA
[pic 2]
[pic 3]
PARNAÍBA-PI
2016[pic 4]
SUMÁRIO
- ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (TAYLORISMO)03
- TEORIA CLÁSSICA (FORDISMO E TOYOTISMO)05
- ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS08
- TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA: DA ADMINISTRAÇÃO
DE RECURSOS HUMANOS À GESTÃO DE PESSOAS 10
5. PROCESSO DECISÓRIO14
6. TEORIA DA BUROCRACIA...................................................................................... 16
7 TEORIA DOS SISTEMAS20
8. CONTINGÊNCIA22
9 - REFERÊNCIAS............................................................................................................24
[pic 5]
[pic 6]
1 - ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (TAYLORISMO)
É o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro Frederick Taylor considerado o pai da administração científica. Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas, tinha como objetivo resolver os problemas resultantes das relações dos operários e aumentar a eficiência da empresa. Ele iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operário da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas, e não havia o interesse em qualifica-los. Através disso ele percebeu que havia baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários. Com isso Taylor queria acelerar o processo produtivo, produzindo mais em menos tempo, com qualidade e mínimo custo.
Estudos essenciais desenvolvidos por Taylor:
- Desenvolvimento do pessoal e seus resultados objetivamente: acreditava que oferecendo instruções adequadas aos trabalhadores, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
- Produtividade e à participação dos recursos humanos: estabelecia a participação entre capital e trabalho, o resultado refletia em menores custos, salários elevados e aumento de níveis de produtividade.
- Autocontrole das atividades desenvolvidas e as normas procedimentais: controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma sequência e um tempo pré-programado, para não haver desperdício operacional, inseriu também a supervisão funcional, que estabelece que todas as fases de um trabalho devem ser supervisionadas para ver se a função está sendo desempenhada conforme as instruções passadas.
Na realidade as propostas de Taylor eram o planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração, mas como consequência modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer. A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe são determinadas.
Empresa
Administração Científica não é uma teoria aplicável na empresa Auto Escola Parnaíba. Esta por sua vez, não busca identificar a melhor maneira de trabalhar. Seu objetivo principal é ensinar as leis de trânsito inicialmente e posteriormente educar o aluno vivenciando toda a teoria na prática. A forma de ensino que a empresa adota irá variar de pessoa para pessoa, existem situações em que alunos nunca obtiveram contato com qualquer veiculo, o que é o correto perante a lei e existem outras que já se sabe dirigir e o problema ocorre com os vícios que tal pessoa tem. Neste caso, o grande desafio dos instrutores é retirar tais vícios, o que torna a forma de educar diferenciada, infligindo o objetivo da teoria de Taylor.
Além disso, há uma contra partida em relação a padronização do processo de habilitação, que é totalmente igual para empresas do ramo, pois são dependentes de outros órgãos reguladores como Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
O procedimento segue esta forma:
- Pagamento de taxas para iniciar o processo de habilitação
- Teste Psicológico (Psicotécnico)
- Teste de Aptidão Física
- Aulas teóricas (45 horas/aula)
- Exame teórico (Aproveitamento no mínimo de 70%)
- Aulas práticas
- Veiculo (25 horas/aula)
- Motocicleta (20 horas/aula)
- Ônibus (15 horas/aula)
- Exame prático
2 - TEORIA CLÁSSICA (FORDISMO E TOYOTISMO)
Foi idealizada por Henri Fayol caracterizava-se pela estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.
Frederick Taylor e Henri Fayol defendiam princípios semelhantes, enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção (adoção de métodos racionais e padronizados, máxima divisão de tarefas), Fayol a estudava privilegiando as tarefas da organização (enfatizava a estrutura formal da empresa e a adoção de princípios administrativos pelos altos escalões).
...