TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Contábilidade

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.916 Palavras (16 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Pólo República 7224

Ciências Contábeis - Bacharelado

Teoria da Contabilidade

Belém-PA, 25 de novembro de 2012.

INTRODUÇÃO

A contabilidade surgiu através da necessidade de se contabilizar os bens que o homem começava a adquirir com o seu esforço, Sua origem vem do conceito de prestação de contas de certos fatos ou condições de natureza comercial. A contabilidade procura esclarecer como as coisas acontecem no mundo dos negócios, ao mesmo tempo em que computar os números dessas transações que são realizadas. Envolvendo dessa forma praticamente todos os aspectos de uma empresa, que possam ser expressos em termos monetários: os ativos ou os bens conhecido também como as riquezas; os passivos ou obrigações conhecido como os interesses de credores que fornecem dinheiro e mercadorias, ou prestam serviços, e aguardam o pagamento ou a remuneração, bem os direitos de proprietários que realizaram investimentos, enfim acompanha toda mutação da empresa.

A contabilidade trabalha com o registro feito com intenção de determinar receitas e despesas, assim como os lucros e perdas de uma determinada empresa durante um certo período. Dessa forma pode ser considerado um método quantitativo que contem em si a classificação e a mensuração do valor monetário das transações inscritas nos registros das empresas.

A contabilidade restringe-se aos fatos que podem ser expressos em termos de moeda. Por isso, interpreta os dados de ordem financeira e qual os efeitos sobre determinada empresa, pode ser de uma casa comercial, uma associação beneficente ou uma entidade governamental.

O contato da contabilidade com o Brasil se deu devido à necessidade de controlar as transações mercantis. A partir daí, a contabilidade progrediu bastante e conseguiu regulamentar a profissão, desenvolvendo princípios e normas contábeis, para que se tornasse uma ciência em seu aspecto profissional, buscando desse modo, mostrar-se necessária para o desenvolvimento do país.

Assim, temos como objetivo deste estudo é fazer uma análise da origem / surgimento e evolução da Contabilidade no Brasil, destacando dessa forma a sua importância no mundo dos negócios como uma profissão indispensável à sociedade mercantil.

 

DESENVOLVIMENTO

  • A contabilidade e sua evolução

A contabilidade e uma ciência bem antiga, sua presença se percebe desde os primor dês da historia, se tem conhecimento de diversos registro que as civilizações antigas já possuíam uma técnicas contábeis.

Segundo Marion (2011, p.07, 08 e 09) faz uma análise da evolução histórica da contabilidade e identifica que em 4000 a.C e outros falam em 6000 a.C, fazia-se a contagem do rebanho. Já em épocas mais recentes, a partir do século XV d.C, foram introduzidos os lançamentos contábeis. Percebe-se claramente que, a importância que se dava apenas aos ativos, passou a ser também dada aos passivos do patrimônio, ou seja, começou-se a ter visão não somente dos direitos, mas também das obrigações geradas pelo patrimônio, haja vista, que os sistemas econômicos exigiram tal feito. É importante destacar que, no início dos tempos contábeis, não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas aconteciam à vista.

Maron ainda expõem que a Contabilidade surgiu a função de atender à necessidade de avaliar a riqueza do homem, bem como os acréscimos e decréscimos dessa riqueza em uma época em que ainda não existiam números, escrita ou moeda.

Qual o objetivo da Contabilidade?

Segundo Marion (2011, p. 19,20 e 21), o objetivo da contabilidade é de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade da Contabilidade. Embora nem todas as necessidades de informações desses usuários possam ser satisfeitas pelas demonstrações contábeis. Porém para que as instituições ou empresas possam buscar investimentos a contabilidade da mesma será levada em consideração.

Quais seus principais usuários e suas necessidades?

Entre os usuários das demonstrações contábeis, incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Todos usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informações. As principais necessidades incluem:

  • Investidores - são os provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz.
  • Empregados - são os empregados e seus representantes interessados em informações sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores.
  • Credores por empréstimos - estes estão interessados em informações que lhes permitam determinar a capacidade da entidade em pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento;
  • Fornecedores e outros credores comerciais - estão interessados em informações que permitam avaliar se as importâncias que lhes são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos.
  • Clientes - são os que têm interesse em informações sobre a continuidade operacional da entidade, especialmente quando têm um relacionamento a longo prazo com ela, a têm como fornecedor importante ou dela dependem;
  • Governo e suas agências - são interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades.
  • Público - as entidades afetam o público de diversas maneiras. Elas podem, por exemplo, fazer contribuição substancial à economia local de vários modos, inclusive empregando pessoas e utilizando fornecedores locais.

Quais as características qualitativas das demonstrações contábeis?

As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. Sendo as principais características qualitativas:

  • Compreensibilidade;
  • Relevância;
  • Confiabilidade; e
  • Comparabilidade.

A Compreensibilidade se fundamenta no objetivo do pronto entendimento por parte do usuário para esse fim, presume-se que o usuário tenha uma conhecimento razoável do negócio atividade econômica e contabilidade e a disposição de estudar informações com razoável diligência.

A Relevância diz respeito à influência de uma informação contábil na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ela depende da natureza e também da materialidade (tamanho) do item em discussão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (275.8 Kb)   docx (122.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com