A contabilidade através de sua atuação planeja, executa e medem os resultados
Por: paulojoseavb • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.939 Palavras (12 Páginas) • 274 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.
2 DESENVOLVIMENTO.
2.1 contabilidade aplicada ao setor público.
2.2 lei de responsabilidade fiscal – lrf.
2.3 relatórios resumidos de execução orçamentária – rreo.
2.4 Relatórios que compõem o rreo e seus prazos de publicações.
3 índice de sustentabilidade empresarial.
3.1 o que é o ise-bovespa.
3.2 a empresa ganha algo em interagir esse tipo de índice.
3.3 quantas empresas interagem atualmente o ise-bovespa.
4 agronegócio.
4.1 gerir o agronegócio.
4.2 conHecimentos importantes ao gestor do agronegócio.
4.3 contabilidade aplicada ao agronegócio uma área em plena expansão para atuação contabil.
5 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO.
A contabilidade de um modo geral pode ser aplicada a todas as empresas, governos municipais, estaduais e federais, as sociedades civis sem fins lucrativos, as pessoas físicas etc.
A contabilidade através de sua atuação planeja, executa e medem os resultados, O gestor utiliza das informações geradas pela contabilidade para nortear a sua gestão, dai a necessidade do contador apresentar dados reais, fieis a situação da empresa.
Exemplos de entidades onde se pode aplicar a contabilidade: empresas do comercio varejista: Supermercados, Farmácias, Lojas de calçados etc. Indústrias: Indústrias de produção farmacêuticas, produção de perfis de aço em geral etc. Pessoas físicas em geral. Governos: Prefeituras, Câmaras Municipais, Estado, Assembleias legislativas, Governo Federal, Câmara Federal e Senado, Congresso Nacional.
DESENVOLVIMENTO.
A contabilidade tem sua historia tão antiga como a civilização, após a caça o homem dedicou-se a agricultura e o pastoreio, assim surgindo as praticas comerciais e a necessidade de contabilização de bens e serviços.
contabilidade aplicada ao setor público.
Com o objetivo de organizar os gastos da administração publica brasileira que historicamente foram maiores que as receitas, em 2001 temos a publicação LC Nº101/00 – Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF vindo a regulamentar os Artigos 163, 165, 169 e 250 da Constituição Federal de 1988.
lei de responsabilidade fiscal – lrf.
A lei Complementar Nº101 de 2001, ou seja, a lei de responsabilidade fiscal veio para tentar impor um controle dos gastos dos estados e municípios, haja vista que quando olhamos os históricos de prefeitos e governadores antes dessa lei era comum observar gastos exorbitantes nos últimos anos de mandatos sendo que a conta ficaria para o gestor subsequente inviabilizando-o.
Então a LRF viabiliza a administração publica limitando seus gastos para os mesmos sejam compatíveis com as receitas viabilizando com isso o controle das contas publicas e a continuidade da prestação dos serviços públicos.
relatórios resumidos de execução orçamentária – rreo.
O RREO é composto por vários demonstrativos, sendo exigido pela LRF (lei de responsabilidade fiscal) em seu artigo 52 é de confecção e publicação bimestral até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.
Têm por finalidade expor à situação fiscal de ente administrativo (Estado e município) tendo como enfoque as despesas e receitas, com isso a sociedade em geral e órgãos de controle interno e externo podem conhecer acompanhar e analisar a ações dos governos.
Relatórios que compõem o rreo e seus prazos de publicações.
Os demonstrativos do RREO, listados a seguir, deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do bimestre de referencia, durante o exercício.
A) Balanço Orçamentário;
B) Demonstrativo da Execução das Despesas por Função / Subfunção;
C) Demonstrativo da Receita Corrente Líquida;
D) Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Geral de Previdência
Social;
E) Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Próprio dos Servidores;
F) Demonstrativo do Resultado Nominal;
G) Demonstrativo do Resultado Primário;
H) Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão;
...