Responsabilidade de um especialista em contabilidade através de aspectos éticos e legais
Pesquisas Acadêmicas: Responsabilidade de um especialista em contabilidade através de aspectos éticos e legais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bergcampos • 27/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 5.087 Palavras (21 Páginas) • 391 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3.
2 DESENVOLVIMENTO 4.
2.1 Citar pelo menos três item do capítulo II do código de ética do contador.............5.
2.1.1 O comportamento do contador, diante das fraudes efetuadas pela Schincariol Justificando sua resposta............................................................................................5.
2.1.1.1. Penalidades que o contador poderá sofrer por não ter seguido o código de ética.............................................................................................................................6.
3.1. Comportamento Organiacional.............................................................................8.
3.1.1 Faça uma pesquisa sobre análise da organização comportamental do caso apresentado.................................................................................................................9.
4.1. A situação econômica da organização, os dados apresentados até seu fechamento e após sua reabertura como uma nova marca......................................10.
5.1. A expansão da empresa e o papel da contabilidade..........................................10.
6.1. Aspectos éticos desconsiderados nas estratégicos e argumentos dos responsáveis pela empresa.......................................................................................11.
7 CONCLUSÃO.....................................................................................................13.
8 REFERENCIAS .................................................................................................14.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa demonstrar as responsabilidades do profissional contabilista, através dos aspectos éticos e legais. A falta de uma postura ética no exercício da profissão contábil acarreta não somente o descumprimento do código de ética. As questões éticas são sempre conflitantes e de difícil avaliação. De um lado surgem as dúvidas quanto o que é certo ou errado, entre o bem e o mal. De outro, se o que é considerado justo e moral para determinada pessoa, e também para seu grupo social. Assim todo e qualquer indivíduo de uma forma ou outra está inserido num contexto social, e neste sentido, seu comportamento influenciará todo o grupo. Este estudo visa demonstrar a atuação e postura das empresas frente à globalização e avanços tecnológicos e a realização de parcerias e estratégias com outros setores da sociedade na busca da permanência do mercado. Os casos de prisão por sonegação fiscal envolvendo grandes empresários produziram grande impacto nos meios de comunicação da massa sobre os chamados “crimes do colarinho branco”.
Tratados como escândalos financeiros, alavancaram maturidade nos meios de comunicação por revelarem fatos em que os limites públicos e privados eram, tênues. Do ponto de vista analítico, o escândalo é um momento em que se torna público um ato, ou uma série de atos, até supõe a existência de um bem que foi usado, de um valor que foi maculado, de um sentimento de justiça que foi injuriado. O escândalo funcionava como a ritualização do fim de uma farsa.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Código de Ética do Contador:
Hoje, no campo contábil, muito se tem falado sobre a responsabilidade civil. Com o advento do novo código civil, a responsabilidade do profissional está estabelecida, deixando claras as situações práticas e suas consequência.
Os contadores são obrigadas a prestar aos sócios contas justificativas de seu trabalho e apresentar-lhes anualmente, o inventario, bem como o balanço patrimonial e o de resultado. A profissão contábil tem suas normas regidas pelo decreto n° 806/69 e decreto n° 66.480/70 e de acordo como o código de ética pela resolução do CPC n° 803/96. Hoje, o contador é tido, pelo novo código civil, como o preposto responsável pela escrituração contábil das sociedades empresariais dos empresários.
O contador deve conhecer as responsabilidades sociais, éticas, profissionais e legais às quais está sujeito no momento em que passa a realizar seus trabalhos. O termo “responsabilidade” refere-se à obrigação do contador em respeitar os princípios da moral, da ética e do direito, atuando como lealdade, idoneidade e honestidade no desempenho de suas atividades, sob pena de responder civil, criminal, ética e profissional por seus atos.
O contador deve, ainda, preocupar-se com a execução de suas tarefas em relação a sua conduta, documentos, prazos, tratamento às autoridades e demais profissionais, e seu parecer deve ser digno de fé pública e de credibilidade.
2.1.1. Citar ao menos três itens do capítulo II do código de ética do contador (deveres e obrigações) que foram infringidos pelo contador.
Art. 3° III Auferir qualquer provento em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente da sua prática lícita.
Neste caso o contador desobstruiu todo código de ética, pois se sujeitou-se a declarar informações falsas para os órgãos da fiscalização.
IX: Solicitar ou receber do cliente ou empregador qualquer vantagem que saiba para aplicação ilícita.
Como de conhecimento do contador sobre a legislação vigente. Se vendeu e mostrou os caminhos mais adequados para os representantes do grupo Schincariol para obter- se mais lucros, fazendo uso de falsificações de documentos.
XX: Executar trabalhos técnicos contábeis sem observância dos princípios de contabilidade e das normas brasileiras da contabilidade editadas pelo conselho federal de contabilidade.
O contador desobstruiu o código de ética do conselho federal de contabilidade CFC, humilhando toda
...