A contabilidade nos negócios empresariais
Por: Lucio Barcellos • 24/11/2018 • Trabalho acadêmico • 3.539 Palavras (15 Páginas) • 796 Visualizações
A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS
Eduardo Medeiros
Juliana Goyer
Lucio Barcellos
Rui Carvalho
Prof.ª Maria Madalena Michels
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado Ciências Contábeis (CTB 0288) – Seminário Interdisciplinar II
06/06/2016
RESUMO
O presente artigo pretende analisar os conceitos do universo da contabilidade, apresentando a evolução histórica e partindo de uma análise conceitual demonstrar e compreender a contabilidade empresarial e através da sua aplicação entender quais as funções da mesma para facilitar, apurar e prestar informações sobre o patrimônio das empresas e a influencias nas decisões estratégicas da empresa.
Palavras-chave: Conceito de contabilidade. Patrimônio liquido. Influência da contabilidade nas decisões da empresa.
1 INTRODUÇÃO
O presente Artigo vem expor sobre a história da contabilidade nos negócios empresariais, principais fatos do surgimento da contabilidade evolução da contabilidade, também falaremos sobre os conceitos da contabilidade da interferência da legislação, além de expor a instituição da estrutura conceitual básica da contabilidade, assim como capital social, reservas de capital, ajuste de avaliação patrimonial, entre outros, o que há de relevante e que possa ser aprimorado da melhor forma dentro das organizações para suas decisões.
2 CONTABILIDADE
2.1 – HISTORIA
Embora existam alguns autores que defendem a origem da contabilidade com a publicação da obra “ La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalitá”de Luca Pacioli, frei franciscano, Teólogo, matemático e contabilista, em 1484, é de todo sabido que o homem primitivo já fazia o controle da sua riqueza ou do seu patrimônio.
Pacioli contribui com a sistematização do método contábil, chamado de método das partidas dobradas, método este que de uma forma generalizada diz que cada registro deverá envolver pelo menos um lançamento que será debitado e outro lançamento que será creditado. Com a Revolução Industrial, a contabilidade aprimora-se, com o intuito de atender a novas rotinas comerciais e industriais então surgidas. Com a globalização, intensificam-se as relações comerciais corporativas e em consequência dá-se a necessidade de captação de recursos internacionais, ocorre também a diminuição das barreiras relacionadas ao comércio externo, surgindo assim um cenário ao qual até então não era dado muita importância, o de como serão demonstrados os relatórios contábeis das empresas. A contabilidade vinha sendo bastante questionada pelas diversas formas de registrar seus dados em diferentes países, o que causava diferentes interpretações para um mesmo fato, dependendo do país de origem desses registros.
Estas diferenças dificultavam a análise e a comparação desses resultados apresentados pelas sociedades, o que equivale a que uma empresa em um período contábil apresentava um determinado resultado em suas contas, se o Balanço Patrimonial dos mesmos fatos, fosse feito em outro país, poderia apresentar um resultado completamente diferente. Essa diferença poderia influenciar de forma negativa uma tomada de decisão de um investidor. Assim sendo a partir de 2010 houve uma convergência das normas de contabilidade Brasileiras com as normas internacionais de contabilidade (NIC).
A contabilidade é uma ciência em permanente atualização, pois se transforma de acordo com as necessidades e os aspetos legais, gerenciais e sociais. No aspecto legal, a contabilidade habilita a empresa no enfrentamento de situações inerentes ao seu negócio, já no aspecto gerencial, possibilita ao gestor retirar todas as informações necessárias ao processo decisório, servindo-se para tal da análise dos registros contábeis, por último, o aspecto social, ao permitir uma profunda análise no setor social e econômico no campo em que a empresa atua.
2.2 – CONCEITO
Ao desenvolvermos esta pesquisa bibliográfica, é possível encontrar inúmeras definições sobre o conceito de contabilidade.
Marion (2009, p.28) entende a contabilidade como sendo
“[...] o instrumento que fornece o máximo de informações uteis para a tomada de decisões, dentro e fora da empresa. A contabilidade é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo passou a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a tornou obrigatória para a maioria das empresas”
Por sua vez, Silva (2008, p.p3) define a contabilidade
“[...] como a ciência que registra, verifica e analisa os fatos financeiros e econômicos que decorrem da situação patrimonial de uma pessoa física ou jurídica, mostrando-os ao usuário que tem interesse de avaliar a situação dessa entidade por meio de demonstrações contábeis e relatórios gerenciais. A contabilidade é a ciência social que estuda e prática as funções de controle e de registro relativos aos atos da Administração e da Economia”.
Como afirmamos atrás é possível encontrar diversos conceitos sobre contabilidade, porém em quase todos podemos observar questões que se repetem. Essas repetições, conforme Bazzi (2014, p.35) poderão ser representadas na forma de diagrama
Figura 1 – Diagrama da Contabilidade
[pic 1]
FONTE : https://uniasselvi.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788544301333%20%20%20%20/pages/35
2.3 OBJETIVOS DA CONTABILIDADE
De acordo com o CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o objeto da contabilidade é o estudo, o planejamento e o controle do património das entidades, sejam elas pessoas físicas ou pessoas jurídicas. Assim sendo para que esse controle seja efetuado, é preciso uma análise da composição e das variações que possam ocorrer no património, bem como uma profunda análise das atividades que serão desenvolvidas.
...