CURSO DE CONTABILIDADE DISCIPLINA: FINANÇAS EMPRESARIAIS
Por: Icaro Souza • 2/12/2019 • Projeto de pesquisa • 566 Palavras (3 Páginas) • 337 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE CONTABILIDADE
DISCIPLINA: FINANÇAS EMPRESARIAIS
RESUMO
Esse capítulo apresenta a avaliação por fluxos de caixa descontados onde devemos considerar o valor do dinheiro no tempo, composto por valor presente, termo utilizado para indicar quanto um montante vale atualmente. Em investimento o valor presente pode ser calculado utilizando o fluxo de caixa e a taxa de retorno: , onde C é o fluxo de caixa na data 1 e R é a taxa de retorno, onde também pode ser chamada algumas vezes de taxa desconto. Valor futuro ou valor composto é o preço que um determinado montante terá em uma data futura, se for investido.[pic 2]
Conceitualmente, a taxa de desconto correta para um fluxo de caixa esperado é o retorno esperado disponível no mercado em outros investimentos de mesmo risco. Essa é a taxa de desconto apropriada a aplicar, pois representa um custo de oportunidade econômico aos investidores. É o retorno esperado que eles exigem antes de comprometerem fundos para um projeto. Contudo, a seleção da taxa de desconto para um investimento arriscado é uma tarefa bastante difícil.
O processo de manter o dinheiro no mercado financeiro e emprestá-lo por outro ano é chamado de capitalização composta. Quando o dinheiro é investido a juros compostos, cada pagamento de juros é reinvestido. Com juros simples, os juros não são reinvestidos.
A fórmula geral para um investimento por muitos períodos pode ser escrita pela fórmula do valor futuro de um investimento: VF = C (1+R)t em que C é o dinheiro a ser investido na data, r é a taxa de juros por período e T é o número de períodos ao longo dos quais o dinheiro será investido.
O processo de cálculo do valor presente de um fluxo de caixa futuro é chamado de desconto. Ele é o oposto da capitalização composta.
As taxas do mercado financeiro brasileiro são expressas no formato de taxa efetiva anual. Em vez de dias corridos, a contagem é feita por dias úteis, e as taxas são expressas no formato anual com 252 dias úteis, número que corresponde a 12 meses com 21 dias úteis.
Uma vez que muitos problemas financeiros básicos potencialmente tomam muito tempo, buscam-se simplificações. Há fórmulas de simplificação para quatro classes de fluxos de caixa: perpetuidade, perpetuidade crescente, anuidade e anuidade crescente.
Perpetuidade é uma série constante de fluxos de caixa sem fim. Que é calculada pela fórmula, .[pic 3]
Perpetuidade crescente é uma perpetuidade onde há um crescimento constante no valor do fluxo de caixa, por períodos de forma indefinida, calculasse pela fórmula: , em que C é o fluxo de caixa a ser recebido daqui a um período, g é a taxa de crescimento por período, expressa como uma percentagem, e r é a taxa de desconto apropriada.[pic 4]
Anuidade é um fluxo uniforme de pagamentos regulares que dura um número fixo de períodos. Obtida pela fórmula, [pic 5]
Anuidade crescente é um fluxo de caixa que cresce a razão constante por um período especifico de tempo, fórmula: [ 1 – () t ].[pic 6][pic 7]
O que vale uma empresa, o valor da empresa é encontrado multiplicando-se os fluxos de caixa líquidos pelo fator de valor presente apropriado. O valor da empresa é simplesmente a soma dos valores presentes dos fluxos de caixa líquidos individuais. O valor presente dos fluxos de caixa líquidos é calculado pela fórmula: VPL = VP – CUSTOS, se o VPL for positivo, é uma oportunidade de adquirir uma empresa.
...