A empregabilidade do profissional de contabilidade
Por: fer2685 • 18/9/2019 • Projeto de pesquisa • 2.162 Palavras (9 Páginas) • 281 Visualizações
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo evidenciar a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis sobre o mercado de trabalho no Vale do Ribeira, a fim de analisar a exigibilidade que o mercado de trabalho impõe para o exercício das atividades nas organizações. Para a obtenção dos resultados deste estudo, caracterizado como pesquisa de campo e descritivo, os alunos da região contribuíram respondendo a um questionário sob o tema empregabilidade no Vale do Ribeira. Com base nas respostas coletadas, observa-se um perfil profissional e fatores que influenciam na escolha de ingresso no Ensino Superior, relacionados ao mercado de trabalho, demonstra-se o grau de importância sobre a formação em uma Instituição de Ensino Superior, a importância da experiência profissional ao ingressar na área contábil após formação superior e se houve dificuldades ao ingressar no mercado de trabalho.
INTRODUÇÃO
Um dos fatores primordiais para a exigibilidade do mercado de trabalho é o avanço tecnológico, que resulta em um mercado mais exigente e seleto, principalmente na área contábil. A qualidade de uma formação acadêmica resulta na exigibilidade do mercado sobre o profissional.
As Instituições de Ensino Superior cooperam com as organizações direta e
indiretamente, no intuito de capacitar os alunos para o exercício das atividades com competência. Por este motivo, necessita-se que o profissional que tem como intuito atuar nesta área, se desempenhe para adquirir uma capacitação, tornando-se um diferencial no mercado.
As organizações têm como objetivo buscar constantemente por profissionais qualificados para o alcance dos melhores níveis de competividade.
De certo modo, as organizações buscam profissionais que visam contribuir para a desenvoltura do mercado, que dispõe de conhecimentos práticos e tecnológicos com uma ampla exploração no conceito teórico, a fim de atingir com eficácia as atividades profissionais.
Na área contábil, para poder exercer a profissão como um contador é preciso obter um registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Neste caso, se o graduado dispõe apenas do diploma sem a CRC, ocasionalmente impossibilitará o crescimento profissional para o exercício de um dos cargos mais visados que área dispõe.
IUDÍCIBUS, MARION (2002) afirma que “[...] de maneira geral, nota-se que o profissional contábil dispõe muito mais de conhecimento prático mecânico da Contabilidade do que de raciocínio contábil.” De acordo com esta afirmação, nota-se que existem pessoas que exercem atividades contábeis em sua rotina de trabalho sem o conhecimento teórico, porém, as exercem de forma mecânica, respeitando apenas as exigências da organização.
Diante de um mercado competitivo que buscam resultados eficazes, dificilmente o mesmo conseguirá acompanhar as evoluções tecnológicas com visão sistêmica e interdisciplinar, sem o conhecimento amplo que somente as Instituições de Ensino Superior proporcionam. Na falta de conhecimento teórico percebe-se notoriamente a inexistência do conhecimento contábil, destacando-se a grande importância que os estudantes de ciências contábeis têm ao ingressar no mercado de trabalho.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – (LDB Lei n° 9634/96), “a educação superior tem por finalidade formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;” (BRASIL, 1996).
As Instituições de Ensino Superior têm um comprometimento de formar profissionais capacitados e qualificados para o ingresso no mercado de trabalho. Tendo em vista, como principal motivo de formar profissionais que obtenham competências específicas de grande importância para desenvoltura e crescimento de quaisquer empresas.Sendo assim, as instituições tornam-se responsáveis por todo conhecimento que contribui ao estudante para as tomadas de decisões e que através do aprendizado, tornam-se capazes de exercer a ocupação profissional em busca dos melhores resultados que as empresas tanto almejam.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências, na Resolução CNE/CES n° 10/04, em seu artigo 4°, afirma: “exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;” (BRASIL, 2004).
A Resolução enfatiza com clareza a realidade que o profissional formado em ciências contábeis, como obrigatoriedade, tem de obter o domínio da ocupação contábil, para desenvolver com eficiência as soluções em prol das gestões que estão sobre o controle do profissional, atuando com discernimento e com auxílio dos recursos tecnológicos disponíveis a fim de propiciar as empresas resultados eficazes e competitivos em relação ao mercado.
OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivo identificar a realidade da empregabilidade na área contábil no Vale do Ribeira na percepção dos alunos de ciências contábeis, a fim de possibilitar a visualização dos desafios enfrentados pelos estudantes ao ingressar no âmbito empresarial, como modo de adquirir experiência para um futuro promissor.
METODOLOGIA
A contabilidade é um importante instrumento para a tomada de decisões nas organizações, afinal, é uma ciência complexa, que envolve várias temáticas e estudos aprofundados, dispondo de metodologias que quando utilizadas da maneira correta visam auxiliar as empresas ofertando o máximo de informações de acordo com os resultados obtidos, dessa forma, a contabilidade auxilia no planejamento do futuro das empresas, orientando e direcionando as ações nos negócios empresariais.
Neste sentido, para a desenvolvimento deste trabalho originou-se uma questão problema do estudo: Qual a percepção dos alunos de ciências contábeis em relação às oportunidades de mercado de trabalho no Vale do Ribeira?
...