A identificação dos principais vantagens da utilização do sistema de custeio ABC para a moda de varejo
Trabalho acadêmico: A identificação dos principais vantagens da utilização do sistema de custeio ABC para a moda de varejo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabiobim • 29/10/2013 • Trabalho acadêmico • 9.262 Palavras (38 Páginas) • 493 Visualizações
AGRADECIMENTOS
Agradecemos ao nosso eterno e bom criador Deus que por intermédio do seu genitor, Jesus Cristo, por nos nortear ao caminho da sabedoria.
Aos nossos pais, que apesar das limitações financeiras,nos ensinou a dar valor a tudo que temos conquistado na vida.
Aos nossos irmãos, tios (as), e aos nossos grandes amigosThiago Nascimento, Anildo Martins, e Mirela Martins que foram a base de sustentação psicológica, nos dando apoio nos dias de dificuldades.Gostaríamos também de agradecer a contribuição do nosso amigo e professor Cláudio Amaral que não mediu esforços para nos ajudar nesse trabalho.
ÀfaculdadeUNIPAC por ter proporcionado essa grande oportunidade de realização de um sonho,colocando toda a sua estrutura física e operacional à disposição dessa concretização.
Agradecemos a todos os colaboradores dessa instituição, e em especial aos nossos professores durante todo o curso, os quais não mediram esforços para transmitiros seus conhecimentosem prol dos nossos crescimentos profissionais.
Ao nosso professor orientador Vinícius Ramos Paes de Lima, pela sua competência, sabedoria e dedicação ao colaborar com a realização deste trabalho.
Por fim, agradecemos a todos os nossos amigos e colegas que estiveram juntos nessa grande caminhada acadêmica; em especial a: Brener Lamas, Renata Martins, Ananda Emanuelle, e Antônio Magno, que foram os grandes companheiros na maioria das vezes que estivemos juntos, sem medir esforços para nos ajudar quando preciso.
O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
(José de Alencar)
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1.1: Utilização do Custeio ABC.......................................................................21
Figura 2.1: Distribuição do Custeio ABC....................................................................37
Tabela 1: Custos diretos alocados aos departamentos.............................................39
Tabela 2: Custos indiretos pelo Custeio ABC............................................................40
Tabela 3: Resultado líquido pelo Custeio de Absorção.............................................41
Tabela 4: Resultado através do Custeio ABC............................................................41
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ABC:ActivityBasedCosting (Custeio Baseados em Atividades)
PDV : Ponto de Venda
RH: Recursos Humanos
TOTV: Programa de controle de estoque
TCC: Trabalho de Conclusão de Curso
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 10
1.1.APRESENTAÇÃO DO TEMA 10
1.2. PROBLEMÁTICA 12
1.3. OBJETIVOS 12
1.3.1. Geral 12
1.3.2. Específicos 12
1.4. JUSTIFICATIVA 12
1.5. METODOLOGIA 13
2. REFERENCIAL TEÓRICO 15
2.1. SISTEMA DE CUSTEIO DIRETO OU VARIÁVEL 15
2.2. SISTEMA DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO 17
2.3. SISTEMA DE CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADE (ABC) 18
2.3.1. História do Sistema ABC 18
2.3.2. Como Usar o sistema ABC 19
2.3.3. Sistema de Custo Baseado em Atividades (ABC) 21
2.3.4. Definição dos custos 24
2.4 CUSTOS VERSUS LUCRATIVIDADE 24
3. O CASO TENDA 28
3.1. IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA EMPRESA 32
3.2. CUSTOS DA EMPRESA 34
3.2.1 Gastos com atividades secundárias 35
3.2.2 Direcionadores de custos para cada atividade 36
3.2.3 Alocação dos custos aos departamentos 36
4. CONCLUSÃO 43
5. REFERÊNCIAS 45
1. INTRODUÇÃO
1.1.APRESENTAÇÃO DO TEMA
A atuação das empresas tem se aplicado em um mercado global, onde se exige várias transformações para se tornarem competitivas no mercado, tanto no processo de manufaturado como no processo administrativo.
Como conseqüência, as empresas tiveram que se adaptarem a uma nova realidade, cujos reflexos são impostos pelo mercado e pela concorrência. Assim, as organizações tiveram que se estruturar a nível interno, utilizando tecnologias modernas e diversificar-se na produção de bens e serviços, afetando assim toda a estrutura de custo da empresa.
Os custos indiretos são fatores que afetam o custo final de um produto tanto quanto os custos diretos. Sendo assim, para que a empresa consiga vender seu produto tem que utilizar-se de vários esforços para alcançar seu objetivo, que é a venda do produto para o cliente. Esse fim envolve vários recursos, que vão desde a aquisição de mercadorias, aluguel, mão de obra, água, energia elétrica, equipamentos eletrônicos a gastos com marketing.
Dada a importância dos processos e das atividades pelos quais se agregam valores aos clientes, a empresa deve criar mecanismos e gerenciá-los de forma que as expectativas dos mesmos sejam superadas. Afinal, são através da satisfação dos clientes que as empresas se sustentam, de modo que, o resultado disso seja enfim, satisfatório para ambas as partes.
Sendo assim,
...