A importância das demonstrações contábeis para o mercado de capitais brasileiro
Por: Camiiilaaah • 9/11/2017 • Trabalho acadêmico • 509 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
A importância das demonstrações contábeis para o mercado de capitais brasileiro
A contabilidade nasceu como ferramenta de gestão. E sem dúvidas, há uma grande utilidade da informação contábil pelos órgãos responsáveis pela tributação nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Tendo em mente essa informação, é necessário delinear resumidamente o tipo e a qualidade da informação que a contabilidade deve estar alinhada à fornecer a variados grupos de pessoas cujos interesses nem sempre são coincidentes, embora não se chegue ao exagero de afirmar que sejam conflitantes.
Tais grupos que merecem destaque são:
Sócios, acionistas e proprietários de quotas societárias de maneira geral
Essas pessoas, interessadas primariamente na lucratividade e segurança de seus investimentos, necessitam de informações resumidas que deem esposas claras e concisas a suas perguntas.
Administradores, diretores e executivos dos mais variadas escalões
São eles os agentes responsáveis pelas tomadas de decisões dentro de cada entidade a que pertencem. Tais decisões se apoiam principalmente ao futuro, mas, para se preparar para agir no futuro, é necessário tanto conhecer detalhadamente o passado quanto o que está acontecendo no momento.
Bancos, capitalistas, emprestadores de dinheiro
Os emprestadores de dinheiro cuja única finalidade é a rentabilidade e segurança de retorno de seus investimentos, serão os primeiros a abandonar “o barco em período de naufrágio”.
Governo e economistas governamentais
Baseando-se em informações contábeis, o governo exerce seu poder de tributar e arrecadar impostos, taxas e contribuições. Isto é especificamente verdadeiro no caso das empresas cujo imposto de renda é taxado a partir dos balanços.
Pessoas físicas
A contabilidade não deixa de desempenhar seu papel de ordem e controle das finanças também no caso dos patrimônios individuais.
Algumas das finalidades para o uso da informação contábil segundo Robert N. Anthony, em seus livro Management Accounting, focaliza em três categorias básicas: Finalidade de planejamento, finalidade de controle e finalidade de auxílio no processo decisório.
Com isso, saindo da esfera particular e nacional entramos na esfera global.
Para que as demonstrações contábeis de empresas e órgãos governamentais de diversos países utilizam a mesma linguagem contábil, surgiram as International Financial Reporting Standard (IFRS) - Normas Internacionais de Relatórios Financeiros.
Além disso, esse padrão criado faz com que essas demonstrações sejam mais transparentes e confiáveis. Relatando fielmente os fatos contábeis, para os interessados das organizações, onde quer que estejam. Facilitando também a compreensão das demonstrações contábeis para os agentes interessados nos aspectos de globalização dos negócios, já que anteriormente os países contavam com procedimentos distintos para a contabilidade de suas empresas.
Portanto, podemos concluir
...