A importância da Contabilidade para as empresas e para o Gestor
Pesquisas Acadêmicas: A importância da Contabilidade para as empresas e para o Gestor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crbsroberto • 16/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.925 Palavras (12 Páginas) • 252 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CLÁUDIO ROBERTO BATISTA SILVA
ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
ITABUNA - BA
2012
CLÁUDIO ROBERTO BATISTA SILVA
ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
Portifólio apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis Semestre. 2º da UNOPAR. Sob a orientação
da equipe de Professores do 2º semestre - Vania de Almeida Silva Machado, Temis Chenso da Silva Rabelo Pedroso, Helenara Regina Sampaio.
ITABUNA - BA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------4
Conceito, objeto e objetivo da Contabilidade------------------------------------------5
Escrituração Contábil--------------------------------------------------------------------------5
A Contabilidade na Gestão Empresarial ------------------------------------------------7
A importância da Contabilidade para as empresas e para o Gestor----------------7
Demostrações contábeis---------------------------------------------------------------------8
Balanço Patrimonial e Demostração do Resultado do Exercício--------------------8
A missão da empresa-------------------------------------------------------------------------9
A visão empresarial----------------------------------------------------------------------------9
Processo administrativo --------------------------------------------------------------------10
Ambiente das organizações----------------------------------------------------------------11
Aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade---------12
Principais operações matemática--------------------------------------------------------13
Cálculo salarial -------------------------------------------------------------------------14 e 15
Referências Bibliográficas----------------------------------------------------------------- 16
1-INTRODUÇÃO
Contabilidade é a ciência que estuda e estabelece normas para o controle, registro e análise de fatos econômicos e financeiros. Partindo desse conceito podemos dizer que, a contabilidade está presente em todos os setores comerciais, privados e até mesmo em nossa casa.
A história da contabilidade está ligada diretamente a história do comércio. Os primeiros indícios de atividades comerciais datam 4.500 a.C. na Mesopotâmia, mas foi na República Romana 200 a.C. que surgiram os primeiros registros governamentais mais elaborados discriminandos lucros, despesas e propriedades.
Com o crescimento da economia, cresceu também a importância da contabilidade para ás empresas, instituições, entidades públicas e privadas. Os avanços tecnológicos por sua vez, são fundamentais para o acompanhamento da variação do patrimônio da entidade, que tem por objetivo avaliar o passado, agir no presente e traçar metas futuras.
Destarte, a finalidade da contabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvida para alcançar seus fins, que podem ser lucrativas ou sociais.
Conceito, objeto e objetivo da Contabilidade
Segundo Fayol, a contabilidade “deve revelar a qualquer momento, a posição e o rumo do negócio. Deve dar informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica da empresa”.
A contabilidade tem como finalidade o controle do patrimônio acompanhando suas variações e apurando resultados das atividades econômicas que podem ser lucrativas ou sociais.
A função da contabilidade consiste em organizar um sistema de controle adequado às atividades da empresa, registrando todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário, prevendo pagamentos a serem realizadas, as quantias a serem recebidas de terceiros e alertar para eventuais problemas que possam acontecer. Esse conjunto de funções podem ser aplicacadas em qualquer empresa, o que nos ajuda a compreender melhor o papel que a contabilidade desempenha.
Ela não interfere na atividade da empresa propriamente dita, pois cabe ao proprietário, sócios, diretores ou administradores a tarefa de definir o tipo de produto ou mercadoria com que irão trabalhar, avaliar as condições de mercado, estabelecer estratégias de marketing, decidir que negócios serão realizados entre outras coisas.
O setor de contabilidade funciona simultaneamente a tudo isso, controlando cada operação que envolva valores monetários.
Escrituração Contábil
Numa época em que a importância da informação é indiscutível, a escrituração contábil é uma necessidade de qualquer empresa ou organização.
O Código Civil Brasileiro - Lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179, versa sobre a obrigatoriedade da escrituração contábil, para todas as empresas com CNPJ ou CEI, com fins lucrativos ou sociais:
Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros,
...