A natura e a internet
Por: assiral23 • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 447 Visualizações
A empresa natura foi fundada no ano de 1969 por Antônio Seabra e por Jean pierre, no começo era um loja onde Antônio dava consultas aos clientes e os ensinavam como usar os cremes manipulados. A empresa começou a dar lucro na metade da década de 70 onde eles adotaram uma forma de venda direta que seria um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciado, baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo. Esse meio de venda vem conseguindo espaço cada dia mais no mercado. A Natura instalou duas centrais de atendimento uma para atender as revendedoras e outra para atender os clientes. Investiu em programas de qualidade e tecnologia, assim estava preparada para competir no mercado de cosmésticos.
Na década dos anos 80 era uma pequena rede com 2.000 revendedoras que levava seus produtos aos clientes. As vendas anuais não ultrapassavam 5 milhões de dólares e até o ano de 2002 já possuía 250.000 revendedoras que a cada mês oferecia os produtos a cerca de 3 milhões de clientes espalhados pelo país. A natura cresceu em disparada conquistando o mercado de cosméticos, se tornou uma marca reconhecida e muito requisitada.
Em 1990 nasce com apenas 4 linhas telefônicas, o SNAC - Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor, passando a ter em 2002 vinte e dois postos de atendimento informatizado. Neste posto de atendimento eram recebidas 3000 ligações diariamente, sendo dessas ligações apenas 15% de reclamações, o que mostra a eficiência da Natura nos seus produtos e no atendimento ao cliente. A outra parte era de ligações de pessoas que desejavam se tornar um revendedor, por desejo de ser bem sucedido e de trabalhar em uma empresa tão bem conceituada.
A empresa dedicou bastante atenção ao SNAC buscando inovar e melhorar para saber exatamente quais eram os produtos que os clientes mais gostavam e o que eles gostariam que mudasse. Em 2001 a empresa inaugurou o maior centro integrado de pesquisa, desenvolvimento, produção e distribuição de cosméticos da América do Sul, que recebeu um investimento de 205 milhões. O espaço natura tinha o maior armazém do país naquele ano, que era vedado pela mais avançada tecnologia de gestão de estoque com processos automatizados. Toda movimentação de produtos era controlada por softwares que utilizavam leitura ótica para identificar os locais exatos para armazenamento.
Em 2001 a natura era vice - líder no ramo, porém enfrentava o crescimento e a chegada dos concorrentes e precisava se adequar ao novo cenário. Com uma receita próxima dos 1,2 bilhões de dólares fazia dela uma grande empresa mas não o suficiente para a tornar global.
Podemos observar que a inspiração da Natura foi através da Avon, às formas de vendas dos produtos são bem parecidas, apesar disso a Natura não perde, pois seus produtos são de excelência, qualidade e a procura por eles são grandes. Ela consegue chegar a regiões que não possuem outras marcas fortes, isso faz com que sua marca seja mais reconhecida e o número de clientes aumentem cada vez mais.
Preocupada com a concorrência ela sempre estava inovando novos produtos, chegou numa fase que ela estava mais preocupada com a competição entre as outras marcas que estava fazendo produtos com durabilidade menor, com isso o cliente sempre tinha que esta comprando algum produto novo. Contudo pode se perceber que a procura pelos produtos da Natura era sempre grande, pois ela estava sempre preocupada com a qualidade e a satisfação do cliente.
Com a evolução da internet, várias empresas mudaram a forma de levar o negócio, e que segundo os especialistas a empresas mudaram o proprio negócio delas para se adaptarem. As novas empresas já estão apostando nessa forma de venda a qualquer hora e em qualquer lugar. São várias as vantagens do negócio pela internet, tais como:
*conveniência: a qualquer hora, de qualquer lugar, de qualquer aparelho de acesso a internet. A compra é rápido e fácil, bom para o público que passa pouco tempo em casa.
*variedade: a diversidade é muito grande. Não há volume de produtos nem estoque.
*fidelidade: as informações estão na rede, inclusive depoimentos de quem já comprou.
*custo: sem locação de espaço físico ou despesas como água e aluguel. Além de ser menor a mão de obra.
*preço final: os preços são parecidos com os de loja física, isso para que o relacionamento dos fornecedores com as distribuídas tradicionais não fosse prejudicado.
...