A principal tarefa da contabilidade gerencial
Seminário: A principal tarefa da contabilidade gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gruppelli • 13/9/2014 • Seminário • 2.753 Palavras (12 Páginas) • 438 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADE PRÁTICA
SUPERVISIONADA
CONTABILIDADE GERENCIAL
Pólo: Pelotas – RS
Semestre: 7º Semestre
Autores:
RAQUEL TIMM PERLEBERG, ALESSANDRO GONÇALVES ABEL, CRISTIANO HARTWIG ROPKE, PAULO RENATO AMARAL DE MOURA, JULIANO GRUPELLI
ATIVIDADE PRÁTICA
SUPERVISIONADA
Contabilidade Gerencial
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
7º SEMESTRE
Ciências Contábeis
Pelotas – RS
Professor tutor presencial: Yuri Klug
Professor tutor EAD: Eionyr Morais Barbosa
Professor EAD: Wagner Luiz Villalva
Autores: Alessandro Gonçalves Abel RA: 2309333033
Raquel Perleberg RA: 2307331107
Cristiano Hartwig Ropke RA: 2330415463
Paulo Renato Amaral de Moura RA: 2334445269
Juliano Gruppelli RA: 2625482419
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. QUAL O OBJETIVO PRINCIPAL DA CONTABILIDADE GERENCIAL 4
3. QUAIS OS TRÊS MACROCONJUNTOS DE INFORMAÇÕES? EXPLICÁ-LOS. 4
4. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DOS SISTEMAS CONTÁBEIS EM TERMOS GERENCIAIS? 4
5. ONDE TERMINA A CONTABILIDADE FINANCEIRA E COMEÇA A CONTABILIDADE GERENCIAL 5
6. DEZ FUNÇÕES DO CONTADOR GERENCIAL 5
7. QUAIS CARACTERISTICAS QUE O CONTADOR GERENCIAL DEVE APRESENTAR 6
8. CUSTOS 7
9. CUSTOS DIRETOS 7
10. CUSTOS INDIRETOS 7
11. CUSTOS FIXOS 8
12. CUSTOS VARIAVEIS 8
13. INVESTIMENTOS 8
14. PERDAS 9
15. BASES DE RATEIO 9
16. MÉTODOS DE CUSTEIO 9
16.1. CUSTEIO POR ABSORÇÃO 9
16.2. CUSTEIO DIRETO OU VARIÁVEL 9
17. DEFINIÇÃO DE PROCESSOS 10
18. PROCESSOS E CONCORRÊNCIA 10
19. PROCESSOS E TECNOLOGIA 11
20. PROCESSOS E SERVIÇOS 11
21. TABELA DE COMPONENTES DE UM ORÇAMENTO 11
22. CONCLUSÃO 13
23. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade Gerencial é o segmento da ciência contábil, que se verificam os maiores esforços de pesquisa em todo o mundo. Apesar disso, muitos acadêmicos, aceitam o fato de que não existe uma teoria unificada para Contabilidade Gerencial. Muitos chegam a entender que não passa de uma coleção de técnicas tomadas emprestadas de outras disciplinas correlatas. Apesar de usar temas de outras disciplinas, ela se caracteriza por ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado a informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisões, e por seu caráter integrativo dentro de um sistema de informação contábil.
Apesar de muitos teóricos considerarem que a Contabilidade Gerencial é para a tomada de decisão, entendemos que devemos ter também uma estrutura de informações operacionais e repetitivas, que possibilitem auxílio permanente a todo ciclo administrativo de execução e controle.
2. QUAL O OBJETIVO PRINCIPAL DA CONTABILIDADE GERENCIAL
O principal objetivo da Contabilidade Gerencial é o uso da informação contábil como ferramenta para a administração e tomada de decisão. Seu objetivo é canalizar informações que sejam apresentadas de forma sintética, em grandes agregados, com a finalidade de controlar e planejar a empresa dentro de uma visão de conjunto.
Segundo a Associação Nacional dos Contadores dos Estados Unidos, a Contabilidade Gerencial é o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração planejamento, avaliação e controle dentro de uma organização e para assegurar e contabilizar o uso apropriado de seus recursos. “Padoveze” (2000, p.27)
3. QUAIS OS TRÊS MACROCONJUNTOS DE INFORMAÇÕES? EXPLICÁ-LOS.
- Gerenciamento Contábil Global: serve para satisfazer a alta administração da empresa, possibilitando ao administrador uma visão conjuntural se tratando de informações todo empresarial.
- Gerenciamento Contábil Setorial: Objetiva suprir a demanda da média administração, contendo informações mais detalhadas, mas com elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam o desempenho de unidades, divisões departamentos.
- Gerenciamento Contábil Específico: Fornece informações detalhadas relativas às atividades operacionais, inexistindo a visão do conjunto sendo as informações associadas a uma unidade e ou setor específico. “Padoveze” (2000, p.34)
4.
...