A taxa de juros
Artigo: A taxa de juros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lidianeeleo • 5/11/2013 • Artigo • 461 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
A taxa de juros tem sido tema freqüente do debate econômico e político no Brasil há muitos anos. Tratado de forma superficial por alguns, o tema é comumente abordado nas campanhas para Presidência da República, porém, deixado de lado, logo após o término de cada campanha eleitoral.
A “cruzada contra os juros baixos”, isto é, a cruzada para que o Banco Central promovesse uma elevação da taxa básica de juros, teve início em fevereiro de 2013. Naquele momento, ainda não havia sido estabelecida uma convenção em relação ao aumento da Selic. Mas ali começou sua gênese: houve um bombardeio por parte de analistas e da imprensa no sentido de formar uma opinião pública consensual em torno da necessidade de aumento da taxa básica.
A partir de meados de março, os mercados de taxa de juros começaram a registrar uma elevação da volatilidade, notavelmente perceptível ao olharmos o comportamento dos retornos das carteiras compostas por títulos mais longos. Essa volatilidade, contudo, refletia mais uma falta de consenso em relação a quando a taxa Selic ia subir. Que ela ia subir já era um fato consumado – uma convenção – para o mercado.
O Brasil é um dos campeões de juros altos em todo o mundo. Com a taxa SELIC na casa dos 10,50% ao ano, considerando inflação medida pelo IPCA de 4,5% (previsão do IPCA para 2012), a taxa de juros real projetada para este ano é de 6,0% ao ano.
O que é a taxa de juros Selic e como é controlada?
Além da taxa de inflação, que mede o aumento dos preços, temos a taxa de juros Selic que determina o nível básico de juros na economia.
Se você pudesse emprestar dinheiro para qualquer um, quem seria o menos arriscado a não te pagar? A resposta pode parecer contraditória, mas este alguém é o governo, que no limite pode imprimir dinheiro para pagar suas dívidas (isso geraria inflação, mas em última instância você seria pago).
A taxa de juros que o governo paga para tomar dinheiro emprestado deve ser portanto a mais baixa da economia, que no caso do Brasil é justamente a taxa Selic (as LFTs são títulos públicos pós fixados e indexados à Selic).
Consequentemente, todas as taxas de juros na economia serão superiores à meta da taxa Selic, definida pelo Banco Central do Brasil, por meio do Copom (comitê de política monetária).
E o que ocorre quando se reduz a taxa?
A redução da Selic do animo e economia e estimula o crescimento. O efeito de exatamente o inverso daquele obtido pelo aumento da taxa de juros: o sistema de credito cresce, o volume de dinheiro em circulação aumenta e as pessoas consomem mais. A facilidade em obter financiamentos pode, por exemplo, fazer com que as pequenas empresas cresçam, novos negócios surjam e os empregos se multipliquem.
...