ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SEUS INDICADORES CONTÁBEIS
Por: Raphael Reis • 17/11/2017 • Monografia • 6.236 Palavras (25 Páginas) • 338 Visualizações
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
CURSO DE CONTABILIDADE
ELISANGELA MARQUES DOS SANTOS
JÉSSICA FRAZÃO MARREIRA
ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SEUS INDICADORES CONTÁBEIS.
MANAUS
2017
ELISANGELA MARQUES DOS SANTOS[pic 1]
JÉSSICA FRAZÃO MARREIRA
ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SEUS INDICADORES CONTÁBEIS.
.
Projeto de pesquisa solicitado como pré-requisito para obtenção de nota na disciplina metodologia do Projeto de pesquisa, no 7° período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana de Manaus.
Orientador: Prof.ª Simone Amâncio
MANAUS
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. DELIMITAÇÃO 4
2. PROBLEMATIZAÇÃO 5
3. JUSTIFICATIVA 6
4. QUESTÕES DE PESQUISA 7
5. OBJETIVOS 7
5.1. OBJETIVO GERAL 7
5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7
6. METODOLOGIA 8
6.1. QUANTO À NATUREZA: QUALITATIVA 8
6.2. QUANTO AOS MEIOS: BIBLIOGRAFICOS 8
7. REFERENCIAL TEÓRICO 9
7.1. ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE 9
7.2. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 10
7.3. CONTABILIDADE AMBIENTAL 12
7.4. INDICADORES AMBIENTAIS 14
8. CRONOGRAMA 16
REFERÊNCIAS 17
RESUMO
No mundo globalizado onde a competitividade impera, as organizações precisam garantir sua permanência no mercado diante disso, os indicadores contábeis procuram identificar as vantagens e desvantagens para análise da sustentabilidade ambiental, visto que, a gravidade do assunto abordado está no compromisso que as empresas buscam em regularizar atitudes responsáveis para minimizar impactos gerados ao meio ambiente, auxiliando e interferindo na sociedade e empresa, buscando com que, se adéquem as regras instituídas ao meio ambiente, com o objetivo de analisar a importância dos indicadores no desenvolvimento da sustentabilidade na empresa, a fim de identificar a forma de facilitar os benefícios e ganhos que podem trazer a organização. Assim iremos cooperar de forma acentuada para facilitar a visualização de parâmetros que ajudem o profissional da área contábil, pois a informação adquirida com aplicação do objeto exposto trouxe muito conhecimento, de forma que se torne um profissional com profunda noção na análise da sustentabilidade e indicadores contábeis. A sustentabilidade ambiental tem em vista que as empresas passem a serem economicamente viáveis, socialmente justas, ecologicamente corretas, e que visam o apontamento dos fatos que implicam o patrimônio da empresa, tem por objetivo fazer o registro dos movimentos e do patrimônio da mesma. Com indicadores contábeis podemos verificar dados quantificados de fácil compreensão, empregados nos processos de decisão, sendo favoráveis nas ferramentas de avaliação e redução de aquisição em tempo e recursos financeiros.
Palavras-chaves: indicadores; vantagens: impactos gerados.
INTRODUÇÃO
A sustentabilidade ambiental é um processo demorado, que requer mudança, aperfeiçoamento e constante transformação estrutural, que deve ter participação ativa da empresa, para diminuir possíveis danos ambientais consequentes ao tipo de atividade exercida. Tendo despertando interesse de pesquisadores e empresários que visam apresentar condições satisfatórias voltadas para a sustentabilidade ambiental. As organizações estão cada vez mais preocupadas com a responsabilidade ambiental, é vista como um sistema de informações sobre sua condição patrimonial, financeira e econômica que a cada dia está adentrando em um campo de conduta relativamente moderno, em que o desafio é fornecer também subsídios que possibilitem integrar o crescimento econômico e desenvolvimento sustentável.
Falar das problemáticas ambientais pede uma visão sistêmica, para se apreciar inter-relações entre sociedade, empresa e meio ambiente, contudo tais ações trazem um custo alto, levando as empresas a repensar nas adequações. Com isso, surge o desenvolvimento sustentável, como uma nova alternativa de ampliação que se baseia na procura por um método que vise garantir a qualidade de vida das pessoas, voltada ao meio ambiente.
A atuação do contador no âmbito ambiental é de suma importância, o surgimento desta área contábil veio ajudar os contadores no desenvolvimento de ferramentas, voltadas não somente em proporcionar relatórios que auxiliem seus gestores em tomadas de decisões, mas também, no que se refere à prevenção, proteção e recuperação ambiental. Neste contexto, questiona se que forma a análise da sustentabilidade ambiental e seus indicadores contábeis podem contribuir para a empresa e para a sociedade? De que maneira as empresas minimizam seus custos utilizando os indicadores contábeis como forma de nutrir a sustentabilidade ambiental? E como gerar recursos financeiros através dos indicadores contábeis contribuindo para sustentabilidade ambiental de uma organização?
A relevância do tema abordado está na necessidade cada vez maior, que as empresas têm em evidenciar atitudes responsáveis quanto aos impactos que suas intervenções causadas na sociedade e no meio ambiente, auxiliando as empresas a se adequarem às normas impostas para um desenvolvimento sustentável. Dessa forma, as empresas podem colaborar particularmente para o desenvolvimento sustentável, a partir da inovação nos seus produtos e processos, a fim de usar com eficiência a matéria prima, aperfeiçoando a representação do produto, diminuindo os riscos dos problemas com a responsabilidade ambiental e aperfeiçoando a classe de trabalho.
...