ANÁLISE DE INVESTIMENTOS, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CONTABILIDADE DE CUSTOS E ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRA.
Por: FLOR0512 • 16/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.881 Palavras (12 Páginas) • 383 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CONTABILIDADE DE CUSTOS E ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRA.
EQUIPE
GABRILA FERREIRA SILVA – RA 8547945016
DESAFIO PROFISSIONAL: “escolher uma empresa e analisar seus demonstrativos contábeis, conforme aprendido nas aulas. A partir dessa análise, elaborar o parecer
apresentando a saúde financeira e econômica da empresa.”
Tutor: Profª Juliana Andrade
São Luís
2015
ÍNDICE
- PASSO 1 .......................................................................... 03
- PASSO 2........................................................................... 04
- PASSO 3........................................................................... 05
- PASSO 4........................................................................... 06
- Payback Simples ........................................................ 06
- Payback descontado.................................................... 06
- Valor presente liquido (VPL) ..................................... 07
- Taxa Interna de Retorno (TIR) ................................... 07
- PASSO 5............................................................................. 08
- Balanço Patrimonial .................................................... 08
- DRE ............................................................................. 09
- PASSO 6............................................................................. 10
6.1 Balanço Patrimonial...................................................... 10
Passo 1:
Através dos relatórios contábeis a empresa tende a adquirir informações que possam contribuir para o gerenciamento da mesma no que diz respeito ao comportamento das contas, identificar as tendências apresentadas nas suas demonstrações, evidenciar a capacidade de cumprimento de suas dívidas e conseguir ter o conhecimento da sua estrutura patrimonial.
Segundo Brizolla (2008, p. 28) “A contabilidade retrata, por meio do balanço, a situação patrimonial da empresa em determinada data, proporcionando o conhecimento de seus bens, direitos, obrigações e de sua estrutura patrimonial”.
Devendo utilizar-se de métodos e técnicas dentro de uma gama de princípios, postulados e conceitos para determinar de forma mais precisa possível o valor dos bens, direitos e obrigações (o patrimônio) da empresa.
De acordo com o CFC (2000), a demonstração contábil deve ser veraz e equitativa de forma a propiciar revelação suficiente sobre a entidade para que o usuário se sinta informado.
O Balanço Patrimonial apresenta informações econômicas e financeiras relativas à gestão do patrimônio ocorrida durante um exercício social. Apresentando a situação patrimonial da empresa em um dado momento, sendo três elementos componentes do patrimônio: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
O CFC (2000) segundo a dinâmica patrimonial informa a evolução dos fenômenos patrimoniais que, ao final do exercício social, evidenciam o resultado da atividade econômica exercida sobre o patrimônio no período.
Existindo ainda outros tipos de demonstrações contábeis, tais como: Demonstração do Resultado do Exercício que evidencia o resultado do lucro ou prejuízo, que a empresa obteve durante um período, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos que evidencia o lucro apurado no exercício e sua destinação, Demonstração dos Fluxos de Caixa que oferece maior facilidade por visualizar melhor o fluxo dos recursos financeiros e a Demonstração do Valor Adicionado que evidencia o quanto de riqueza (PIB) uma empresa produziu.
A apresentação dos relatórios contábeis possibilita, de acordo com o relatório escolhido, obter dados específicos e sintetizados da situação financeira da empresa. As demonstrações contábeis se tornam essenciais para a empresa, pois permitem uma análise da vários ângulos, ao constatar sua situação presente, passada e consequentemente cogitar situações futuras.
Passo 2:
Pela necessidade de extrair informações que levem a uma melhor tomada de decisão pelos gestores, existem algumas técnicas de análise de balanço, tais como: análise vertical e a análise horizontal, que serão utilizadas na empresa em questão.
A análise vertical permite, inicialmente, que o analista avalie a estrutura do Balanço (Balanço Patrimonial e DRE), o que se chama de lógica de balanço, isto é, se a proporcionalidade dos diferentes componentes patrimoniais e de resultados se mantém ao longo dos anos.
A fórmula de cálculo da analise vertical compara cada conta ou grupo com cada item do Ativo Total ou do Passivo Total, demonstrando pela seguinte fórmula: Conta (ou grupo de contas) x 100 / Ativo Total (ou Passivo Total).
Iudícibus (1998), afirma que a analise vertical é o processo que objetiva a medição percentual de cada componente patrimonial ou de resultado econômico em relação ao total de que se faz parte.
Essa análise permite, através da utilização de instrumentos diversos, a decomposição, a comparação e a interpretação das demonstrações contábeis ou gerenciais e suas extensões, com vista a avaliar o desempenho e as tendências da empresa, para atender determinado objetivo.
A análise horizontal permite a avaliação do aumento ou da diminuição dos valores, que expressam os componentes patrimoniais ou de resultados através da comparação entre os períodos do exercício social.
O resultado do cálculo da analise horizontal indica o aumento ou diminuição de uma despesa, sendo calculada da seguinte forma: Valor atual do item x 100 / Valor do item no ano-base (anterior).
Para Iudícibus (1998), a finalidade da análise horizontal é denotar o crescimento de itens dos Balanços e das Demonstrações de Resultados através dos períodos, a fim de caracterizar tendências.
Os índices adotados nesta análise transmitem informações importantes sobre a situação de solvência ou liquidez da empresa (sua capacidade de pagamento), sobre a forma como está estruturado o seu capital (como estão distribuídos as suas obrigações) e sobre a rentabilidade (o retorno dos investimentos).
Contudo, se faz necessário estabelecer procedimentos com a finalidade de mapear ou acompanhar a evolução de determinado elemento patrimonial analisar os índices com relação aos intervalos de tempos ocorridos.
...