TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amazônia - Investimento Para O Desenvolvimento Ou Para A Destruição?

Exames: Amazônia - Investimento Para O Desenvolvimento Ou Para A Destruição?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 5

Amazônia - Investimento para o desenvolvimento ou para a destruição?

A maior floresta tropical do mundo é a Amazônia que está presente em oito países da América do Sul: Brasil, Suriname, Venezuela, Guiana, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, além do território da Guiana Francesa. Possuía uma extensão superior a cinco milhões de quilômetros quadrados, mas, devido a grande devastação sua área foi reduzida em 12%. A floresta apresenta recursos grandes para a exploração de madeira, instalação de agropecuárias e mineração, que geram transtornos ambientais de escala global.

Amazônia Legal é o termo dado à parte da floresta que está situada no território brasileiro e que corresponde a 64% de toda a área da floresta Amazônica. Os principais estados brasileiros que devastam a Amazônia são: Pará, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia e Maranhão. Entre agosto de 2008 e julho de 2009, foi realizado um levantamento da devastação, onde o desmatamento nesse período foi o menor em 21 anos. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desde o início da utilização do PRODES (sistema de satélite para monitorar o desmatamento na Amazônia), em 1988, essa foi a menor taxa de desmatamento registrada na Amazônia Legal. Estima-se que em 2020, terá reduzido em até 95% a taxa de devastação.

Com a busca incessante de terras para fins lucrativos, grandes proprietários, donos de grandes empresas, estão tomando terras pertencentes ao povo indígena e cada vez mais, e a principal cultura do Brasil está sendo exilada pelo fato de que são necessárias mais terras para o desenvolvimento econômico da região e do país.

De acordo com o SICAFI (Sistema de cadastro, Arrecadação e Fiscalização), os problemas ambientais poderão causar maiores danos com o investimento governamental de R$ 70 bilhões na infra-estrutura da região amazônica em 2010 no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento),isso se dará porque não haverá longo prazo para a conservação de determinados locais. Punições estão sendo dadas aos devastadores de áreas protegidas, para assegurar a preservação da Amazônia que ainda resiste aos maus tratos dos exploradores incessantes.

A devastação ocorre desde a época da colonização do Brasil. A ordem cronológica e os principais interesses na exploração eram:

1494 – Com a assinatura do Tratado de Tordesilhas (Portugal e Espanha), ofereceu aos espanhóis o oeste da América do Sul, onde fica a floresta Amazônica.

1540 – Ingleses, franceses e holandeses tentaram invadir a Amazônia.

1637 – Os portugueses realizaram a primeira expedição na Amazônia, com a exploração de frutos como cacau e castanha.

1750 – Com o Tratado de Madri (Portugal e Espanha), onde dava o domínio da floresta Amazônica, aquele que ocupasse e explorasse a mata. Os portugueses ganharam.

1870 a 1900 – Exploração da borracha. Esta atividade tornou expressiva a economia local. As fábricas importavam grandes quantidades de matéria-prima.

1960 – Militares promovem obras de infra-estrutura para integrar a Amazônia, isso porque temiam a internacionalização da Amazônia.

1970 – O aumento populacional fez com que fossem desmatados 14 milhões de hectares para ocupação do território.

1980 – Desmatamento avançado devido às impulsionadas vendas de madeiras e expansão agropecuária.

1988 – Assassinato do seringueiro, ativista ambiental e líder dos seringueiros, Chico Mendes, que lutava pela preservação da Amazônia. Introdução do PRODES (Sistema de Satélite para Monitorar o Desmatamento na Amazônia).

1990 – A área desmatada passou a ser 41 milhões de hectares.

2000 – A pecuária foi introduzida e teve um aumento populacional de 21 milhões.

2005 a 2010 – Políticas públicas eficazes de preservação ambiental e redução dos índices de desmatamento na Amazônia.

A crescente destruição da floresta se dá por exploração desenfreada de matéria-prima ilegalmente, para lucros maiores e menores custos com matéria-prima. A implantação de projetos de colonização e programas agropecuários propiciam a concentração de grandes extensões de terras nas mãos de poucos, criando conflitos entre posseiros e proprietários para dominarem as terras. A mineração é feita a céu aberto e causa danos maiores. Poluem ar e água, causando problemas de saúde as pessoas e devastação ambiental.

A floresta Amazônica é uma grande reserva natural que rende lucros ao país. Sua grande riqueza em madeira, potencial hidrelétrico e grandes faixas de terras, tornam a Amazônia o lugar ideal para a exploração dessas atividades. Com o intuito de maior desenvolvimento dessas atividades, investimentos estão sendo feitos no local. Está sendo estudado um Projeto de Lei pra autorizar:

• Derrubada de 50% da vegetação nativa da Amazônia para construção de propriedades privadas. Estas propriedades gerarão emprego, impostos, exportação e importação e crescimento na economia do país.

• Legalização de todos os desmatamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com