ANÁLISE DE MODELO DE IMPLANTAÇÃO DO TDABC EM UMA EMPRESA DE SINALIZAÇÃO VIÁRIA
Por: Kelianne Andrade • 13/11/2016 • Artigo • 4.376 Palavras (18 Páginas) • 424 Visualizações
ANÁLISE DE MODELO DE IMPLANTAÇÃO DO TDABC EM UMA EMPRESA DE SINALIZAÇÃO VIÁRIA
Kelianne da Silva Andrade
Juliana Moraes da Silva²
RESUMO
Com a competitividade e a situação atual da economia, a gestão de custos é um componente importante na gestão de estratégias, este artigo tem como objetivo analisar um modelo de implantação do sistema TDABC (Custeio baseado em Atividades e Tempo ou Time-Driven Activity Based Costing) em uma empresa de Sinalização Viária, neste método é possível alocar custo às atividades por meio de direcionador de tempo. A pesquisa corresponde a um estudo de caso, com utilização de uma abordagem qualitativa. Inicialmente foi efetuada uma revisão na literatura do tema, e através dela foi possível evidenciar os principais pontos deste sistema de custeio, as vantagens e desvantagens de aplicação e as etapas a serem seguidas para implantação. Posteriormente foi realizada uma breve descrição da empresa pesquisada e as etapas seguidas para montagem do modelo de implantação, desde a coleta de dados, montagem de modelo de custeio TDABC até a aplicação com base em dados coletados. O TDABC além de apresentar os custos dos produtos com base nos reais gastos, traz diversas vantagens, pois permite a empresa formular seu preço de venda baseado no custo dos produtos.
Palavras-chave: TDABC, Sinalização Viária, Custeio ABC
ABSTRACT
With competitiveness and the current state of the economy, cost management is an important component of management strategies, this article aims to analyze a model implementation of a TDABC system (Time-Driven Activity Based Costing), in a road signage company. Using this method it is possible to allocate costs to the activities by means of time distribution. The research represents a case study and utilizes a qualitative approach. Through a review of the subject, it was possible to highlight its main points, the advantages and disadvantages of application, and the steps to be followed for implementation. Afterwards, a brief description of the researched company and steps taken to assemble the deployment model was made, including data collection, assembly of a TDABC model and application based on collected data. Besides presenting product costs based on actual expenditures, the TDABC system brings several advantages for it allows the company to formulate its selling price based on the cost of the products.
Keywords: TDABC, Road signs, Costing ABC
1 INTRODUÇÃO
O mundo evolui e com ele toda a economia, com o passar dos anos, o crescimento do mercado cada vez mais globalizado se viu necessitado de um método em que se apurasse com maior eficiência o custo do produto, favorecendo a oferta de bens e serviços de alta qualidade e de baixos custos, tornando-se assim eficaz, trazendo valores que não serviriam apenas para análises financeiras, mas também para tomada de decisões.
Com o objetivo de tornar mais ativo o mercado de sinalização viária, com valores mais precisos para determinar custos de produtos e estipular preços de venda ou analisar sua lucratividade, o presente estudo analisa a aplicação do TDABC (Time-Driven Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades e Tempo) que é sua versão mais atual, nota-se que em sua literatura este sistema de custeio é um sistema implantado em grandes organizações destacando vantagens, desvantagens e a importância de sua utilização, sempre analisando qual o melhor método a ser implantado, levando-se em conta o processo industrial e o produto.
Na indústria analisada o fator determinante para que o custo seja calculado é a demanda de produção, o tempo é a maior variável se comparado com a atividade, no entanto pode haver modificações, pois determinadas atividades levam mais tempo que outras, o que determina é a quantidade produzida. Como o TDABC prioriza este aspecto, deveria ser adequado ao setor da indústria de sinalização viária, porém não foram encontradas pesquisas que nos trazem aplicações neste ramo, tornando-se uma pesquisa incomum que pode contribuir com o aprimoramento neste setor industrial.
Com a finalidade de verificar a atribuição ou não deste método no contexto proposto, se pretende responder a seguinte pergunta: qual o custo do produto produzido e a viabilidade de implantação deste método de custeio levando-se em conta o tempo/atividade gasto em cada setor?
Para tal fim inicialmente foi realizado um breve referencial teórico, em seguida foi mencionado os aspectos metodológicos e passa-se a discorrer sobre o estudo de caso realizado em uma indústria de produtos de sinalização viária.
O TDABC pode ser implementado na empresa no qual foi realizado o estudo de caso, apesar de seu subjetivismo, a pesquisa foi concluída, e os custos encontrados através do TDABC trouxe resultados positivos.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
O ABC não é uma técnica nova, mas tem sido utilizada em grandes empresas, pois tem sido mais eficiente que os métodos tradicionais (custeio por absorção, custeio variável e padrão). Ele é considerado como uma ferramenta de gestão que tem como objetivo identificar os custos e as etapas onde estes são consumidos, permitindo uma melhor visualização dos custos através da análise das atividades realizadas ou através do tempo (TDABC) dentro da companhia e suas respectivas relações com os objetos de custos. (MARTINS, 2003)
Para que isto ocorra é necessário que ele seja implementado através de uma sequência de operacionalização, que de acordo com Kliemman Netto (2001) são elas:
• Identificação: Realizar levantamento das principais atividades executadas pela companhia;
• Seleção dos direcionadores de custo: É o fator que determina o custo de uma atividade, o mesmo influencia a maneira como os produtos consomem as atividades;
• Atribuição: Onde se faz a relação entre a identificação e a seleção, e por fim
• Atribuição dos custos das atividades aos produtos.
2.1 RAZÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ABC
A importância que se dá a utilização do sistema de custeio ABC é em virtude do mesmo não ser apenas um sistema que dá valor aos produtos e as atividades, mas também trás informações aos gestores auxiliando-os nas tomadas de decisões.
O principal
...