APRESENTAÇÃO DA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO DA PESQUISA E SEGMENTO DE ATUAÇÃO
Por: Fernandoss8876 • 1/12/2019 • Projeto de pesquisa • 571 Palavras (3 Páginas) • 132 Visualizações
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO DA PESQUISA E SEGMENTO DE ATUAÇÃO
Sobre a empresa
A empresa escolhida para desenvolver o projeto de inovação é a ENEL Brasil, que atua na distribuição nacional de energia elétrica dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás. Por se tratar de um projeto inovador que envolve custo de oportunidade e alto investimento, previamente ocorrerá dentro do Estado de São Paulo. Portanto, informaremos abaixo um breve resumo sobre a empresa e seu ramo de atuação.
A Enel, é a maior empresa de distribuição de energia elétrica do país. Em São Paulo, ela atende cerca de 7,2 milhões de consumidores em 24 municípios incluindo a capital paulista. Em 2018, ela foi adquirida pelo grupo Enel e a partir de 4 de dezembro passou a se chamar Enel Distribuição São Paulo.
Sobre o grupo Enel
O grupo Enel é um dos maiores players integrados do mercado mundial de energia e gás. Atuante em mais de 30 países levando energia para mais de 73 milhões de clientes finais ao redor do mundo.
Esta empresa conduz processos rígidos e altamente supervisionado. Ela é uma empresa do setor de Energia Elétrica, e compete mercado com empresas privadas e públicas. No Brasil, é a maior empresa do setor privado e desempenha um papel de liderança no desenvolvimento de fontes renováveis de energia do país. Atua em toda cadeia energética, nas áreas de geração, distribuição, transmissão e comercialização, além de soluções em energia.
Sobre o setor e os concorrentes
O setor no qual a Enel atua é o setor de energia elétrica. No Brasil, este setor é regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). A ENEEL foi criada em 1996 e sua missão é “proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade”. No Brasil, a principal fonte de geração é a hidrelétrica (água corrente dos rios), que responde por 62% da capacidade operacional do país. Em seguida vem as termelétricas (gás natural, carvão mineral, combustíveis fósseis, biomassa e nuclear) com 28%. O restante é proveniente de energias eólicas (dos ventos) e importação de energia de outros países.
O projeto
O intuito do projeto é inovar tomando como base uma tecnologia já existente, porém mal utilizada. Identificamos uma dificuldade que muitas famílias enfrentam em suas residências. A hora em que o colaborador da empresa vai até a casa para realizar a leitura de consumo de energia por Kw/h (Kilo Watt Hora) e normalmente não consegue realizar a leitura correta ou sofre algumas dificuldades como: Cachorros e outros animais impedindo a coleta efetiva; os moradores não estão nas casas, e outros motivos. Estes motivos são enfrentados também pelos moradores.
Portanto, visando gerar maior lucro para as empresas, o projeto visa abrir mão dos funcionários que desenvolvem esta atividade de coleta de dados manualmente, e inserir um chip que auxiliará a empresa e o morador a monitorar os seus gastos, incentivando a um consumo consciente de energia, possibilitando assim para a empresa máxima eficácia na coleta de informações. O sistema será responsável pela coleta e conversão de dados digitais (que geralmente são analógicos) para o banco de dados central, fazendo com que a empresa possua maiores informações em tempo real de consumo, podendo oferecer descontos com base nisto, auferindo com mais precisão os dados utilizados.
...