TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AR Sistemas de Informação

Por:   •  19/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]        [pic 2]

ROTEIRO DE ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM ATIVIDADE REFLEXIVA

Atividade: Estudo de Caso

Temática: A importância da escolha de um sistema de informação. Disciplina: Sistema de Informação Contábil

Prof. André Luiz Comunelo

  1. Características do Estudo Dirigido

O estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Ele serve para responder questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado.

O estudo de caso contribui para compreendermos melhor os fenômenos individuais, os processos organizacionais e políticos da sociedade. É uma ferramenta utilizada para entendermos a forma e os motivos que levaram a determinada decisão. Conforme Yin (2001) o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método que abrange tudo em abordagens especificas de coletas e analise de dados.

O objetivo desse estudo de caso é a partir de dados fictícios identificar a situação da empresa e emitir opiniões sobre questões fundamentais para sua gestão.

  1. Contextualização e preparação para o estudo

Atualmente as empresas precisam estar centradas em suas informações, exigindo de seus gestores estratégias eficientes, que podem ser facilitadas utilizando-se de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação.

O sistema de informação pode, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas:

  • Reduzir os custos das operações;
  • Disponibilizar um melhor acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
  • Melhoria na produtividade, tanto setorial quanto global;
  • Estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão;
  • Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões;
  • Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações;


[pic 3]        [pic 4]

  • Melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema;
  • Redução do grau de centralização de decisões na empresa;
  • Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.

Nesse sentido compreender as diferentes estruturas das empresas e dos sistemas de informação auxiliam o contador no seu trabalho e também no cumprimento da sua função de fornecer informações para o processo de tomada de decisão.

  1. Atividades (roteiro de perguntas para serem respondidas e postadas)

  1. Os sistemas informacionais são estruturados por níveis de influência, então o contador necessita conhecê-los para gerar informações pertinentes, nesse sentido?

“Conforme Iudícibus, Martins e Gelbcke (2006, p. 48): A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover a seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.”

“Os sistemas de informações estão estruturados em três níveis, de influência: estratégico, tático e operacional.”

Analisando estas duas definições, acredito que é de grande importância para o contador não apenas conhecer, mas ter um domínio nos sistemas informacionais para que possa gerar as informações precisas e desenvolver um trabalho com maior facilidade, precisão e agilidade.

1.1) O nível estratégico necessita de quais informações? Cite exemplos

Nível Estratégico: São tomadas decisões estratégicas; são complexas e exigem informação bastante variada e ao nível das relações da organização/meio envolvente, não se exige muita especificidade. Estão incluídas nela a definição dos objectivos e a elaboração de políticas gerais da organização. A informação provém de fontes externas à organização e também dos outros níveis hierárquicos.

Quando se fala de nível estratégico, cada decisão tem o seu mérito e o seu timing, um pico de consumo precisa ser controlado, quando essa ocorrência é muito frequente, é preciso uma decisão tática ou até operacional, buscando reduzir ou até mesmo eliminar essa possibilidade. Apesar dos esforços, quando se verifica que a oferta de energia, por exemplo, poderá ser um grave problema para os próximos anos, uma decisão estratégica torna-se necessária. O nível estratégico analisa todas as informações para tomar a decisão mais acertada para a empresa.

1.2) O nível tático necessita de quais informações? Cite exemplos

Nível Tático: Onde têm lugar as decisões tácticas e que exigem informação pormenorizada, com alguma triagem, havendo responsabilidades na interpretação da informação, que provém de fontes internas e sendo obtida com alguma frequência.

As funções para o sistema tático, embora tenham o mesmo nome, são diferenciadas quando comparadas ao sistema operacional, assim podemos ver:

Cadastro de pedidos: neste nível, o cadastro de pedidos é fundamental para o planejamento e a programação de atividades propiciando a correta adequação de recursos e aquisição de insumos. Além disso, levantamentos históricos permitirão detectar sazonalidades e assim rearranjar a produção para tal época.

Controle de estoque: ter um amplo conhecimento não apenas sobre o que está disponível para consumo imediato, mas também fazer previsões com base em levantamentos históricos e pedidos registrados, permitindo avaliar tendências com maior propriedade alocando insumos dentro de um prazo ajustado ao giro.

Folha de pagamento: permite fazer uma previsão de recursos para o pagamento de salários e encargos ao longo do ano, permitindo adequação da empresa quanto a variáveis sazonais, envolvendo contratações temporárias e suas consequências.

Controle de consumo de energia elétrica ou combustível: com a produção já programada para meses subsequentes, será possível racionalizar o uso de equipamentos, realocando a produção de determinados itens para horários menos críticos com reconfiguração de linhas de produção, turnos ou horários. Quando se fala de nível estratégico, cada decisão tem o seu mérito e o seu timing, um pico de consumo precisa ser controlado, quando essa ocorrência é muito frequente, é preciso uma decisão tática ou até operacional, buscando reduzir ou até mesmo eliminar essa possibilidade. Apesar dos esforços, quando se verifica que a oferta de energia, por exemplo, poderá ser um grave problema para os próximos anos, uma decisão estratégica torna-se necessária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (66 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com