ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CONTABILIDADE
Por: flaviaprodrigues • 19/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.132 Palavras (17 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DA CONTABILIDADE
2.2 OBJETO
2.3 OBJETIVO DA CONTABILIDADE
2.4 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
2.5 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
2.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
2.7 A MISSÃO DA EMPRESA
2.8 A VISÃO EMPRESARIAL
2.9 PROCESSO ADMINISTRATIVO (PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR)
2.10 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES
2.11 ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE.
2.12 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS.
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar os principais conceitos, o objeto de estudo e a finalidade da contabilidade, bem como a importância da escrituração contábil juntamente com as suas demonstrações, a fim de proporcionar informações adequadas para as corretas tomadas de decisões.
Demonstrando ainda o quanto o processo administrativo pode influenciar para o crescimento da empresa, tendo uma visão e uma missão já estabelecida, mas sempre observando os ambientes das organizações que podem influenciar no dia-a-dia da empresa.
Pretende-se com esse trabalho fixar os conteúdos deste semestre entre as várias disciplinas, com a apresentação do envolvimento da contabilidade com os aspectos jurídicos e também com as operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DA CONTABILIDADE
Inúmeras são as formas utilizadas pelos doutrinadores, escritores e professores para conceituar contabilidade, ressaltando o seu objeto, objetivo, sua finalidade e importância como instrumento de controle à disposição de seus usuários.
Segundo Osni Moura Ribeiro, todas as formas utilizadas para classificar a contabilidade como método, conjunto de procedimentos, técnicas, sistemas, arte etc., referem-se às simples facetas ou aos aspectos dessa disciplina, usualmente concernentes à sua aplicação prática, na solução de questões concretas.
Não restam dúvidas de que a contabilidade, como conjunto de conhecimentos historicamente acumulados, dotados de universidade e objetividade, estruturados com métodos, teorias e linguagens próprios, revela-se como a ciência do patrimônio.
A contabilidade, portanto, é uma ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades econômico-administrativas.
“E a ciência que estuda e pratica as funções de orientações de controle e de registro relativas à administração econômica “ (Conceito oficial formulado no primeiro Congresso Brasileiro de Contabilista, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924).
- OBJETO
O objeto da contabilidade é o Patrimônio das entidades econômico-administrativas. Ele é constituído por BENS, DIREITOS e OBRIGAÇÕES.
- OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Segundo Osni Moura Ribeiro o objetivo da contabilidade é permitir o estudo, o controle e a apuração de resultados diante dos fatos decorrentes da gestão do Patrimônio das entidades econômico-administrativas.
A principal finalidade da contabilidade é fornecer informações de ordem econômica e financeira sobre o patrimônio, para facilitar as tomadas de decisões por parte dos seus usuários. As informações de ordem econômica dizem respeito à movimentação das compras e vendas, das despesas e receitas, evidenciando os lucros ou os prejuízos apurados nas transações realizadas pela empresa e as informações de ordem financeiras referem-se ao fluxo de caixa (entradas e saídas de dinheiro).
- ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
É composta pelo registro de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimônio e estes registros devem ser expostos através de demonstrações contábeis.
O objetivo da contabilidade é o patrimônio, que é o conjunto de bens, diretos e obrigações, as variações desses itens e sua mensuração. Controlar o patrimônio não pode ser considerado um luxo, mas uma necessidade. Há ainda aspectos civis, comerciais e tributários, pois a escrituração regular comprova em juízo cujas provas de perícia contábil.
Detalhe importante é que não deve de confundir a escrituração contábil com simples registro de livros específicos (como, por exemplo, o livro caixa). A contabilidade, como ciência, utiliza-se de informações advindas de todos os setores da empresa, e não só da tesouraria. Entre os setores que geram informações relevantes, poderíamos destacar o faturamento, a produção (geradora de custos), a administração de recursos humanos (folha de pagamentos e encargos), o fiscal (apuração de impostos) e o financeiro (contas a pagar e a receber).
...