ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE METODOLOGIAS DE PREÇOS, CUSTOS E CUSTEIO
Por: biamirandinha99 • 9/11/2018 • Trabalho acadêmico • 833 Palavras (4 Páginas) • 1.997 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE METODOLOGIAS DE PREÇOS, CUSTOS E CUSTEIO
Custos, Demanda, Mercado e demais Fatores que Impactam Na Formação De Preço De Vendas
São Paulo
2018
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE METODOLOGIAS DE PREÇOS, CUSTOS E CUSTEIO
Custos, Demanda, Mercado e demais Fatores que Impactam na Formação de Preço de Vendas
Atividade Prática Supervisionada de Metodologias De Preços, Custos E Custeio, apresentada ao professor Alexandre de Souza Pereira, como parte das exigências para a composição da nota N1 para a conclusão do primeiro semestre do curso Tecnologia em Comércio Exterior.
São Paulo, 25 de outubro de 2018.
“Custos, Demanda, Mercado e demais Fatores que Impactam na Formação de Preço de Vendas”.
Para muitos empreendedores a Formação de Preços de Venda não é uma tarefa fácil, vários estudos, metodologias, estratégias mercadológicas e modos de Formação de Preço podem surgir e dentre elas vários fatores que podem influenciar ou não a formação de preço.
Em se tratando de Formação de Preço de Vendas temos alguns fatores em evidência, que sobressaem e tem alto nível de influência sobre ela, eles são conhecidos como Métodos de Formação de Preço, como por exemplo:
- Método baseado nas características do mercado;
- Método baseado nos concorrentes;
- Método baseado no custo;
- Método Misto; e
- Demanda.
O primeiro item citado foi baseado nas características do mercado. Esse método exige um profundo conhecimento do mercado por parte da empresa e principalmente pelo departamento responsáveis por essa área de atuação. Mas de que modo ele atua e tem influência sobre a formação de preço?
Nele, o preço é estabelecido tomando como base o valor percebido do produto pelo mercado consumidor. Logo, o conhecimento do mercado permite decidir se o produto será vendido a um preço maior, atraindo as classes economicamente mais altas, ou a um preço popular, atendendo as classes com menores condições.
A segunda metodologia que influencia a formação de preços citada acima lida com a análise da concorrência. Nela os preços podem ser de proposta – quando as empresas determinam seus preços segundo seus julgamentos sobre como os concorrentes irão fixar seus preços ou de oferta – quando as empresas cobram mais ou menos que os concorrentes.
Este terceiro método, ganhando destaque, com um alto nível de influência é baseado nos custos e faz uso dos seguintes fatores: custo padrão, custo marginal, custo de transformação, taxa de retorno exigida sobre o capital aplicado e custo-pleno. Esse método, é um dos mais comuns e um dos mais tradicionais no mundo dos negócios.
Método misto é a quarta e penúltima metodologia citada. É a combinação dos três métodos anteriormente citados, mercado, concorrência e custo. Pode-se destacar que a formação de preços deve ser capaz de considerar a qualidade do produto em relação às necessidades do consumidor, a existência de produtos substitutos a preços mais competitivos, a demanda esperada do produto, o mercado de atuação do produto, o controle de preços impostos pelo governo, os níveis de produção e vendas que se pretende ou podem ser operados e os custos e despesas de fabricar, administrar e comercializar o produto.
...