ATPS DE AUDITORIA
Por: perigo_cao • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.988 Palavras (12 Páginas) • 193 Visualizações
ANHANGUERA – PÓLO DE APOIO PRESENCIAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Auditoria
AUDITORIA
Trabalho elaborado pela turma de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera do Pólo de Ulianópolis apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de Auditoria.
Prof.º Orientador presencial:
Prof.ª Orientadora á distância: Carmem Martins Régis
2015
RESUMO
Este trabalho objetiva demonstrar uma visão sistemática das atividades desenvolvidas nas empresas, avaliar e apresentar os principais conceitos sobre a Auditoria, e a figura do Auditor. Explicando os tipos de auditorias existentes, quais as finalidades de se auditar as demonstrações contábeis, o processo de planejamento de auditoria, as responsabilidades do auditor externo e do auditado, o conceito da Carta de Responsabilidade e da Lei Sarbanes-Oxley.
Palavras-chave: auditoria, auditoria interna, auditoria externa, planejamento de auditoria.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................................5
CAPÍTULO 1 – ASPECTOS CONCEITUAIS DE AUDITORIA.......................................6
- Explicar o que é Auditoria?.........................................................................................6
- Quais os tipos de auditorias existentes? Explicar cada um.......................................6
- Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado?................................7
- Qual a postura que um auditor deve ter? Explicar...................................................8
CAPÍTULO 2 – PROCESSO E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA............................9
CAPÍTULO 3 – PLANEJAMENTO DE AUDITORIA......................................................11
CAPÍTULO 4 – A IMPORTÂNCIA DA CARTA DE RESPONSABILIDADE E A CRIAÇÃO DA LEI SARBANES-OXLEY...........................................................................12
CONCLUSÃO.........................................................................................................................15
BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................................16
INTRODUÇÃO
A auditoria é uma das técnicas contábeis utilizadas para medir o grau de confiabilidade, ou risco, das informações prestadas pela contabilidade aos interessados na organização. Tal empreitada é concretizada por meio dos demonstrativos financeiros. Estas demonstrações são as ferramentas pelas quais a contabilidade informa as variações patrimoniais sofridas pela entidade em determinado período.
Cabe ao auditor, por meio das técnicas de auditoria, avaliar o grau de risco destas informações, através de apreciação dos registros contábeis e da documentação comprobatório dos mesmos.
O processo de auditoria é feito com base em teste como os de superavaliação e subavaliação das contas contábeis e, ao final deste processo, far-se-á um parecer onde consta a percepção e as conclusões do auditor à respeito de seus trabalhos feitos na organização auditada.
CAPÍTULO 1 – ASPECTOS CONCEITUAIS DE AUDITORIA
1. Explicar o que é Auditoria?
A auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado.
A auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes. Os exames são efetuados de acordo com as normas de auditoria usualmente aceitas e incluem os procedimentos que os auditores julgarem necessários, em cada circunstância, para obter elementos de convicção, com o objetivo de comprovar se os registros contábeis foram executados de acordo com os princípios fundamentais e normas de contabilidade e se as demonstrações contábeis deles decorrentes refletem adequadamente a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e outras situações nelas demonstradas.
2. Quais os tipos de auditorias existentes? Explicar cada um.
A auditoria é dividida em dois grandes grupos: Auditoria Interna e Auditoria Externa ou Independente.
Auditoria Interna
É aquela em que existe vínculo empregatício, ou seja, é realizada por um auditor da própria empresa, visando manter uma avaliação constante do desempenho de todas as áreas da empresa.
A auditoria interna compreende exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturando para a avaliação de integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
Os procedimentos de auditoria interna compreendem os testes de observância e testes substantivos. Os testes de observância avaliam a aderência da empresa em relação aos controles internos; para sua aplicação são considerados os seguintes procedimentos: inspeção, observância e investigação e confirmação. Os testes substantivos avaliam a exatidão dos dados produzidos pelo sistema de informações da empresa.
Auditoria Externa ou Independente
A Auditoria Externa geralmente é aquela executada por profissional independente, ou seja, que não tem ligação com a empresa que será auditada. Sua contratação é feita através de um contrato de prestação de serviços.
...