ATPS DE ESTRUTURA DE ANALISE
Por: mrozete • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 578 Palavras (3 Páginas) • 253 Visualizações
INTRODUÇÃO
Observamos que o Balanço Patrimonial evidencia a situação patrimonial da de uma determinada empresa como bens, direitos e obrigações. Com isso podemos atribuir o Balanço Patrimonial a função de indicador da situação financeira, ou seja, a capacidade de pagamentos de uma empresa .
A simples comparação entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante propicia a um Balanço Patrimonial uma visão panorâmica da da situação financeira da empresa a curto prazo. Na verdade esses recursos financeiros utilizados para fazer frente as dívidas da empresa são retiradas do Ativo Circulante, Dessa maneira, normalmente, se o Ativo Circulante for menor que o Passivo Circulante a empresa terá dificuldade em resolver seus compromissos, com isso sua situação financeira não é boa.
Nesta ATPS iremos analisar a empresa ROMI, onde teremos que elaborar um parecer contábil do lucro da empresa.
Teoria da Análise Vertical e Análise Horizontal das Demonstrações Contábeis
A análise vertical significa de estrutura é o processo onde é analisada a estrutura composta de composição de um grupo ou subgrupo de determinados elementos patrimoniais ou de resultado. Calculando a participação de cada elemento em relação ao todo, como exemplo a participação percentual dos estoques em relação ao ativo total ou ao grupo do circulante, ou do lucro operacional bruto em comparação com o valor das vendas líquidas.
A análise horizontal significa de evolução é o processo desenvolvido com a finalidade de calcular a variação de um ou mais elementos em um determinado período buscando estabelecer tendências se houve crescimento real ou não, como exemplo, as vendas do exercício em termos reais X em relaçao ao ano anterior.
2.1 Análise da Demonstração do Resultado do Exercício da Empresa ROMI
Nesta análise da demonstração do resultado do exercício uma comparação entre o ano de 2007 e 2008 podemos observar que houve um aumento na receita bruta de 9,92% que percebemos que esta tendo um crescimento da empresa e a contribuição de seus produtos no mercado e que foi atingido um nível de vendas alto. Teve um redução de 9,07% em comparação com o ano anterior e foi devido ao aumento no cisto dos produtos vendidos que cresceu muito em comparação com o outro ano cerca de 15, 74%, com isso, o custo do sprodutos vendidos passou a representar mais ou menos 49, 79%.
Um fator que contribuiu muito para que ocorresse esta queda do lucro foi o aumento significativo nas despesas operacionais, como exemplo as despesas gerais e administrativas, com 40,44% em comparação com o exercício anterior.
2.2 Análise do Balanço Patrimonial da Empesa ROMI
Com o Balanço Patrimonial foi analisado que a empresa passou a investir mais em recursos no ativo circulante, o total do circulante cresceu 39,86% em comparação com ano anterior de 2007 passando a 2008 um porcentagem de 46,67% do ativo da empresa com isso a empresa perdeu em liquidez dos ativos. No passivo vemos a empresa teve um aumento seus financiamentos de curto prazo Finame em 40%. Este mesmo financiamento representou em 2008 uma porcentagem de 16,24% do passivo da empresa em comparação ao crédito a logo prazo foi observado um crescimento significativo na conta de financiamentos que cresceu cerca de 30%.
...