ATPS ESTRUTURA E ANALISE
Por: Uchoas • 10/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.658 Palavras (19 Páginas) • 219 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Indaiatuba
Ciências Contábeis
ATPS de Estrutura e Análise de Demonstrações Financeiras
Fernanda Pezzini – RA 7533602982
GiovaniaUchoas – RA 6942011630
Maria das Graças de Queiroz – RA 6791398853
Patrícia Pezzini – RA 6788422530
titulo
Prof. Wagner Luiz Vilalva
Tutor presencial: Denis Nunes
Indaiatuba, 01 Abril de 2015.
Faculdade Anhanguera de Indaiatuba
ATPS de Estrutura e Analise de Demonstrações Financeiras
Titulo
Prof.
Tutor presencial: Denis Nunes
Indaiatuba, 01 de Abril de 2015.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 5
Análise Vertical e Análise Horizontal 5
3. FUNÇÃO OS INDICES ECONÔMICOS E FINACEIROS 10
Estrutura de Capital 11
Liquidez 12
Rentabilidade 13
Dependência Bancária 14
4. ANÁLISE PELO METODO DUPONT E TEMOMETRO DE INSOLVÊNCIA 22
Rentabilidade do Ativo pelo Método Dupont 22
Termômetro de Insolvência pelo Modelo de Stephen Kanitz 23
Quadrante Comparativo 24
5. CICLO OPERACIONAL E CICLO DE CAIXA 26
6. RELATÓRIO FINAL 30
7. CONCLUSÃO 32
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 33
1. INTRODUÇÃO
ATPS – Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras, tem como objetivo apresentar a estrutura e a análise das demonstrações financeiras das empresas de modo que possamos compreender a necessidade de apresentar um diagnóstico bem estruturado da situação Patrimonial, possibilitando seus gestores comparar resultados com empresa do mesmo seguimento, servindo de parâmetro para credores e investidores mostrando os caminhos a serem seguidos.
Discorreremos a seguir como a Análise Vertical e Horizontal auxilia na tomada de decisão, identificando e interpretando todas as variações encontradas levando-se em conta que a base dessas análises é a comparação de períodos.
Sobre os indicadores da situação patrimonial,os chamados índices de Estrutura, que demonstrarão como está o patrimônio, seu endividamento diante dos sócios, qual a composição do endividamento se a curto ou a longo prazo; o quanto o Patrimônio Líquido está imobilizado,dentre outros. No Índice liquidez veremos a capacidade de pagamento da entidade ; bem como será medida ainda a rentabilidade diante do investimento dos sócios, das vendas, sobre o patrimônio total e outros.
Quando se aprofunda os conhecimentos sobre o método Dupont e o Termômetro e Insolvência ocorrem à elaboração de projetos de viabilidade econômica para as empresas, bem como prever possíveis falências ou tendências da empresa.
Para melhor gestão do Capital de Giro, entende a importância de rotação dos Ativos. E por fim assimilar os conceitos básicos para preparação do Fluxo de Caixa e as tendências gerenciais do demonstrativo.
2. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Análise Vertical e Análise Horizontal
Para analisar as demonstrações financeiras, as usadas duas técnicas básicas: analise vertical e analise horizontal.
Segundo Azevedo, as principais características da Análise Vertical e Análise Horizontal são a comparação ou valores de um determinado período com os valores apresentados em períodos anteriores e o relacionado entre eles, podemos afirmar a base dessas analises é a comparação entre períodos.
A Análise Vertical, segundo Azevedo, facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras e a representatividade de cada conta e relação ao total do Ativo e Passivo, e também das contas do DRE em relação ao lucro ou prejuízo acumulado. Os valores de cada conta ou grupo de conta são representados em percentuais em relação ao valor base: no Balanço Patrimonial, valores base, total do ativo e total do Passivo; na DRE, o total da receita líquida.
Na Análise Horizontal a comparação é entre as mesmas contas ou grupos de contas de períodos diferentes para evidenciar se houve evolução das mesmas no período, verificando assim, a evolução do Balanço Patrimonial e da DRE.
Para apurar os percentuais de evolução podemos tomar com base um exercício ou simplesmente o ano anterior. Tendo um exercício como base, podemos apurar vários períodos em relação a ele, ou do ano anterior, para ver a evolução de um ano para outro.
Abaixo vamos calcular a Análise Vertical e Análise Horizontal do Balanço Patrimonial e da DRE da empresa Indústria Romi S.A. nos anos de 2007 e 2008 e em seguida, faremos algumas análises.
Analise Vertical do Ativo da empresa Indústria Romi S.A.
ATIVO
2007
AV
2008
AV
CIRCULANTE
Caixa e equivalentes de caixa
189.010
14,09%
135.224
8,13%
Títulos
...