ATPS PARTE 2 CONTABILIDADE
Por: vininagato • 11/9/2015 • Trabalho acadêmico • 497 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
Atividade Supervisionada
Na contabilidade existem vários princípios contábeis, dentre eles temos: princípio da entidade, continuidade, oportunidade, registro pelo valor original, competência e prudência. Entretanto, será o princípio da oportunidade que será apresentado no relatório, além dos livros contábeis, modelo digital SPED, demonstrações contábeis, auditoria, escrituração de registros e alguns métodos da escrituração.
O princípio da oportunidade dá importância aos registros corretos das variações patrimoniais, além de reforçar a integridade dos registros. Essa integridade é composta por três elementos: sistema estruturado, formulários, livros, documentos e escrituração.
Dando ênfase no elemento mais empregado – livros contábeis – para a técnica contábil que consiste em registrar nos livros todos os acontecimentos que acontecem na empresa e que modifiquem ou possam vir modificar sua situação patrimonial. Atualmente não é empregado mais em livros físicos, existindo em três formatos: escrituração manual, mecânica e o processo eletrônico. Porém independentemente do formato empregado, o principal livro utilizado é o diário e o livro razão.
O livro diário e razão são obrigatórios nas entidades com exceção de empresas com receita bruta até 36.000 por ano liberadas do livro diário. Cada registro no livro diário e composta por cinco informações: local e data do fato, conta a ser debitada, conta a ser creditada, histórico e valor.
Atualmente esses modelos de escrituração, manual, mecânica e eletrônico, estão sendo substituídos por modelo digital chamado SPED. Comparando o sistema antigo, nota-se que ao invés das informações serem registradas em um livro, poderão ser gravados em arquivos magnéticos, podendo gravar em DVD, CD, ou transmitir através de email, ou seja, ele vai conter as mesmas informações que conteria um livro físico, além de oferecer uma segurança adicional. Portanto o SPED consiste na substituição dos livros em papel, por um livro eletrônico.
Além desses registros, temos os métodos de escrituração consideradas as principais técnicas contábeis, são eles: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.
As demonstrações contábeis são um ponto de culminância de todos os processos contábeis, são também conhecidas como relatórios contábeis ou demonstrações financeiras.
A auditoria tem por finalidade averiguar o registro contábil e as demonstrações quando há alterações no patrimônio e na representação desse patrimônio.
Escrituração é o registro dos fatos que afetam ou irão afetar o patrimônio, esse registro e chamado de lançamento e é feito nos livros contábeis, também sendo entendida como um conjunto de lançamentos. A escrituração teve início na existência dos documentos que comprovam os fatos seguidos do registro. Existem dois métodos de escrituração: métodos das partidas simples e partidas dobradas
O método das partidas simples é ineficaz, incompleto e deficiente, pois nele são apenas registradas as operações realizadas com pessoas. Nele apenas uma das operações débito e crédito são contabilizados. Já as partidas dobradas registram um débito e um crédito a cada transação financeira, no qual o total do ativo é o total do passivo e do patrimônio líquido, ou seja, é um modelo de sistema financeiro preciso e muito eficaz e que traz benefícios para a empresa no quesito de criações de relatórios, reduzindo os erros e fraudes.
...