ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Por: ADRIGHINZELLI • 21/11/2016 • Trabalho acadêmico • 838 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
Etapa 3 passo 1
Leitura-Chiavenato(2000, p . 107)
- Liderança - é a influencia interpessoal, exercida numa situação é dirigida por meios do processo de comunicação humana, para consecução de um determinado objetivo, Chiavenato ainda ressalta que liderança é um processo que exerce influencia sobre as pessoas ou grupos.
Já nas palavras de “Franco” são os lideres que conduzem uma empresa para o sucesso.
Maximiliano afirma que qualquer pessoa pode desempenhar a liderança, de forma a ser responsável por sua função ou papel.
Segundo Carlson, o líder é de extrema importância para o crescimento da organização, este tem que ser escolhido não para saber tudo, mas para reunir conhecimentos para tomada de decisões.
Como podemos observar os quatro autores, citam a importância da liderança, para uma boa organização e funcionamento da empresa, assim haverá clientes satisfeitos, lucros satisfatórios, e subordinados felizes, e com bom desempenho no trabalho.
No período do século XX até final da década de 40, predominou a teoria dos traços, onde a personalidade diferenciava lideres, de não lideres. Chiavenato (2000 p.90) mostra alguns traços característicos da personalidade.
- Traços Físicos: como energia, aparência pessoal, estatura e peso.
- Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança.
- Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidades administrativas.
- Traços relacionados com as tarefas: impulso de realização, persistência e iniciativa.
A principal característica de um líder deve ser a influencia e a confiança, com muito entusiasmo seus objetivos serão alcançados, conseguindo enxergar dificuldades, assim podemos concluir que um bom líder pode aprender e desenvolver sua liderança.
Existe diferença entre ser líder, e ser chefe, muitas pessoas hoje confundem, mas na verdade á uma grande diferença entre essas posições, pois o líder é aquele que convoca sua equipe para juntar ideias, diferenciar a melhor e tomar uma decisão.
Já o chefe decide sozinho e passa para seus subordinados a decisão. Entre outras palavras “chefe” comanda, e “líder” guia. Podemos afirmar que nem sempre será o poder autoritário do chefe que terá a melhor decisão, já um bom líder com sua influencia e confiança, sempre terá bons resultados, pois a habilidade de liderança é adquirida com experiências vividas, podendo ser a responsável pelo sucesso ou fracasso da empresa, já que ser líder não é fácil, exige paciência, disciplina, respeito, humildade, e compromisso .
Na teoria comportamental existe três estilos de liderança, dependendo se o líder centraliza ou compartilha a autoridade , na liderança autocrática conforme Bonome é com supervisão cerrada da chefia sempre esse líder que determina o que fazer, não se envolvendo pessoalmente com os indivíduos podemos afirmar que o estilo de liderança autocrático dita o autoritarismo.
Já na liderança democrática, podemos dizer que a comunicação e as tarefas são feitas em grupos, gerando facilidade na comunicação, predominando amizade e responsabilidade.
Na teoria liberal o líder não se envolve, deixa o trabalhador a vontade gerando dificuldade na avaliação do desempenho dos subordinados, nesta teoria o líder da liberdade ao grupo para tomada de decisões, se transformando em um líder liberal .
Segundo Maximiano, quanto mais o líder tem autoridade, a autonomia do liderado diminui e vice-versa.
Além da liderança o clima organizacional é muito importante para o bom relacionamento e motivação dos subordinados, onde o ambiente torna-se agradável, e as necessidades dos colaboradores são atendidas , já um funcionário pressionado, afeta sua motivação e não terá bom desempenho em suas tarefas. Observando tudo isso, podemos afirmar que o líder deve estar bem preparado para influenciar seus subordinados,
...