ATUARIA E CONTABILIDADE DE SEGUROS
Por: EliasC • 11/6/2020 • Trabalho acadêmico • 416 Palavras (2 Páginas) • 1.041 Visualizações
O Formulário de Informações Periódicas – FIP é uma das obrigações a serem cumpridas pelas seguradoras em cumprimento das determinações da Susep. Com base nessa afirmativa, descreva 4 (quatro) componentes desses informativos periódicos a serem encaminhados.
O FIP é uma ferramenta que recebe e processa, através de um sistema, informações periódicas que necessitam ser passadas para a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão responsável por controlar e fiscalizar as empresas de seguros, resseguros, capitalização e previdência.
O FIP (Formulário de Informações Periódicas) é composto por quadros, dentre eles o Q22A – Balanço Patrimonial do Ativo, Q22P - Balanço Patrimonial do Passivo, Q23 – Demonstração de resultados por período, Q25B – Demonstração de Fluxo de Caixa, lembrando atualizações são sempre encontradas no site oficial da SUSEP.
Q22A – Balanço Patrimonial do Ativo: é uma demonstração contábil destinada a supervisionar a posição patrimonial e financeira da corporação através dos bens, dos direitos e das demais aplicações de recursos que podem gerar benefícios futuramente.
Nesse quadro é importante lembrar que os valores devem ser preenchidos de acordo com o disposto na Circular SUSEP – 464 de 1º de março de 2013 ou norma que venha a ser alterada.
Q22P – Balanço Patrimonial do Passivo: é uma demonstração contábil destinada a supervisionar a posição patrimonial e financeira da corporação através das obrigações para com terceiros (ou seja, as contas a pagar), resultantes de eventos ocorridos (como empréstimo, compra de algo que necessitava a prazo) que para serem liquidados vão necessitar da parte dos ativos da corporação.
Nesse quadro é importante lembrar que os valores devem ser preenchidos de acordo com o disposto na Circular SUSEP no 424/2011 ou norma que venha a ser alterada.
Q23 – Demonstração de resultados por período: conhecido também por DRE é a forma resumida de apresentar o resultado apurado do conjunto de ações realizadas em um determinado período por uma corporação, como as receitas e os rendimentos ganhos, os custos, despesas, encargos e perdas ocorridas nesse determinado período.
Nesse quadro é importante lembrar que os valores devem ser preenchidos de acordo com o disposto na Circular SUSEP – 464 de 1º de março de 2013 ou norma que venha a ser alterada.
Q25B – Demonstração de Fluxo de Caixa: é o relatório que apresenta as entradas e as saídas de dinheiro do caixa da corporação de acordo com determinado período, verificando as atividades financeiras, operacionais e de investimentos.
Nesse quadro é importante lembrar que os valores devem ser preenchidos de acordo com o disposto na Resolução CNSP no 19/2000.
...