Atuaria e Contabilidade de Seguros
Por: Abimael01 • 14/3/2022 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 138 Visualizações
Bem como vimos nos estudos aqui apresentados sabemos que com o aumento do poder de compra da população e a conquistar bens, também a necessidade de preserva-los; com aumento da criminalidade e acidentes ou até mesmo pela falta de qualidade de saúde pública, temos uma grande demanda de serviços a serem ofertados.
Dito isto é uma grande oportunidade para as seguradoras aumentando os tipos de serviços oferecidos que inicialmente era só seguro para as embarcações por motivo de naufrágios e roubos, podendo hoje ter seguros de vida automobilísticos residencial e outros; o seguro de vida ou plano de saúde ficaram mais flexíveis em relação a cobertura com o cliente podendo escolher quais serviços contrata de acordo com suas necessidades, é possível só fazer seus exames ou até mesmos um profissional para acompanhar suas atividades físicas pessoal, seguros de carros por faixa etária e sexo podendo ser mais barato e aumento o público de menor renda, tendo um cotidiano muito corrido com diversas atividades durante o dia as pessoas não querem perder tempo com tarefas mais simples surgindo assim para seguros residências de pequenos reparos que vai um simples concerto na parte elétrica a retirada de entulho não só o seguro completo que seria por um incêndio no imóvel sendo mais caro e sendo consumido por um parcela pequena de brasileiros, explorando mais áreas e serviços mais simples as seguradoras poderá aumentar ainda mais seus clientes pois ainda é pouca a quantidade das pessoas que usam, a estudos que indicam que nem a metade da frota de veículos possuem seguros. Cabe as seguradoras investir mais em divulgação e informação dos serviços ofertados e personalização dos mesmos ficando assim mais em conta e o consumidor podendo ter mais acesso a eles pela diversificação de serviços menor custo. Sendo o setor de seguros um dos que mais crescer impactando de uma maneira positiva no PIB brasileiro.
Qual o papel do Governo na regulação e fiscalização das entidades atuantes neste setor?
O Governo tem o dever de traçar normas através dos órgãos constituídos, fiscalizar o mercado, a concorrência, o funcionamento das organizações e se as leis e serviços oferecidos estão sendo compridos, e se as empresas têm liquidez e quais são seus investimentos.
REFERENCIAS:
SILVA, Juliana Mara da. O crescimento do mercado brasileiro de seguros: reflexos econômicos e jurídicos. Gazeta do Povo, São Paulo,23 de set. de 2015. Disponível em:<https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/justica-e-direito/artigos/o-crescimento-do-mercado-brasileiro-de-seguros-reflexos-economicos-e-juridicos-edf3lqzggs55d5psl0vamw2sm/>.Acesso em 31 out. De 2021.
...