Análise dos Benefícios a Empregados no Maior Banco da América Latin
Por: biaaffreitas • 22/3/2019 • Artigo • 1.492 Palavras (6 Páginas) • 171 Visualizações
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU
BEATRIZ DE FREITAS BARBOSA RA: 8164341
JULIANNA LIRA CAMPOS RA: 8161530
KAMILA ERIKA DA SILVA RA: 6765725
POLLYANA CIMMINO STRINO RA: 8373165
CPC 33 APLICADO NA PRÁTICA
Análise dos Benefícios a empregados no maior banco da América Latina
SÃO PAULO - SP
2019
BEATRIZ DE FREITAS BARBOSA RA: 8164341
JULIANNA LIRA CAMPOS RA: 8161530
KAMILA ERIKA DA SILVA RA: 6765725
POLLYANA CIMMINO STRINO RA: 8373165
CPC 33 APLICADO NA PRÁTICA
Análise dos Benefícios a empregados no maior banco da América Latina
Trabalho de desenvolvimento de artigo científico apresentado ao curso de graduação em Ciências Contábeis para a Faculdades Metropolitanas Unidas como parte das exigências para a obtenção do título de Bacharel.
Orientador: Prof. Rodrigo P. Dos Santos
SÃO PAULO – SP
2019
INTRODUÇÃO
As entidades empresariais buscam meios de se assegurar da eficácia de suas estratégias para sua consolidação no mercado, o qual é exigente e competitivo. Fatores como bom desempenho dos colaboradores ao exercerem suas atividades, impactam direta e positivamente o resultado organizacional, e o atingir esse objetivo é um grande desafio para as empresas, uma vez que os pontos de vista podem ser divergentes.
Consistindo em mecanismos de alinhamento dos objetivos organizacionais, a Governança Corporativa estreita com qualidade e eficácia as relações impactantes para os objetivos corporativos. A transparência é destacada como um dos princípios de Governança Corporativa e como exemplo, temos o “disclosure”, que é a divulgação das demonstrações contábeis. Para garantir a divulgação das informações com maior qualidade por empresas comprometidas com a prática da transparência e Governança Corporativa, ocorreu a criação de seguimentos de listagem especial, com regras rígidas de Governança Corporativa, pela BM&FBOVESPA.
As empresas também buscam equilíbrio organizacional criando sistemas de incentivos a funcionários, ampliando a relação colaborador/empresa e consequentemente alcançando maior sucesso na gestão corporativa. Temos apenas como exemplos o bônus, participação nos lucros, previdência complementar e entre outros. A entidade organizacional estará bem equilibrada quando seus colaboradores são bem remunerados e a prestação de serviço é eficaz. A organização sobrevive se for transparente com seus stakeholders em geral, portanto, está diretamente associada entre a divulgação das informações e a aplicação de métodos de Governança Corporativa.
A importância das demonstrações contábeis no Brasil foi evidenciada quando adotamos as Normas Internacionais de Contabilidade – IRFS, consequentemente o nível de detalhamento das informações subiu, fazendo com que as empresas divulguem informações mais fidedignas com a realidade.
Resultante da aplicação do modelo contábil internacional, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis emitiu o CPC 33, destacando a divulgação e o conceito dos benefícios aos empregados como formas de compensação proporcionadas pela entidade a seus empregados, tendo como base os serviços prestados por eles, concessão a qual pode acontecer no decorrer do trabalho, em curto ou longo prazo e até mesmo após o término do vínculo empregatício. Estes valores devem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis como passivo ou despesa, de acordo com o seu tipo.
Divulgar as informações contábeis é uma exigência legal e contribui para a melhoria do desempenho organizacional, gerencial, financeira e contabilmente. Considerando as questões expostas, este trabalho busca responder a seguinte questão – O CPC 33 é aplicado corretamente pelo maior banco da América Latina? Temos como objetivo geral levantar o grau de cumprimento das orientações definidas pelo CPC 33 por uma das maiores e mais importantes instituições financeiras do mundo. Partimos deste mesmo princípio para a justificativa deste trabalho, uma vez que a instituição financeira aqui avaliada é de extrema importância na economia nacional, mundial e na vida diária dos cidadãos de todas as classes. Seus colaboradores e acionistas também são clientes, portanto, se a organização não é transparente simplesmente não sobrevive no mercado.
QUESTÃO DE PESQUISA
O Brasil recebe inúmeros processos e ações de cunho trabalhista todos os anos, sendo grande parte relacionados aos benefícios do empregador para o empregado; benefícios esses que muitas empresas não honram e acabam levando diversos processos por isso, como exemplo dos maiores motivos de processos trabalhistas, estão: pagamento de horas extras, cobrança de verbas rescisórias, recolhimento do FGTS, adicional de insalubridade, entre outros.
Levando em conta esse cenário, que teve uma diminuição após a reforma trabalhista, a maioria das empresas se preocupam em cumprir rigorosamente com todos os benefícios obrigatórios aos funcionários para não haver problemas do gênero no futuro. E a base contábil para a contabilização e divulgação correta de todos os benefícios destinados aos empregados se encontra no CPC 33.
E para analisar se o CPC 33 é aplicado corretamente na prática, sendo essa a questão que norteia este artigo científico, iremos avaliar as demonstrações contábeis do primeiro semestre de 2018 de uma instituição financeira de importância mundial, o Itaú Unibanco Holding S.A. É de suma importância a realização dessa análise para que os usuários saibam como uma empresa de tamanha relevância procede internamente em relação aos benefícios aos seus funcionários e como é feito o detalhamento das referentes contas em seu patrimônio.
Trazendo como exemplo do que será analisado, no pronunciamento contábil que aborda esses benefícios, é determinado que os benefícios podem ser a curto prazo, longo prazo e pós emprego e na modalidade pós emprego se encontram os planos de pensão divididos em contribuição definida e benefício definido e nesse artigo iremos estudar as notas explicativas do Itaú para melhor esclarecimento de como a instituição utiliza esses planos e a forma de contabilização de cada um.
Tendo como base a pergunta: “O CPC 33 é aplicado corretamente em uma das maiores instituições financeiras do mundo?” será feita uma análise geral em torno de todo o pronunciamento contábil observando as últimas demonstrações contábeis disponíveis da empresa em questão para ser analisado cada aspecto do CPC 33 na prática.
...