Analise Demonstr. Contábeis
Por: FelipeConta • 16/4/2023 • Trabalho acadêmico • 690 Palavras (3 Páginas) • 57 Visualizações
Relatório contábil empresa Consolidada
Breve texto explicativo sobre o que é a análise contábil
Um relatório de análise contábil é uma avaliação técnica da saúde financeira da empresa. Basicamente temos a análise vertical, que busca entender qual o percentual de cada setor da empresa em seus resultados e a análise horizontal, que foca na evolução dos resultados da empresa ao longo do tempo. É um processo que oferece informações sobre a performance financeira atual e passada da empresa, por meio de relatórios comparando dois ou mais períodos, por meio de demonstrações e demais documentos contábeis fornecidos pela organização. Desta forma, buscando o entendimento dessas informações a fim de traçar projeções futuras.
Essa análise é importante, pois ajuda a entender o fluxo de caixa disponível e os riscos e oportunidades existentes. A análise contábil ajuda na estratégia da empresa, ajuda a tomar decisões mais acertadas para o sucesso financeiro do negócio e detectar possíveis problemas financeiros futuros.
Significado de índice de liquidez corrente, índice de liquidez geral, índice de grau de endividamento e índice de participação de capital de terceiros.
- Índice de liquidez corrente: Mostra a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo. Ou seja, se a realização das disponibilidades é suficiente para arcar com as obrigações de curto prazo.
LC = [pic 1][pic 2][pic 3]
LC = [pic 4][pic 5][pic 6]
- Índice de liquidez geral: Mostra se a empresa tem recursos para arcar com todas as obrigações de curto e de longo prazo.
[pic 7]
LG = [pic 8][pic 9]
[pic 10]
LG = [pic 11][pic 12][pic 13]
- Índice de grau de endividamento: Bens e direitos formam o ativo da empresa. Esses ativos são obtidos através de capital próprio ou de terceiros. Esse índice mede a proporção entre exigível total em relação aos recursos próprios (patrimônio líquido). Quanto menor o resultado do cálculo, melhor será a situação da empresa.
[pic 14][pic 15]
[pic 16][pic 17]
- Índice de participação de capital de terceiros: Este índice mostra como está a saúde financeira da empresa, através dele podemos calcular o percentual das obrigações exigíveis oriundos de capital de terceiros em relação ao ativo total. Assim, quanto maior a porcentagem de capital de terceiros na compra dos ativos maior será o endividamento.
[pic 18][pic 19]
[pic 20][pic 21]
- Relatório Conclusivo, descrevendo a situação econômico-financeira encontrada nos índices e a posição da financeira considerando que os financiamentos são concedidos se, em dois exercícios consecutivos:
Após análise das demonstrações da empresa Consolidada, avalio como positiva a concessão de crédito à empresa requisitante. Nota-se que a empresa é bastante saudável, dado que seus exigíveis de curto prazo são bem menores que o ativo circulante, podendo arcar com suas obrigações o que demonstra ótima liquidez. Observamos que a empresa está se financiando majoritariamente com capital próprio e está com um endividamento confortável de menos de 15% nos dois períodos. Neste caso o aumento do grau de endividamento não é uma coisa ruim, dado que a dívida está muito bem controlada o que mostra que a empresa é bastante saudável. Importante destacar também que, apesar do financiamento, está aumentando o ativo imobilizado, ou seja, o empréstimo está sendo usado para comprar maquinários e expandir sua cadeia de produção e não para pagar dívidas. A empresa está financeiramente bem expandir seu market share e absorver os clientes desses concorrentes que fecharam.
...